Da euforia europeia à muralha de Cristiano Bacci | Tondela x Benfica

- Advertisement -

Primeira Liga, 20.ª jornada: domingo 1 de fevereiro 2026, 20h30.

A ANTEVISÃO: BENFICA PROIBIDO DE ESCORREGAR NA RESSACA EUROPEIA CONTRA UM TONDELA QUE LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA

Na ressaca da épica vitória por 4-2 frente ao Real Madrid, o Benfica regressa à realidade da Primeira Liga com uma deslocação a Tondela. Ocupando o terceiro lugar com 45 pontos, a equipa de José Mourinho sabe que está proibida de escorregar se quiser manter vivas as aspirações de lutar por algum objetivo esta temporada, enfrentando um adversário que luta desesperadamente pela manutenção no 17.º posto. A diferença de objetivos é clara, mas a gestão emocional e física após a Champions League será o primeiro adversário do Benfica.

O desafio tático será completamente oposto ao da noite europeia. Cristiano Bacci deverá montar um Tondela num bloco baixo e fechado, jogando muitas vezes num 5-4-1, procurando negar qualquer espaço interior e obrigando o Benfica a estar em ataque posicional constante. Os encarnados terão de ter paciência e velocidade na circulação de bola, atacando muitas vezes com uma linha de cinco avançados para tentar desmontar a muralha, sendo fundamental explorar o segundo poste nas bolas paradas, uma das debilidades identificadas no adversário.

Para refrescar a equipa, é provável que José Mourinho promova a rotação, especialmente nas laterais. Daniel Banjaqui deve render Amar Dedic à direita, aproveitando a menor exigência defensiva do encontro, enquanto Sidney Cabral é esperado à esquerda para oferecer maior capacidade de cruzamento e chegada à área em comparação com Samuel Dahl. No miolo, Enzo Fernández poderá entrar para o lugar de Leadnro Barreiro, acrescentando qualidade de passe ao lado do incansável Fredrik Aursnes, numa estratégia de posse e domínio territorial.

Apesar de ter o pior ataque da prova, o Tondela tem as suas armas de transição. Pedro Maranhão, o melhor marcador da equipa com três golos, tentará explorar a velocidade nas costas da defesa, enquanto o guarda-redes Bernardo Fontes tem sido o destaque individual num coletivo com muitas dificuldades. Do lado do Benfica, Andreas Schjelderup perfila-se como peça-chave, pois o norueguês é fundamental para desequilibrar no um contra um em espaços curtos, algo vital contra defesas fechadas.

Com um histórico esmagadoramente favorável, 14 vitórias em 16 jogos e um registo 100% vitorioso em visitas a Tondela, o Benfica entra em campo como claro favorito. A diferença de qualidade individual e coletiva sugere que um golo cedo poderá desbloquear o encontro para uma vitória tranquila e controlada, permitindo ao Benfica somar três pontos essenciais.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Luís Godinho foi o árbitro nomeado para o jogo em Tondela.
  2. O Tondela tem o pior ataque da Primeira Liga, com apenas 12 golos marcados.
  3. Em 16 jogos entre as duas equipas, o Benfica venceu 14, empatou um e perdeu apenas um.
  4. O Benfica venceu todos os sete jogos disputados no Estádio João Cardoso.
  5. Vangelis Pavlidis é o melhor marcador do Benfica com 28 golos na temporada, Pedro Maranhão lidera no Tondela com três.
  6. O Tondela ocupa o 17.º lugar, enquanto o Benfica é o terceiro classificado.
  7. Bernardo Fontes é o jogador do Tondela com mais minutos jogados (1710).
  8. O Benfica marcou em todos os últimos 11 jogos na Primeira Liga.
  9. O Tondela soma apenas três pontos nos últimos cinco jogos em casa.
  10. Nos últimos nove encontros contra o Tondela, o Benfica não sofreu golos em oito ocasiões.

