📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Esta semana foi o arranque da temporada dos encarnados nos jogos “a sério”. Depois de uma pré-temporada contra equipas de nível de Champions, a nova época do Benfica iniciou-se precisamente com a luta para entrar na fase de grupos dessa competição, frente ao Fenerbahçe, para a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. De seguida, passados três dias, foram as águias que inauguraram a Primeira Liga 2018/19, contra o Vitória SC.

O que se viu nestes dois jogos foi o culminar do que se viu a ser trabalhado ao longo da pré-época. Quer contra os turcos, quer contra o Vitória SC, o onze foi o previsível, ou não fossem poucas as falhas no onze inicial em comparação à época transata. Odysseas Vlachodimos, que é o eleito para a baliza, Ferreyra, o eleito para a frente de ataque, e Gedson a fazer companhia no meio campo a Pizzi e Fejsa, são os três jogadores “estranhos” ao onze inicial. De resto, mantém-se o núcleo duro: quarteto defensivo com André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo; Fejsa e Pizzi no meio campo; Cervi e Salvio nas alas.

Notou-se um futebol bem ensaiado, bastante ofensivo e bem trabalhado em ambos os jogos. No primeiro, a equipa visitante fez o seu jogo e deixou-se encostar às cordas para levar da Luz um resultado que conseguisse resolver na Turquia, conseguindo sofrer apenas um golo e levar para a segunda mão uma derrota pela margem mínima. Houve excelentes anotações no Benfica, mas faltou qualquer coisa para que se conseguisse concretizar as jogadas com maior facilidade. A entrada de Castillo para o lugar de Ferreyra ajudou nas movimentações e nas estatísticas de remates à baliza – o chileno tem remate fácil, mesmo em situações complicadas e apertadas -, mas apenas o tento de Cervi chegou a balançar as redes dos jogadores comandados por Phillip Cocu. Talvez faltou a veia goleadora de Jonas para descomplicar o jogo e permitir alargar a vantagem. Boas anotações, mas pouca concretização.

Foi Cervi o autor do tento solitário que dá a vantagem na eliminatória de acesso à Liga dos Campeões
Fonte: SL Benfica

No segundo jogo, o onze manteve-se inalterado – até porque uma possível entrada a titular de Castillo estava posta de parte devido à expulsão no último jogo do Campeonato Mexicano -, mas o jogo foi diferente. Foi mais fácil desbloquear o resultado, chegando ao primeiro golo em 10 minutos, e ao terceiro antes do intervalo. Ferreyra ainda pareceu um pouco perdido e chegou a falhar um penalti, não se servindo do golo para ganhar confiança e mostrar serviço. Parece que está com dificuldade em se adaptar, mas mostra uns toques de qualidade que são o suficiente para dar paciência aos adeptos benfiquistas. Pizzi, Cervi, Salvio e Grimaldo estão a combinar entre si de forma exímia, Vlachodimos trouxe segurança à baliza e Fejsa continua a fazer o que sempre fez. Gedson faz o brilho nos olhos dos encarnados, querendo ver nele uma ascensão à la Renato Sanches. Porém, a entrada de Alfa Semedo para o lugar de Fejsa e de Zivkovic para o lugar de Salvio, tornando a equipa num 4-3-3, mais do que o 4-2-3-1 inicial, enfraqueceu por uns minutos a equipa. A adaptação valeu dois golos ao Vitória SC que aproveitou para disputar o resultado quando todos pensavam que estava decidido. O Benfica recuperou a cabeça e segurou os primeiros três pontos da Primeira Liga, vencendo a primeira jornada – algo que não tem sido propriamente a tradição nos últimos anos.

O Benfica arrancou bem na temporada, com duas vitórias, a jogar bom futebol, ofensivo e pressionante, com bons indicadores, mas a mostrar ainda algumas fragilidades que têm de ser resolvidas para permitir a passagem ao Play-off da liga milionária e continuar a vencer na principal prova em Portugal.

Saudações Benfiquistas! #Reconquista

Foto de Capa: SL Benfica

 

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.