📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

GD Chaves: Quando aparecem as Chaves para a Europa?

- Advertisement -

Depois de duas boas campanhas na Primeira Liga, o GD Chaves vai nesta temporada, ao que tudo indica, apostar tudo para chegar finalmente à Europa. Na primeira temporada de regresso ao principal escalão do futebol português, a Europa não esteve tão distante assim. Na temporada passada esteve mais perto do que nunca mas faltou um bocadinho assim para se concretizar o sonho europeu. Esta temporada com Daniel Ramos, homem que já levou o SC Marítimo à Europa, o objetivo será fixar o GD Chaves nos lugares que dão acesso à Europa.

Depois da pequena introdução sobre o que vos falo hoje, convém que nos debrucemos sobre as duas temporadas passadas do GD Chaves.

Há dois anos, no regresso à Primeira Liga, a equipa transmontana surpreendeu tudo e todos. No campeonato, primeiro com Jorge Simão e depois com Ricardo Soares, a equipa alcançou uma posição bem tranquila na tabela classificativa com um 11.º lugar e com vários jogadores e até os próprios treinadores escolhidos a saírem valorizados do projeto. Na Taça de Portugal, o GD Chaves acabou por ser a principal sensação da prova, eliminando FC Porto e Sporting CP da competição, caindo apenas aos pés do finalista Vitória SC.

A temporada anterior era uma temporada de confirmação. A escolha de Luís Castro antevia que os responsáveis pelo GD Chaves queriam que a equipa transmontana jogasse um tipo de futebol diferente. Mais apoiado, com mais posse de bola, um futebol mais pensado, abdicando das transições rápidas que tinham tido sucesso anteriormente. Com Luís Castro o Chaves passou efetivamente a jogar outro tipo de futebol. Aliás, é justo dizer que este Chaves foi umas equipas a praticar melhor futebol na Primeira Liga. A proximidade do Rio Ave FC, equipa que ficou com o último lugar europeu, demonstra isso mesmo. A este Chaves faltou apenas ter outra consistência defensiva, senão os resultados seriam diferentes. Mas as exibições personalizadas e a valorização de diversos ativos acabaram por ser boas consequências da excelência do modelo preconizado por Luís Castro.

Esta temporada com Daniel Ramos, o Chaves demonstra que quer uma equipa diferente. Mais pragmática, com um modelo defensivo mais evoluído. Daniel Ramos é um homem conhecido por fazer muito com pouco. Em duas temporadas conseguiu campanhas soberbas pelo CS Marítimo e é de esperar que seja novamente candidato a um lugar europeu.

Daniel Ramos, Treinador do GD Chaves, quer manter viva no clube a ideia da ida à Europa
Fonte: GD Chaves

A este Chaves faltam, sobretudo, elementos para o ataque. É de esperar que saíam algumas peças importantes da equipa transmontana como Davidson, Perdigão e Matheus Pereira. O meio-campo, um dos setores onde esta equipa é mais forte, deverá receber reforços, bem como o centro da defesa, onde a continuidade da dupla Domingos-Maras não é um factor assente. Mesmo com algumas carências para combater é de esperar, à semelhança de anos anteriores, que este Chaves volte a ter uma equipa extremamente competitiva, capaz de ombrear com outras equipas que pretendam chegar ao lugar europeu.

Resta saber se esta será a derradeira temporada onde se encontram as Chaves da Europa na região de Trás-os-Montes.

Foto de Capa: GD Chaves

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos critica calendário da Primeira Liga: «Sentimo-nos bastante prejudicados, mas isso tem ser o nosso combustível»

O técnico do Santa Clara mostrou desagrado com a sobrecarga de jogos mas referiu que estes fatores devem ser utilizados como motivação.

Novidades na CAN: Competição passará a ser jogada de quatro em quatro anos

A Confederação Africana de Futebol anunciou, este sábado, que a CAN será jogada a cada quatro anos e a criação da Liga das Nações Africana.

Samuel Dahl atinge a marca dos 50 jogos ao serviço do Benfica

O defesa-lateral sueco cumpriu o jogo 50 com a camisola do Benfica nos oitavos-de-final da Taça de Portugal frente ao Farense.

Ainda te lembras de Jesé Rodríguez? Está a viver uma jornada de sonho

Jesé Rodríguez regressou ao Las Palmas no último mercado de verão. O espanhol esteve uma temporada ao serviço do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora e Moreirense empatam para a Primeira Liga

O Estrela da Amadora empatou com o Moreirense durante a noite deste sábado, num encontro válido pela 15.ª jornada da Primeira Liga.

SL Benfica x Sporting CP: Leões imparáveis | Andebol

O dérbi de andebol entre Benfica e Sporting foi...

Rafa Silva arrasado: «Se tivesse de lhe dar uma nota de zero a dez pelos treinos, seria zero»

Rafa Silva foi criticado pelo treinador do Besiktas, Sergen Yalçin. O técnico assumiu que o português não se dedica.