Na sala de conferência de imprensa do Estádio da Luz, Álvaro Arbeloa comentou a derrota do Real Madrid frente ao Benfica.
O Real Madrid não conseguiu garantiu o top 8 da Champions League depois de ter sido derrotado pelo Benfica por 4-2 na última jornada da competição. No final do encontro, Álvaro Arbeloa analisou o encontro na sala de imprensa:
«Evidentemente, hoje estivemos longe daquilo que queríamos ser, da dificuldade do jogo, da exigência do adversário, do ambiente, do que eles jogavam e do que nós jogávamos. Acho que não fomos capazes de estar à altura do que era necessário durante os 90 minutos. Antes de virmos para cá, sabíamos que tínhamos muito para trabalhar, muito para melhorar, e somos conscientes de que ainda há muito por fazer. Para ganhar este tipo de jogos, é preciso fazer muitas coisas bem, não apenas uma, e fazê-las durante os 90 minutos».
O treinador espanhol abordou o golo marcado por Anatoliy Trubin e explicou o risco que o Real Madrid tomou para tentar chegar ao empate:
«Não é a primeira vez que um guarda-redes me marca um golo. Evidentemente, eles tiveram de assumir um risco, jogávamos com dois jogadores a menos e também precisávamos de marcar para ficar no top 8. Eles assumiram o risco, nós também, e no fim acabaram por ganhar eles».
O técnico merengue antecipava a exigência do encontro e destacou José Mourinho:
«Não me surpreendeu de todo. Ontem disse-o nesta sala de imprensa e nas várias entrevistas que dei: a exigência do jogo ia ser muito alta. Conhecia perfeitamente o nível do adversário, o ambiente que ia haver e o treinador que estava do outro lado. Disse-o aos jogadores, mas evidentemente não consegui transmitir-lhes aquilo que queria que fizessem em campo. Quando as coisas não correm, quando a equipa está longe do nível que demos, por exemplo, em Villarreal, a responsabilidade é sempre e totalmente minha, porque não consegui que os jogadores encarassem o jogo da forma que eu queria. Quanto ao resto, isso fica entre o José e eu».
Álvaro Arbeloa assumiu a responsabilidade pelo desaire diante das águias:
«Acabei de o dizer, não sei se me ouviste. Sou responsável pela derrota, tal como fui em Albacete. Não sei se estiveste nessas duas conferências de imprensa, mas disse-o e volto a repetir: sinto-me totalmente responsável quando as coisas não correm bem e não se cumpre o objetivo que tínhamos. Não é que nos tenham eliminado da Champions. Temos dois jogos pela frente e, com o objetivo de passar à próxima fase, vamos encará-los dessa forma».
O treinador espanhol explicou as substituições efetuadas na segunda parte, com o objetivo de melhorar a qualidade da equipa:
«Foi uma decisão técnica. Precisávamos das substituições porque não queríamos que se desse a situação que aconteceu com o Raúl. Todos tinham cartões: Álvaro, Dean, Raúl, e queria proteger a equipa, porque sabia que num ataque podiam ultrapassar-nos e era preciso cometer alguma falta para travar um contra-ataque, correndo o risco de expulsão. No fim, tiraram o cartão ao Raúl e por isso foram essas as alterações. Em relação ao Jorge, tenho muita confiança nele, plena confiança no jogador que é e no contexto do jogo; para o que precisávamos, vinha muito bem. Pronto, não há mais, foram decisões puramente técnicas».
Álvaro Arbeloa admitiu que à equipa faltaram vários elementos para alcançar o triunfo no Estádio da Luz:
«Faltaram-nos muitas coisas. Foi um jogo de Champions League, a nível de Champions League, contra uma equipa que sabíamos que jogava a vida, que precisava de ganhar, que jogava diante do seu público, e que não só mostrou intensidade, como defendeu muito bem e atacou muito bem. A nós, como disse antes, não nos falta apenas uma razão. Faltaram-nos muitos argumentos futebolísticos para somar os três pontos, vencer o jogo e superar o Benfica hoje».

