Os emails não revelados: Quaresma despede-se da Selecção Nacional

Meu querido mister e amigo Fernando

Nunca fui, na vida ou no mundo do futebol, alguém que se escondesse do que quer que fosse. Sempre me pautei por valores como a integridade, a honestidade e o enfrentar de cada situação sempre de frente e assumindo sempre uma postura de veracidade e realismo.

Assim, não entenda que me estou a esconder nestas palavras, até porque de escrita percebo muito pouco. Estou sim simplesmente a ceder ao realismo que não me larga as pernas quando corro e o coração quando repouso.

Não, não o quero fintar em cada uma destas letras, nem quero fazer uma trivela em cada vírgula deste texto que prometo ser curto. Quero somente comunicar-lhe aquilo que já ambos sabemos: o meu tempo de selecção, de vestir esta maravilhosa camisola, de dar pelo meu país e por este grupo cada gota de suor com a alegria de quem ama este maravilhoso mundo da bola e este maravilhoso país, está, infelizmente, a chegar ao fim.

Os anos também passam por mim. É uma verdade à qual o Quaresma não pode fechar os olhos. Mesmo que o Ricardo esteja novo e fresquinho que nem uma alface. Mesmo sentindo em mim a capacidade de poder dar algo de diferente ao meus país, entendo também que chegou a hora dos mais novos: do Gonçalo, do Gelson, do Bruma ou do Ronny, ou mesmo de ‘meninos’ que estão agora a ‘nascer’ para este mundo que pode ser tão cruel quanto mágico e encantado.

Harry Potter, Mustang ou somente o homem das trivelas: Quaresma deixará para sempre a sua marca no Futebol Português
Fonte: FPF

Não entenda estas linhas como a minha ‘carta de rescisão’. Porque eu nunca conseguiria rescindir consigo e com o meu país. Veja-a como uma ‘carta de intenções’. Consigo e com o meu amado Portugal, o contrato é vitalício. Para sempre! Como para sempre ficarão cada uma das memórias e das emoções vividas com esta camisola e em especial consigo à frente desta nau digna dos nossos antepassados.

Por si faria mil e uma trivelas até que uma delas fosse bafejada pela sua fé, pelo seu optimismo e confiança. Para e por si procuraria o passe mágico digno do Harry Potter (onde isto já vai?). Por si o Mustang comeria alcatrão mais rápido que o Ronaldo chega aos 40 golos todos os anos.

Prometo que em breve estaremos juntos. Será curto esse pedaço de tempo, porque na sua presença todo o tempo passa demasiado rápido. Ensinou-me e influenciou a minha vida de uma forma que eu jamais pensava ser possível por um ‘mero’ treinador. Mas no fundo eu, e todos os que consigo colaboram, sabem que o simples mister é, afinal, o nosso amigo Fernando. Obrigado também por isso, e por estes anos dourados do Futebol Português, mas, acima de tudo, por este dourado ter sido pintado pela sua sabedoria, bom senso, humildade e realismo.

Termino assim estas breves linhas, como termino em breve esta longa caminhada, não evitando que toda a nostalgia percorra cada gota do meu sangue, mesmo sabendo que o futuro deste pais que amo está de forma excepcional entregue a maravilhosos atletas e pessoas e a um timoneiro que ficará na história deste país.

 

Um abraço do tamanho do país que nos une.

Ricardo Quaresma

 

Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência

Foto de Capa: FPF

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Tiago Ferreira
Tiago Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um apaixonado pela vida, pelas pessoas e também por tudo o que rodeia o desporto em geral e o futebol em particular. Assim, tenta expressar as suas emoções e vivências da melhor forma que julga conseguir fazê-lo: por palavras escritas.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Patrick Vieira renova contrato com o Genoa até 2027

Patrick Vieira prolongou a ligação ao Genoa. Técnico francês fica ligado ao emblema italiano até 2027.

GP Aragão: Passeio no parque para Marc Márquez

Depois de umas últimas corridas marcadas pela imprevisibilidade, o Grande Prémio de Aragão marcou o regresso à normalidade

João Pinheiro nomeado para o Finlândia x Polónia de qualificação para o Mundial 2026

João Pinheiro vai chefiar uma equipa de arbitragem 100% portuguesa. Em causa o Finlândia x Polónia do apuramento para o Mundial 2026.

França vence Alemanha por 2-0 e termina Liga das Nações no 3º lugar

França venceu a Alemanha por 2-0 no jogo de apuramento do terceiro e quarto lugar da Liga das Nações. Vitória gaulesa em Estugarda.

PUB

Mais Artigos Populares

Alejandro Garnacho tem 5 pretendentes depois de ser criticado por Ruben Amorim e de ser colocado à venda pelo Manchester United

Alejandro Garnacho vai deixar o Manchester United neste mercado. Avançado argentino tem cinco pretendentes.

Antonio Conte trava chegada de reforço ao Nápoles

Antonio Conte não está interessado na contratação de Jonathan David. Nápoles tentava acordo com o avançado canadiano.

Flamengo quer fechar reforço por 11 milhões de euros a tempo do Mundial de Clubes 2025

O Flamengo tem acordo pessoal com Jorge Carrascal. Foco do clube brasileiro está agora no acordo com o Dínamo Moscovo.