Polónia 0-3 Colômbia: ‘Cafeteros’ sobrevivem ao mata-mata da fase de grupos

- Advertisement -


Era um autêntico “mata-mata”, aquilo que reservava as seleções da Polónia e Colômbia, para o segundo jogo de ambas, no grupo H deste Mundial, em Kazan. A expressão que se tornou celebre pela boca de Scolari, para classificar os jogos a eliminar nas fases seguintes à fase de grupos, encaixou-se hoje perfeitamente neste jogo da fase de grupos entre Polónia e Colômbia. Quem perdesse estava automaticamente eliminado do Mundial 2018, após o empate entre Senegal e Japão, tão simples quanto isto.

Os dois treinadores, conscientes da obrigação de não perder, arriscaram tudo e fizeram ambos quatros alterações aos 11 iniciais de cada equipa, por comparação com o primeiro jogo, em que ambas saíram derrotas. Pekerman lançou como titulares na seleção colombiana: James, Barrios, Aguilar e Mina. Já Adam Nawałka lançava Bednarek, Bereszynski, Goralski e Kownacki como novidades do 11 inicial polaco. O treinador polaco arriscava mesmo o sistema com que iniciou a segunda parte frente ao Senegal, o 3x4x3, enquanto que Pekerman manteve o seu 4x2x3x1.

Esperava-se um bom jogo de futebol, com duas equipas desinibidas e à procura da vitória e as expectativas para o início deste jogo foram correspondidas. A Polónia entrou melhor em jogo, mas rapidamente a Colômbia começou a impôr o seu futebol ofensivo, obtendo assim um claro domínio do jogo. A Polónia também demonstrava que os erros defensivos gravíssimos, ocorridos no jogo com o Senegal, faziam parte da história e, apesar do domínio colombiano, ia conseguindo suster o perigo da sua baliza de forma muito eficaz e com Pazdan como claro “patrão” da defesa.

Falcão e Cuadrado eram os mais inconformados na seleção colombiana, e tentavam a todo o custo recolherem para os balneários com um resultado favorável para o seu lado. Cuadrado esteve mesmo perto do golo à passagem do minuto 37, após trabalhar muito bem dentro da área sobre a defensiva polaca, havia um último obstáculo a ultrapassar, o seu colega de equipa e guarda-redes polaco, Szczęsny, levou a melhor o polaco. Grande defesa do polaco para canto, a segurar o nulo no jogo.

A estrela polaca, Lewandowski, bem tentou, mas a sua Polónia revelou fragilidades a nível da construção
Fonte: FIFA

Mas o golo estava perto, sentia-se isso no Kazan Arena, este jogo não podia acabar com um 0-0 ao intervalo. Não podia. O defesa-central colombiano Yerry Mina estava lá para trazer justiça ao resultado. E como bom justiceiro Mina “voou” para cabecear a bola para o golo da Colômbia aos 41 minutos.

A Polónia precisava de mais criatividade, maior ligação para o ataque. Aquilo que se viu da seleção polaca, a nível ofensivo, foi muito previsível até então. Toda gente parecia entender isto, menos o treinador polaco, Adam Nawałka, que não trouxe nenhuma alteração para a segunda parte. Para quem estava virtualmente eliminado, parecia um pouco conformado com esta abordagem. A Colômbia estava confortável com o resultado a abrandou claramente o seu ritmo de jogo preferindo explorar as transições ofensivas rápida, quiçá o segundo golo apareceria.

O selecionador polaco lá acabou por arriscar um pouco mais, para tentar virar a situação desfavorável em que se encontrava, e colocou o extremo Grosicki em campo. Esta alteração permitiu à Polónia dispor de um maior tempo de posse de bola, mas continuava a faltar muita criatividade e raramente a bola chegava ao último terço do campo. Lewandowski se queria a bola, tinha que ser ele a vir buscar o jogo quase a meio-campo.

Se faltava imaginação e criatividade á seleção polaca, a equipa colombiana tinha que baste. Quintero num passe magistral a rasgar completamente a defesa polaca e a isolar Falcão que como nos tem vindo a habituar, não falha oportunidades destas. 2-0 para a Colômbia aos 70 minutos de jogo e a Polónia começava a perder a lucidez defensiva. A Colômbia não queria desperdiçar esta espiral negativa, em que os polacos se encontravam, e aproveitou para ampliar a sua vantagem e sentenciar o jogo. Cuadrado isolado perante Szczęsny e com todo o tempo do mundo, rematou em jeito e sem hipóteses para o guarda-redes polaco. O jogo ficava assim sentenciado aos 75 minutos de jogo.

A redenção de Falcão depois de falhar o último Mundial por lesão
Fonte: FIFA

A Polónia ainda foi tentando esboçar uma tentativa desesperada de marcar, aqui e ali, mas era tarde demais. A Polónia está eliminada do Mundial 2018, depois do “brilharete” que fez no Euro 2016. A Colômbia por outro lado sobrevive, e de que maneira!

ONZES INICIAIS
Polónia: Szczesny; Piszczek, Bednarek ; Pazdan (Glik ’81); Bereszynski (Teodorczyk ’72), Krychowiak, Goralski ; Rybus; Zielinski ; Lewandowski ; Kownacki (Grosicki ’58).
Colômbia: Ospina; Arias, Davinson Sánchez, Mina ; Mojica; Abel Aguilar (Uribe 32’) ; Barrios; Cuadrado ; Quintero (Lerma ’72) ; James Rodríguez; Falcao (Muriel ’78).

Foto de capa: FIFA

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os motivos da ausência de Rui Costa na gala da FPF

Rui Costa não marcou presença na gala da FPF, depois das críticas do presidente do Benfica à arbitragem do Clássico.

Kylian Mbappé fala sobre a corrida à Bola de Ouro e elogia José Mourinho: «É extremamente inteligente e um dos melhores da era moderna»

Kylian Mbappé voltou a falar sobre a corrida à Bola de Ouro e deixou rasgados elogios a José Mourinho.

Filipa Cunha vai arbitrar duelo da Europa Cup: eis as nomeações internacionais

Filipa Cunha vai dirigir o St. Polten x Malmo, jogo a contar para a Europa Cup. Tiago Martins estará no VAR do Áustria x Israel.

Maxi Araújo publica fotos de abraço a Rui Borges e da equipa do Sporting: «Juntos sempre. Depois das datas FIFA vem o melhor»

Maxi Araújo acredita que «vem o melhor» depois da pausa internacional. Lateral do Sporting deixou mensagem.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal de olho em internacional alemão do Borussia Dortmund

Olheiros do Arsenal ficaram impressionados com Maximilian Beier. Extremo alemão de 23 anos joga no Borussia Dortmund.

Ferran Torres quer um espanhol como vencedor da Bola de Ouro e confessa saudades de médio do Barcelona: «O único que não consegui trazer»

Ferran Torres mostrou vontade de ver um jogador espanhol ganhar a Bola de Ouro e confessou ter saudades de médio do Barcelona.

Canal aberto e não só: Onde ver o Portugal x País de Gales que marca a estreia de Jorge Jesus?

Portugal vai enfrentar o País de Gales na primeira jornada da Liga das Nações. Partida vai passar na RTP 1 e na Sport TV 1.