A pergunta do Bola na Rede a Ruben Amorim sobre a evolução do 3-4-3 ao longo do período no Sporting

O Bola na Rede teve a oportunidade de colocar uma questão a Ruben Amorim após o Braga x Sporting. O técnico analisou a evolução do 3-4-3 ao longo do seu período no clube.

O Bola na Rede fez uma pergunta a Ruben Amorim após o Braga x Sporting da jornada 11 da Primeira Liga. O técnico dos verdes e brancos analisou a evolução do 3-4-3 ao longo do seu período em Alvalade.

Eis a pergunta do Bola na Rede a Ruben Amorim:

Bola na Rede: Boa noite, mister. Bola na Rede, antes de mais dar-lhe os parabéns pela vitória. Agora que este foi o seu último jogo pelo Sporting, pedia-lhe um balanço geral entre o primeiro 3-4-3 e este último. Taticamente, quais é que foram as principais mudanças e desenvolvimentos na forma de jogar do Sporting. E também, já agora, agradecer-lhe pelo respeito, abertura e conversas sobre futebol com o Bola na Rede, e dar-lhe a boa sorte para a experiência no Manchester United.

Ruben Amorim: Antes de mais, muito obrigado. Foi um prazer, todos os treinadores gostam muito de falar de futebol. Olhando para o 3-4-3, se tivesse de resumir: a mobilidade dos centrais é completamente diferente do início. A mobilidade do vai para a frente, vai para trás, abre e fecha e isso nós melhorámos muito. A construção da nossa equipa melhorou porque os centrais melhoraram na forma de saber ler o jogo. São eles os construtores, mais do que os médios-centro. A capacidade dos médios-centro… Antigamente, nós não éramos muito específicos naquilo que os médios tinham de fazer e dividíamos mais o jogo. Lembrar um bocadinho o João Mário, que às vezes trocava de lado, o João Palhinha ia muito à frente e não tinha este posicionamento como o Morten [Hjulmand]. Ou seja, fomos muito mais ao pormenor principalmente ofensivamente. Lembro-me que no 3-4-3 nós tínhamos muitas regras para o defensivo e pensámos muito que o talento dos jogadores havia os posicionamentos, mas começámos a ter diretrizes como temos defensivamente: a linha, a segunda linha, etc… Começámos a ter também para o ataque. Começámos a dar mais dicas ao ataque e ficou mais completo. A capacidade do médio-centro mais ofensivo de jogar como um número 10. Isso melhorou muito a equipa principalmente neste ano. A teimoso de o avançado que vem buscar a bola e são os alas que dão profundidade… Agora, é o avançado que dá profundidade e temos jogadores entrelinhas que podem dar profundidade ou podem jogar entrelinhas. Isso ajudou bastante. A entrada a quatro, seja com o médio por fora ou por dentro, ajudou também muito e melhorou muito a equipa. E o segredo disto tudo… Está ali aquele senhor. Que é arranjar melhores jogadores. Porque os treinadores podem pensar tudo, é tudo muito bonito. Tudo o que eu faço, um treinador consegue ver a olhar para o jogo em plano aberto. Consegue ver tudo o que nós fazemos, o segredo está na qualidade dos jogadores. Melhorámos porque melhorámos a qualidade dos jogadores, o tempo de treino e depois tivemos uma estabilidade diferente que nos ajuda a tornar a equipa melhor. Portanto, resumidamente, acho que foi isto.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim prepara-se para fazer proposta de 58 milhões de euros por jogador do Sporting

O Manchester United de Ruben Amorim cogita avançar para a contratação de Morten Hjulmand. Dinamarquês é o capitão do Sporting.

Ivan Cavaleiro próximo de regressar a Portugal para jogar Primeira Liga

Ivan Cavaleiro está muito perto do Tondela. Avançado próximo de regressar a Portugal, de onde saiu em 2014 e não mais voltou. O negócio não está fechado, mas está num estágio avançado e as próximas horas serão decisivas para o resolver da questão.

AS Roma continua a olhar para Florentino Luís: Médio do Benfica é alvo antigo

A AS Roma está interessada em Florentino Luís. Ricky Massara, diretor desportivo, já quis o médio do Benfica em 2023.

FC Porto tenta desviar médio do Nice a caminho da Arábia Saudita

O FC Porto quer contratar Pablo Rosario neste mercado de verão. Dragões tentam assim desviar médio ao Al Shabab.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica fecha a porta de saída a Andreas Schjelderup após interesse em Itália

Andreas Schjelderup conta com interessados em Itália. Benfica fecha porta de saída ao extremo norueguês neste momento.

Fenerbahçe de José Mourinho faz proposta de 20 milhões de euros por médio do Bayer Leverkusen

O Fenerbahçe de José Mourinho quer contratar Exequiel Palacios. O médio internacional argentino pertence aos quadros do Bayer Leverkusen.

Wolverhampton de Vítor Pereira garante contratação de lateral camaronês por 12 milhões de euros

O Wolverhampton já fechou a contratação de Jackson Tchatchoua. O lateral-direito camaronês vai deixar o Hellas Verona.