JOGADORES A TER EM CONTA

Bernardo Fontes Tondela
Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

Bernardo Fontes – O guarda-redes tem sido o melhor elemento da sua equipa. Com qualidade no jogo de pés e controlo da profundidade, terá de fazer uma exibição perfeita para travar o ataque encarnado e manter o Tondela no jogo.

Andreas Schjelderup Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Andreas Schjelderup – Num jogo onde o adversário vai fechar os caminhos para a baliza, o norueguês pode ser o ‘abre-latas’ necessário. A sua capacidade de jogar em espaços curtos e decidir rápido será fundamental para desmontar o bloco baixo do Tondela.

XI´s PROVÁVEIS

Tondela: Bernardo Fontes, Bebeto, Christian Marques, Bryan Medina, Nor Maviram, Yaya Sithole, Cícero Alves, Joe Hodge, Rodrigo Conceição, Makan Aiko, Pedro Maranhão.

Treinador: Cristiano Bacci

«Complicámos a vida ao FC Porto e ao SC Braga. Vamos encarar o Benfica da mesma forma, sem medo, tentando jogar o nosso futebol, com certeza tendo respeito pelo Benfica. Nós sabemos que é uma equipa muito forte, que está na luta pelo título de campeão. Sem problemas com isso, mas nós vamos jogar o nosso futebol».

Benfica: Anatoliy Trubin, Daniel Banjaqui, António Silva, Nicolás Otamendi, Sidny Cabral, Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes; Gianluca Prestianni, Heorhiy Sudakov, Andreas Schjelderup, Vangelis Pavlidis.

Treinador: José Mourinho

«Um adversário que vai lutar pelos seus objetivos, como nós vamos lutar pelos nossos. Eles estão numa situação difícil, mas estão numa situação que conhecem bem. Normalmente no primeiro ano, as equipas que são promovidas à Primeira Liga têm sempre épocas difíceis, onde vão lutar até aos últimos jogos pela permanência. Vimos os jogos que o Tondela realizou, principalmente em sua casa e este último com o Braga, onde podiam perfeitamente ter ganho. Tiveram a infelicidade de não marcar um penálti a poucos minutos do final, que os deixaria muito perto dos três pontos. Competitivos eles vão ser de certeza e obviamente que merecem todo o nosso respeito».

PREVISÃO DE RESULTADO: Tondela 0-3 Benfica

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Carvalhal comenta caso Prestianni antes do Real Madrid x Benfica

Carlos Carvalhal falou sobre a situação a envolver Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior. Eis o que disse o treinador português.

Rafa Silva prestes a chegar aos 50 jogos na Champions League

Rafa Silva está em vias de completar 50 jogos na Champions League. O avançado internacional português pode chegar à marca no Real Madrid x Benfica.

Capitão do Bodo/Glimt revela preferência entre o Sporting e o Manchester City na Champions League

Patrick Berg, capitão do Bodo/Glimt, prefere enfrentar o Sporting do que o Manchester City nos oitavos de final da Champions League.

Neemias Queta e a NBA: «Com o trabalho e o tempo que estou aqui, quanto mais jogo, mais amor recebo de casa»

Neemias Queta fala sobre a experiência na NBA. Internacional português aborda ainda evolução do basquetebol nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Antoine Griezmann pode rumar à MLS e Diego Simeone comenta: «Está numa posição em que merece decidir o que quer fazer»

Diego Simeone falou sobre o futuro de Antoine Griezmann. Avançado francês tem sido associado a uma mudança para a MLS.

Borussia Dortmund quer 70 milhões por médio, que tem 2 interessados na Premier League

O Borussia Dortmund vai exigir cerca de 70 milhões de euros por Felix Nmecha. Manchester United e Chelsea estão interessados no médio.

Chivu e a eliminação do Inter Milão na Champions League: «Não tenho nada a reprovar aos rapazes, deram tudo o que tinham»

Cristian Chivu reage à derrota do Inter Milão frente ao Bodo/Glimt e consequente eliminação na Champions League.