As quadras da principal divisão nacional de futsal foram palco de mais uma semana com grandes jogos. Assistimos a uma oitava jornada da prova que não fugiu em nada àquilo que tem sido a ordem natural dos acontecimentos na competição. Jogos de alta voltagem, reviravoltas e, claro, um leque muito alargado de exibições individuais que não passaram despercebidas.
Benfica e Sporting venceram, sem grande surpresa, os seus jogos. Surpresa essa que ficou guardada para a derrota da equipa sensação da época, os Leões de Porto Salvo, na receção ao Rio Ave. Também a reviravolta do Braga em Torres-Vedras, a vitória do Fundão e a chuva de golos em Famalicão foram o carimbo de mais uma jornada de futsal eletrizante.
Entre os desempenhos coletivos, há exibições que ficam na retina, abrindo-se espaço para que nos debrucemos sobre os cinco nomes que mais deram que falar neste fim de semana de grandes partidas.
1.
Douglas Risi (FC Famalicão) – A oitava ronda começou logo a abrir, com o Famalicão a bater o Ferreira do Zêzere, num encontro cheio de golos (4-3). A exibição de Risi foi de encher o olho. Bis e assistência são o reflexo da preponderância do jogador brasileiro no ataque famalicense. Num jogo emotivo e de grande variabilidade no marcador, o papel de Douglas Risi, com destaque para o golaço que deu o 3-1 antes do intervalo, foi determinante para a conquista dos três pontos pelos minhotos, reforçando a imagem de um jogador com capacidade de decidir este tipo de partidas de forte equilíbrio.
2.


André Coelho (SL Benfica) – Num jogo em que os encarnados tiveram de puxar dos galões para vencer no campo do Elétrico, a classe de André Coelho foi fundamental para selar a vitória. O fixo internacional português mostrou que velhos são os trapos ao apontar um grande golo, com um remate potente mesmo nos instantes finais, fechando o resultado em 4-2. Não só pelo golo, mas pela sua presença e capacidade de controlar os ritmos do jogo, liderando desde trás para a frente, a longevidade e experiência de André Coelho são um fator que não pode ser deixado de lado quando falamos da equipa do Benfica, especialmente nos encontros em que, acima de tudo, é necessário sangue-frio para vencer.
3.
Rocha (Sporting CP) – Não é possível ignorar aquela que foi a maior goleada da jornada. O Sporting visitou e bateu o Caxinas por 9-1, numa partida em que Rocha, recém-regressado à turma de Nuno Dias, apontou um poker e, sem dúvida, levou a bola para casa. Num jogo de tanta produtividade ofensiva, é difícil destacar o papel de apenas um jogador, mas os números falam por si. Só no encontro desta jornada, Rocha igualou o número de golos que havia apontado até ao momento na temporada, subindo posições na corrida a melhor marcador do campeonato. Quando a máquina de Alvalade está bem oleada, faz sempre falta que o matador de serviço corresponda com golos e Rocha não desiludiu.
4.
Rúben Góis (Rio Ave) – Já aqui o referimos, a vitória do Rio Ave no terreno dos Leões foi a grande surpresa da semana. Entre os homens de Vila do Conde, o destaque vai para Rúben Gois, que assinou um bis e ajudou a alavancar o resultado a favor dos visitantes. Destaca-se a forma como o pivot de 24 anos conseguiu desdobrar a equipa de Porto Salvo, até ao momento invicta, e ser o elemento mais esclarecido do conjunto orientado por Bruno Guimarães, procurando muito bem os espaços deixados pelo adversário e, com grande eficácia, transformando essas oportunidades em dois golos fundamentais no triunfo da equipa, numa deslocação muito difícil, mas importante.
5.
Jaime Arthur (AD Fundão) – O guarda-redes da equipa do Fundão foi a peça-chave para o triunfo da equipa frente à Quinta dos Lombos por 4-1. O guardião, além de ter sido fundamental com defesas importantes que impediram o jogo de voltar a ficar mais equilibrado, ainda contribuiu com um golo, que ajudou a equipa a ampliar a vantagem mesmo antes do intervalo. Num jogo nem sempre bem disputado, o brasileiro mostrou-se seguro nas saídas entre os postes e demonstrou uma excelente leitura do jogo, com uma atitude competitiva que, nesta jornada, ajudou o Fundão a somar pontos e a festejar a primeira vitória nesta edição da Primeira Liga de futsal.

