Primeira Liga: 15ª jornada: segunda-feira, 22 de dezembro de 2025, 20h45.
A ANTEVISÃO: BENFICA TENTA RECUPERAÇÃO A POSIÇÃO QUE LHE ESCAPA DESDE A QUARTA JORNADA
Com apenas um golo sofrido nos últimos quatro encontros (na receção ao Sporting), a defesa do Benfica parece estar cada vez mais sólida. Numa jornada em que o rival da segunda circular se vai deslocar a um sempre hostil D. Afonso Henriques, os comandados de José Mourinho quererão vencer para igualar pontualmente os leões.
A derrota do Famalicão no Dragão, a contar para a Taça de Portugal, pode ser enganadora: o 4-1 no marcador não espelha a qualidade que a turma minhota apresentou e que certamente levará consigo até à capital. Liderados por Gustavo Sá, que espalhou classe no meio-campo, os famalicenses voltaram a mostrar que os grandes palcos não assustam nem alteram de forma acentuada os princípios de jogo a aplicar.
Num jogo em que o domínio do Benfica parece o cenário mais provável, qualquer momento de desconcentração poderá ser aproveitado pela formação nortenha. No ponto de vista dos visitantes, manter o centro do terreno compacto será chave para bloquear a entrada da bola em Pavlidis (jogador mais perigoso para a baliza de Carević), obrigando as águias a jogar mais pelas laterais.
Reconhecendo a capacidade de construir jogo do Famalicão, a defesa encarnada tentará aplicar pressão rápida após a perda, limitando a criação de oportunidades por parte do adversário. Richard Rios, no seu melhor momento desde que chegou a Portugal, desempenhará um papel fundamental no bloqueio da criatividade famalicense.
O equipa de arbitragem será liderada por André Narciso, da AF Setúbal.
10 DADOS RÁPIDOS
- Este será o 30º encontro oficial entre os dois emblemas.
- O histórico de confrontos inclui 22 triunfos dos encarnados contra apenas três dos minhotos e quatro empates.
- A jogar em casa, o registo é ainda mais desequilibrado para o Benfica, com 14 vitórias e só um empate.
- A única vez que o Famalicão pontuou na Luz foi em abril de 2022, com um empate a zero.
- Nos últimos cinco confrontos para o campeonato, o Famalicão derrotou as águias em duas ocasiões, ambas em sua casa e ambas por 2-0.
- O Benfica pode voltar a conseguir nove encontros consecutivos sem derrotas, algo que não acontece desde os primeiros nove jogos da época.
- O Famalicão sofreu a primeira derrota fora de casa da temporada no Dragão, mas continua invicto em jogos fora para a Liga.
- Vencendo na Luz, o Famalicão ultrapassa o Braga e iguala o Gil Vicente com 26 pontos no quarto lugar.
- O Benfica já defrontou três adversários minhotos nesta temporada, saindo vitorioso das três partidas.
- O Famalicão já fez quatro jogos frente a adversários lisboetas, conseguindo duas vitórias e um empate.
JOGADORES A TER EM CONTA


Vangelis Pavlidis – O ponta de lança grego tem assumido o papel de matador no 11 encarnado e certamente voltará ao lote de titulares, depois de ter dado lugar a Ivanovic no encontro da Taça de Portugal. Com 13 golos apontados, Pavlidis está lançado para o prémio de melhor marcador da Liga, objetivo que se tornou bem mais realista após a saída de Gyökeres.


Justin de Haas – O central neerlandês de 25 anos tem sido o grande destaque na defesa minhota, tendo jogado a totalidade dos minutos na Liga, e apontado três golos na presente temporada. Para além da estampa física notável, que lhe permite disputar aguerridamente qualquer duelo, tem também alguma qualidade com a bola nos pés. Assim, é também capaz de lançar o ataque do Famalicão com critério após a recuperação do esférico.
XI´s PROVÁVEIS
Benfica: Trubin; Dedic, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi e Samuel Dahl; Enzo Barrenechea, Richard Rios e Barreiro; Aursnes, Sudakov e Pavlidis.
Treinador: José Mourinho
«A equipa tem agora jogadores que estão, visivelmente, a melhorar, não só ao nível da auto-confiança como ao nível da identificação com o processo de jogo. O bom momento e os bons resultados são consequência de muito trabalho».
Famalicão: Lazar Carevic; Pinheiro, Realte, de Haas e Rafa Soares; van de Looi, Amorim e Gustavo Sá; Gil Dias, Sorriso e Elisor.
Treinador: Hugo Oliveira
«O Benfica está no melhor momento da época, na minha opinião. O Famalicão tem a sua própria forma de estar e, independentemente do sítio onde joga, tem o objetivo de trazer os três pontos para casa».
PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 2-1 Famalicão

