O pior jogo da era de Francesco Farioli no FC Porto e Carlos Vicens começa a mostrar traços do futebol de Guardiola

- Advertisement -

Israel Dionísio está na Tribuna VIP. O técnico de 50 anos trabalhou onze temporadas na formação do FC Porto, trabalhou diretamente com jogadores como Diogo Costa, Vitinha, Diogo Dalot, Fábio Vieira e Francisco Conceição, entre outros.

As prestações das duas equipas portuguesas, FC Porto e Braga, nos jogos desta semana da Liga Europa, foram completamente antagónicas. O Sporting de Braga, em crescendo, garantiu a terceira vitória em três jogos, ocupando o segundo lugar na tabela classificativa. Já o FC Porto perdeu pela primeira vez, esta temporada, não mostrando capacidade perante um Nottingham Forest que não vencia há dez jogos. Os dragões desceram para o 15.º lugar.

Esmiuçando o trabalho dos dois conjuntos representativos do futebol português nesta competição, começamos pelo FC Porto que apresentou em campo o 4x3x3 habitual, mas com um meio-campo mais robusto com a inclusão do Pablo Rosario em vez do Gabri Veiga.

Vimos um FC Porto com muitas dificuldades, principalmente nos primeiros trinta minutos onde não conseguiu ter bola. Alan Varela teve de recuar muitas vezes para se juntar aos centrais e formar uma linha de cinco defesas, porque o Nottingham Forest entrou muito forte com circulação muito rápida da bola. Os dragões acabaram por chegar ao intervalo a perder, devido a um golo de bola parada.

Na segunda parte o FC Porto entrou um pouco melhor, mas as circunstâncias do jogo não foram benéficas para a equipa de Francesco Farioli com o segundo golo da equipa inglesa a aparecer.

O treinador do FC Porto introduziu no jogo Gabri Veiga, um médio mais dinâmico, mais técnico. Mexeu nos corredores laterais, mas a equipa não conseguiu chegar ao golo, demonstrando uma incapacidade gritante para criar dificuldades ao seu adversário.  A equipa esteve muito abaixo do que já mostrou esta temporada, diria mesmo, que este foi, provavelmente, o pior jogo da era-Farioli no FC Porto.

Francesco Farioli FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Quanto ao Sporting de Braga, percebe-se que está num evidente processo de crescimento, os jogadores já conseguiram apreender muitas das ideias do novo treinador. Carlos Vicens gosta de colocar uma variabilidade enorme no jogo da sua equipa, com os jogadores a terem de fazer trocas constantes de posição. Trocas que já começam a ser feitas com sucesso.

O Sporting de Braga foi sempre mais forte que o Estrela Vermelha, não deu espaços ao adversário e, sem surpresa, chegou ao intervalo a vencer por 1-0.

Na segunda parte os arsenalistas continuaram a dominar o jogo, como consequência de estarem a atravessar o seu melhor momento na temporada. O segundo golo chegou com naturalidade. Os últimos minutos até deram para fazer algumas substituições para dar minutos a alguns jogadores.

Provavelmente foi o melhor jogo do Sporting de Braga desde a chegada de Carlos Vicens. Uma equipa que se apresentou muito consciente da sua qualidade e também das fórmulas táticas necessárias para alcançar a vitória. Os traços de Guardiola no futebol de Vicens já são visíveis, deixando “água na boca” para os próximos jogos. Será que António Salvador acertou em cheio ao escolher um adjunto do atual treinador do Manchester City?

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid segura jovem promessa e coloca cláusula de rescisão de 80 milhões de euros

O Real Madrid deverá anunciar em breve a renovação de contrato com Jaime Barroso, jovem promessa do emblema merengue.

Bayern Munique procura renovar contrato com pérola que tem a nacionalidade portuguesa

O Bayern Munique procura renovar o contrato de David Daiber, jovem promessa que tem a nacionalidade portuguesa.

Enzo Fernández associado a uma saída do Chelsea e apontado a 2 tubarões

Enzo Fernández está a ser apontado à saída do Chelsea, com o Real Madrid e o PSG atentos à situação do médio argentino.

Tiago Gouveia tenta convencer José Mourinho: como está a ser a época do português?

Tiago Gouveia encontra-se emprestado pelo Benfica ao Nice. O acordo entre os dois emblemas é válido até ao final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Artur Jorge em negociações para regressar ao Brasileirão

Artur Jorge pode regressar ao Brasileirão pela porta do Cruzeiro. Já existem negociações entre as duas partes.

Tiago Gouveia elogia João Neves e admite desejo de ser treinado por José Mourinho

Tiago Gouveia apontou à Seleção Nacional e a José Mourinho durante a sua participação no podcast Final Cut, onde também não poupou elogios aos antigos colegas do Benfica.

Rui Borges explica situação de Luis Guilherme: «Está em avaliação»

Rui Borges marcou presença na sala de imprensa para realizar a antevisão da partida entre o Sporting e o Bodo/Glimt.