Ataque natalício à vice-liderança | Benfica x Famalicão

- Advertisement -

Primeira Liga: 15ª jornada: segunda-feira, 22 de dezembro de 2025, 20h45.

A ANTEVISÃO: BENFICA TENTA RECUPERAÇÃO A POSIÇÃO QUE LHE ESCAPA DESDE A QUARTA JORNADA

Com apenas um golo sofrido nos últimos quatro encontros (na receção ao Sporting), a defesa do Benfica parece estar cada vez mais sólida. Numa jornada em que o rival da segunda circular se vai deslocar a um sempre hostil D. Afonso Henriques, os comandados de José Mourinho quererão vencer para igualar pontualmente os leões.

A derrota do Famalicão no Dragão, a contar para a Taça de Portugal, pode ser enganadora: o 4-1 no marcador não espelha a qualidade que a turma minhota apresentou e que certamente levará consigo até à capital. Liderados por Gustavo Sá, que espalhou classe no meio-campo, os famalicenses voltaram a mostrar que os grandes palcos não assustam nem alteram de forma acentuada os princípios de jogo a aplicar.

Num jogo em que o domínio do Benfica parece o cenário mais provável, qualquer momento de desconcentração poderá ser aproveitado pela formação nortenha. No ponto de vista dos visitantes, manter o centro do terreno compacto será chave para bloquear a entrada da bola em Pavlidis (jogador mais perigoso para a baliza de Carević), obrigando as águias a jogar mais pelas laterais.

Reconhecendo a capacidade de construir jogo do Famalicão, a defesa encarnada tentará aplicar pressão rápida após a perda, limitando a criação de oportunidades por parte do adversário. Richard Rios, no seu melhor momento desde que chegou a Portugal, desempenhará um papel fundamental no bloqueio da criatividade famalicense.

O equipa de arbitragem será liderada por André Narciso, da AF Setúbal.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este será o 30º encontro oficial entre os dois emblemas.
  2. O histórico de confrontos inclui 22 triunfos dos encarnados contra apenas três dos minhotos e quatro empates.
  3. A jogar em casa, o registo é ainda mais desequilibrado para o Benfica, com 14 vitórias e só um empate.
  4. A única vez que o Famalicão pontuou na Luz foi em abril de 2022, com um empate a zero.
  5. Nos últimos cinco confrontos para o campeonato, o Famalicão derrotou as águias em duas ocasiões, ambas em sua casa e ambas por 2-0.
  6. O Benfica pode voltar a conseguir nove encontros consecutivos sem derrotas, algo que não acontece desde os primeiros nove jogos da época.
  7. O Famalicão sofreu a primeira derrota fora de casa da temporada no Dragão, mas continua invicto em jogos fora para a Liga.
  8. Vencendo na Luz, o Famalicão ultrapassa o Braga e iguala o Gil Vicente com 26 pontos no quarto lugar.
  9. O Benfica já defrontou três adversários minhotos nesta temporada, saindo vitorioso das três partidas.
  10. O Famalicão já fez quatro jogos frente a adversários lisboetas, conseguindo duas vitórias e um empate.

JOGADORES A TER EM CONTA

Vangelis Pavlidis Benfica (2)
Fonte: Pedro Figueira / Bola na Rede

Vangelis Pavlidis – O ponta de lança grego tem assumido o papel de matador no 11 encarnado e certamente voltará ao lote de titulares, depois de ter dado lugar a Ivanovic no encontro da Taça de Portugal. Com 13 golos apontados, Pavlidis está lançado para o prémio de melhor marcador da Liga, objetivo que se tornou bem mais realista após a saída de Gyökeres.

Deniz Gul Justin de Haas
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Justin de Haas – O central neerlandês de 25 anos tem sido o grande destaque na defesa minhota, tendo jogado a totalidade dos minutos na Liga, e apontado três golos na presente temporada. Para além da estampa física notável, que lhe permite disputar aguerridamente qualquer duelo, tem também alguma qualidade com a bola nos pés. Assim, é também capaz de lançar o ataque do Famalicão com critério após a recuperação do esférico.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Trubin; Dedic, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi e Samuel Dahl; Enzo Barrenechea, Richard Rios e Barreiro; Aursnes, Sudakov e Pavlidis.

Treinador: José Mourinho

«A equipa tem agora jogadores que estão, visivelmente, a melhorar, não só ao nível da auto-confiança como ao nível da identificação com o processo de jogo. O bom momento e os bons resultados são consequência de muito trabalho».

Famalicão: Lazar Carevic; Pinheiro, Realte, de Haas e Rafa Soares; van de Looi, Amorim e Gustavo Sá; Gil Dias, Sorriso e Elisor.

Treinador: Hugo Oliveira

«O Benfica está no melhor momento da época, na minha opinião. O Famalicão tem a sua própria forma de estar e, independentemente do sítio onde joga, tem o objetivo de trazer os três pontos para casa».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 2-1 Famalicão

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Suárez faz esquecer Viktor Gyokeres: colombiano chega atinge o melhor registo na carreira

Luis Suárez chegou aos 32 golos esta temporada, sendo este o melhor registo co colombiano na sua carreira.

Luis Suárez marca de penálti e Sporting empata eliminatória contra o Bodo/Glimt

O mais difícil está feito e está tudo igualado depois do penálti de Luis Suárez. O Sporting x Bodo/Glimt joga-se em Alvalade.

Mercado: antigo alvo do Benfica vai deixar a Juventus e ficar livre no verão

Filip Kostic vai deixar de ser jogador da Juventus no final da época. O ala foi associado ao Benfica no último mercado.

Reviravolta mais próxima: Pedro Gonçalves faz o 2-0 no Sporting x Bodo/Glimt e só falta um golo para igualar a eliminatória

Aí está o segundo dos leões, desta feita com autoria de Pedro Gonçalves a fazer o 2-0. O Sporting x Bodo/Glimt joga-se em Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Liga Turca: Fenerbahçe vence Gaziantep com espetáculo de Nene Dorgeles

O Fenerbahçe recebeu e venceu o Gaziantep por quatro bolas a uma durante esta terça-feira, em jogo da 27.ª jornada da Liga Turca.

Há novidades importantes em relação ao futuro de Fábio Vieira

O Hamburgo quer contratar Fábio Vieira no mercado de verão, mas não tem capacidade de pagar 20 milhões de euros.

Fulham de Marco Silva garante a contratação de jogador por 36 milhões de euros

Ricardo Pepi prepara-se para reforçar o Fulham no próximo mercado de transferências de verão por 36 milhões de euros.