Benfica x Braga: Uma defesa de papel e um Rodrigo Zalazar de gala acabaram com a invencibilidade interna das águias

- Advertisement -

O Benfica de José Mourinho chegou a Leiria com um registo de 22 jogos sem perder nas competições nacionais. Contudo, a meia-final da Taça da Liga revelou-se um teste de realidade penoso para as águias. Perante 17.469 espetadores, o Braga de Carlos Vicens não só venceu por 3-1 como expôs imensas fragilidades defensivas dos encarnados.

O Benfica entrou em campo a pretender asfixiar a saída de bola bracarense. Com Fredrik Aursnes e Leandro Barreiro a servirem de gatilhos na pressão alta, a equipa encarnada conseguiu, nos primeiros dez minutos, criar a sensação de que o golo era inevitável, tendo sido parado apenas pelas boas defesas de Lukas Hornicek. No entanto, esta pressão revelou-se péssima e sem coberturas eficazes.

Samuel Dahl Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O Braga identificou rapidamente a cratera nas alas. Ao forçar o jogo pelo corredor direito através de Ricardo Horta e Rodrigo Zalazar, os minhotos expuseram a gritante desorientação de Samuel Dahl e a falta de agressividade de Tomás Araújo. O primeiro golo é o exemplo perfeito da falha estrutural, onde Samuel Dahl perdeu de vista Rodrigo Zalazar, e Tomás Araújo teve uma abordagem passiva que permitiu a Pau Víctor finalizar sem oposição.

O momento da noite, aos 33 minutos, foi mais do que um golo de antologia de Rodrigo Zalazar, foi um manifesto contra a apatia defensiva do Benfica. Ver o médio uruguaio percorrer metade do terreno sem sofrer uma única falta tática é incompreensível para uma equipa de elite. A abordagem infantil de Nicolás Otamendi, permitiu que o camisola 10 do Braga fizesse o que quis antes de bater Anatoliy Trubin.

Richard Ríos e Leandro Barreiro foram incapazes de ditar ritmos ou fechar caminhos por dentro, permitindo que João Moutinho e Florian Grillitsch controlassem o tempo do jogo com bola. O Benfica tornou-se uma equipa de jogadores esforçados, mas taticamente desequilibrados, onde Georgiy Sudakov, outra vez na ala, perdia toda a sua capacidade criativa ao ser obrigado a tarefas defensivas para as quais não tem características.

Ao intervalo, José Mourinho corrigiu o erro de lançar um Manu Silva ainda longe da forma física ideal e deu palco a Gianluca Prestianni. O argentino foi o único capaz de abanar o jogo, trazendo a verticalidade e a agitação que faltavam. O golo de Vangelis Pavlidis, de grande penalidade, foi o prémio para uma fase de domínio em que o Benfica parecia estar perto de reverter o cenário.

Gianluca Prestianni Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Contudo, a desorganização voltou a cobrar faturas. Aos 82 minutos, num lance que começou com uma falha de apoios de Tomás Araújo, o defesa central acabou por desviar para a própria baliza, permitindo a Gustaf Lagerbielke sentenciar o encontro na recarga. O descalabro mental culminou na expulsão de Nicolás Otamendi, que agora falha o clássico decisivo frente ao FC Porto.

O Benfica falhou a revalidação da Taça da Liga porque foi uma equipa previsível e permissiva e o Braga foi o justo vencedor. A ausência de extremos criativos no onze inicial e a insistência em jogadores limitados tecnicamente como Leandro Barreiro tornaram o jogo encarnado fácil de ler para um Braga que, sem ser brilhante, foi cirúrgico.

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.