Ataque natalício à vice-liderança | Benfica x Famalicão

- Advertisement -

Primeira Liga: 15ª jornada: segunda-feira, 22 de dezembro de 2025, 20h45.

A ANTEVISÃO: BENFICA TENTA RECUPERAÇÃO A POSIÇÃO QUE LHE ESCAPA DESDE A QUARTA JORNADA

Com apenas um golo sofrido nos últimos quatro encontros (na receção ao Sporting), a defesa do Benfica parece estar cada vez mais sólida. Numa jornada em que o rival da segunda circular se vai deslocar a um sempre hostil D. Afonso Henriques, os comandados de José Mourinho quererão vencer para igualar pontualmente os leões.

A derrota do Famalicão no Dragão, a contar para a Taça de Portugal, pode ser enganadora: o 4-1 no marcador não espelha a qualidade que a turma minhota apresentou e que certamente levará consigo até à capital. Liderados por Gustavo Sá, que espalhou classe no meio-campo, os famalicenses voltaram a mostrar que os grandes palcos não assustam nem alteram de forma acentuada os princípios de jogo a aplicar.

Num jogo em que o domínio do Benfica parece o cenário mais provável, qualquer momento de desconcentração poderá ser aproveitado pela formação nortenha. No ponto de vista dos visitantes, manter o centro do terreno compacto será chave para bloquear a entrada da bola em Pavlidis (jogador mais perigoso para a baliza de Carević), obrigando as águias a jogar mais pelas laterais.

Reconhecendo a capacidade de construir jogo do Famalicão, a defesa encarnada tentará aplicar pressão rápida após a perda, limitando a criação de oportunidades por parte do adversário. Richard Rios, no seu melhor momento desde que chegou a Portugal, desempenhará um papel fundamental no bloqueio da criatividade famalicense.

O equipa de arbitragem será liderada por André Narciso, da AF Setúbal.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este será o 30º encontro oficial entre os dois emblemas.
  2. O histórico de confrontos inclui 22 triunfos dos encarnados contra apenas três dos minhotos e quatro empates.
  3. A jogar em casa, o registo é ainda mais desequilibrado para o Benfica, com 14 vitórias e só um empate.
  4. A única vez que o Famalicão pontuou na Luz foi em abril de 2022, com um empate a zero.
  5. Nos últimos cinco confrontos para o campeonato, o Famalicão derrotou as águias em duas ocasiões, ambas em sua casa e ambas por 2-0.
  6. O Benfica pode voltar a conseguir nove encontros consecutivos sem derrotas, algo que não acontece desde os primeiros nove jogos da época.
  7. O Famalicão sofreu a primeira derrota fora de casa da temporada no Dragão, mas continua invicto em jogos fora para a Liga.
  8. Vencendo na Luz, o Famalicão ultrapassa o Braga e iguala o Gil Vicente com 26 pontos no quarto lugar.
  9. O Benfica já defrontou três adversários minhotos nesta temporada, saindo vitorioso das três partidas.
  10. O Famalicão já fez quatro jogos frente a adversários lisboetas, conseguindo duas vitórias e um empate.

JOGADORES A TER EM CONTA

Vangelis Pavlidis Benfica (2)
Fonte: Pedro Figueira / Bola na Rede

Vangelis Pavlidis – O ponta de lança grego tem assumido o papel de matador no 11 encarnado e certamente voltará ao lote de titulares, depois de ter dado lugar a Ivanovic no encontro da Taça de Portugal. Com 13 golos apontados, Pavlidis está lançado para o prémio de melhor marcador da Liga, objetivo que se tornou bem mais realista após a saída de Gyökeres.

Deniz Gul Justin de Haas
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Justin de Haas – O central neerlandês de 25 anos tem sido o grande destaque na defesa minhota, tendo jogado a totalidade dos minutos na Liga, e apontado três golos na presente temporada. Para além da estampa física notável, que lhe permite disputar aguerridamente qualquer duelo, tem também alguma qualidade com a bola nos pés. Assim, é também capaz de lançar o ataque do Famalicão com critério após a recuperação do esférico.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Trubin; Dedic, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi e Samuel Dahl; Enzo Barrenechea, Richard Rios e Barreiro; Aursnes, Sudakov e Pavlidis.

Treinador: José Mourinho

«A equipa tem agora jogadores que estão, visivelmente, a melhorar, não só ao nível da auto-confiança como ao nível da identificação com o processo de jogo. O bom momento e os bons resultados são consequência de muito trabalho».

Famalicão: Lazar Carevic; Pinheiro, Realte, de Haas e Rafa Soares; van de Looi, Amorim e Gustavo Sá; Gil Dias, Sorriso e Elisor.

Treinador: Hugo Oliveira

«O Benfica está no melhor momento da época, na minha opinião. O Famalicão tem a sua própria forma de estar e, independentemente do sítio onde joga, tem o objetivo de trazer os três pontos para casa».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 2-1 Famalicão

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Gonçalves desfaz o nulo e Sporting coloca-se a vencer o CD Nacional

O Sporting recebe o CD Nacional na Primeira Liga. Foi preciso esperar pelos 71 minutos para se ver um golo, de Pedro Gonçalves.

Eis os onzes oficiais do Benfica x Tondela da Primeira Liga

O Benfica recebe o Tondela na 20.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas.

Borussia Dortmund aproveita oportunidade para se aproximar da liderança e Estugarda volta a vencer: Eis os resultados do dia na Bundesliga

O Borussia Dortmund venceu o Heidenheim por 3-2 em casa e o Estugarda bateu o Friburgo pela margem mínima, este domingo, na 20.ª jornada da Bundesliga.

Benfica vê mais um alvo para o ataque fugir e Everton fecha empréstimo de avançado do Chelsea

O Everton garantiu o empréstimo de Tyrique George. Extremo do Chelsea era alvo do Benfica para este mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Negócio fechado: Nápoles assegura empréstimo com opção de compra de Alisson Santos

Alisson Santos será emprestado ao Nápoles até ao final da temporada, com uma cláusula de opção de compra de 15 milhões de euros.

Álvaro Pacheco na antevisão ao Casa Pia x FC Porto: «Temos a oportunidade de conseguir a primeira vitória em casa»

Álvaro Pacheco marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao Casa Pia x FC Porto. O técnico referiu que a equipa está motivada para alcançar o triunfo.