UFC 324: À segunda é de vez?

- Advertisement -
UFC: Justin Gaethje conquista pela segunda vez o cinturão interino dos leves, será que agora conseguirá convertê-lo para o linear?

O UFC 324 já faz parte da história, e fica marcado como o primeiro da era Paramount+, embora não tenha sido uma estreia muito convincente. Na luta principal da noite, Justin Gaethje e Paddy Pimblett presentearam ao público da T-Mobile Arena, uma guerra. Paddy Pimblett fugiu ao plano de maior taxa de eficácia, e decidiu abdicar do grappling para trocar em pé com o americano, o que deu mau resultado.

A má movimentação de cabeça era precisamente o maior ponto contra o inglês, que tende a evadir dos golpes deixando o queixo bem exposto. E as mãos de Gaethje encontraram o queixo do britânico, pontuando múltiplos knockdowns e dominando a luta em pé nos cinco assaltos. Mas Justin também se demonstrou vulnerável, permitindo que Paddy The Baddy tivesse os seus momentos, onde deixou o veterano em perigo. Agora Justin Gaethje terá mais uma chance de lutar pelo tão cobiçado título dos leves, mas a meu ver Topuria encontrará mais brechas ainda que o inglês, e a diferença de “punch” entre eles leva-me a crer que caso acerte, será definitivo.

Na luta co-principal, Sean O’Malley saiu com mais uma vitória questionável, a luta contra Song Yadong poderia muito bem ter caído para ambos os lados, e a meu ver o chinês merecia ter o braço levantado. Dominou as interações em pé, sendo mais incisivo, além de introduzir o grappling para controlar o americano. Ficou clara pela transmissão, a “boa vontade” em relação a “Sugar”, com Daniel Cormier e Joe Rogan a darem como garantido a chance de disputa pelo título ainda durante a luta de Umar. Essa “boa vontade” com mais um resultado polémico, alimenta a narrativa de que o americano está a ser “empurrado” pela organização.

DESILUSÂO DA NOITE

Destaquei Waldo-Acosta, “Salsa Boy”, como o possível destaque da noite, mas o que vimos foi uma luta morna e que deixou os fãs desapontados. Foi uma clássica luta desastrosa, que infelizmente se tem tornado habitual. Lutadores a ficarem sem stamina e a esbanjar um show de horrores no que toca a técnica. Salsa Boy conseguiu a vitória frente a Derrick Lewis mas não convenceu, e terá que fazer pelo menos mais uma rodada para sonhar com uma luta pelo título.

MVP DA NOITE

A meu ver Jean Silva merece o destaque do evento. Embora tenha começado a luta a correr atrás do resultado, porque Arnold Allen emplacou bem o esquema de manter a distância, com chutes e jabs, no final do primeiro round, uma trocação no pocket já mudou o destino do duelo. No segundo e terceiro rounds, Jean conseguiu levar a melhor nas interações em pé e impor o seu jogo, fintando a sua entrada na curta distância e apresentado um arsenal de golpes plásticos e imprevisíveis, além de muito mais poder, que foi minando o inglês e tornando-o num alvo cada vez mais fácil. A meu ver conquistou o direito de ser o próximo na fila após a luta entre Volkanovski x Diego Lopes. Umar Nurmagomedov lutava a chance de “roubar” o title shot a Sean O’Malley caso apresentasse uma performance de gala, mas o que vimos não fugiu do esperado.

Figueiredo não conseguiu desenvolver o seu jogo pelo medo constante da queda, e o russo foi dominando a luta com belos chutos e o mix de grappling. Acho que o UFC irá atrasar um pouco a sua chegada ao desafio pelo título para evitar colocar grappler como dono da divisão novamente.

O primeiro UFC da Paramount+ caso não tivesse sido salvo por uma luta que concorrerá facilmente a luta do ano, seria medíocre na melhor das avaliações. Mas tivemos ainda boas lutas e é bom começo de ano, para movimentar bem as respetivas divisões e traçar narrativas.

Subscreve!

Artigos Populares

Antonio Conte deixa o alerta sobre Alisson Santos: «Nunca foi um titular no Sporting»

Antonio Conte está satisfeito com as prestações de Alisson Santos, jogador que chegou ao Nápoles no mercado de inverno.

Vinícius Júnior fala de José Mourinho: «Mudou um pouco a história do Real Madrid»

Vinícius Júnior falou sobre José Mourinho. O extremo do Real Madrid deixou elogios ao atual treinador do Benfica.

Sporting com baixa importante confirmada para a partida contra o Moreirense

Pedro Gonçalves vai falhar o encontro entre o Sporting e o Moreirense, devido a castigo por acumulação de amarelos na Primeira Liga.

Hugo Oliveira reflete sobre derrota em Alvalade: «É muito difícil jogar aqui»

Hugo Oliveira esteve presente na conferência de imprensa após a derrota frente ao Sporting por 1-0. O técnico analisou o desempenho da sua equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges e o caminho para o título da Primeira Liga: «Os jogos vão ser mais difíceis para todos»

Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa depois do triunfo diante do Famalicão. O técnico analisou o caminho para o título.

Rui Borges e os golos tardios do Sporting: «O jogo só acaba aos 97 ou 98′. Até lá, como se diz lá em cima,...

Rui Borges esteve na conferência de imprensa após o triunfo frente ao Famalicão. O técnico refletiu sobre os recentes golos tardios dos leões.

Rui Borges analisa golo anulado ao Famalicão: «É claramente fora de jogo antes e, depois disso, é falta»

Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa após a vitória diante do Famalicão. O técnico abordou o lance que tem gerado alguma polémica.