Álvaro Arbeloa marcou presença esta segunda-feira na sala de imprensa do Estádio da Luz, para antever o Benfica x Real Madrid.
Álvaro Arbeloa realizou esta segunda-feira a antevisão ao encontro entre o Benfica e o Real Madrid, a contar para a primeira-mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Champions League:
«Sabemos da dificuldade de amanhã, do ambiente aqui e da exigência que isso sempre representa para nós. Temos de dar o nosso melhor para ganhar, que é o objetivo».
Álvaro Arbeloa falou ainda de José Mourinho e desejou o melhor ao treinador do Benfica.
«Se eu o convidar, será para comer. Não precisa de se sentar aí [sofá cinzento]. Vocês sabem que somos bons amigos, que nos desejamos o melhor e que temos uma ótima relação».
«Como acabei de responder, só posso dizer que desejo sempre o melhor para o José. Que o meu objetivo é eliminar o Benfica, evidentemente, e depois, que ele possa ganhar tudo. E a partir daí, desejo-lhe o melhor».
O treinador recusou-se a assumir percentagens na melhoria exibicional do Real Madrid e falou no discurso para com os jogadores.
«Não sei… não penso em percentagens. Desde que cheguei, tenho visto uma predisposição muito boa de todos os jogadores e isso tem sido fundamental. No futebol, é muito mais fácil ser treinador do que jogador, porque é mais fácil dizer o que tem de ser feito do que fazê-lo. Por isso, grande parte do mérito deve ser dos jogadores. Do seu esforço e trabalho. Os bons resultados chegam graças aos 20-25 que temos e que preparam cada jogo como se fosse uma final. E com essa mentalidade, essa exigência, estão a chegar bons resultados. Mas temos a confiança de que podemos ir mais longe».
«Será futebolístico, como sempre. Para ganhar, teremos de jogar muito bem futebol e, para isso, é preciso fazer muitas coisas bem. Teremos de defender bem, atacar bem. Estar concentrados nas jogadas de bola parada. E fazer um jogo muito completo durante 90 minutos».
Álvaro Arbeloa antecipou ainda o Benfica e rejeitou a ideia de vingança pela derrota em janeiro (4-2).
«Um Benfica, evidentemente, com mais possibilidades individuais. Mas a sua alma será muito semelhante à de há três semanas. Eles têm um líder que marca o caminho, a forma de jogar e competir. A partir daí, há pequenas nuances. Mas será um jogo muito competitivo, difícil. E temos de estar preparados».
«Não, não, não. Pensamos sempre em ganhar. O nosso objetivo não é apenas eliminar o Benfica, mas ganhar a Champions. Passar a eliminatória não é uma vingança, mas um objetivo».
O treinador espanhol confessou ter sido bem recebido no Real Madrid e voltou a elogiar José Mourinho.
«Fui muito bem recebido desde o primeiro dia. O objetivo é o mesmo: trabalhar e ganhar. A predisposição para me receber foi máxima. É evidente que não estamos juntos há muito tempo, mas não posso pedir mais do que que continuem com a mesma atitude».
«Não, não acho que ele possa me surpreender; sei perfeitamente do que ele é capaz. Já disse aqui que não importava se eles apresentassem a equipa da Youth League, porque a intensidade seria máxima. Amanhã… mais do mesmo. Eles são capazes de jogar ainda melhor e temos de estar preparados para isso. Todos temos de ter claro o que temos pela frente».
Álvaro Arbeloa recusou-se a comparar o jogo com a derrota na fase de liga e abordou a nova versão do Real Madrid com quatro médios.
«Para nós, é um jogo novo, não pensamos em mais nada. É um jogo novo… e queremos ter um grande desempenho. Não há outro objetivo além de vencer».
«Viemos de Villarreal… e nesse dia jogámos sem esse sistema. O objetivo é ser sempre sólido. Hoje em dia, é muito difícil jogar bem futebol se não se for sólido, compacto e não se souber pressionar bem na frente. E para fazer tudo isso, é preciso muita concentração, trabalhar e treinar muito. Valverde, Camavinga, Tchouameni e Güler estão a fazer um excelente trabalho e não tenho de os descobrir agora. Estão a fazer bem, como todos. Quando uma equipa é sólida, é pelo trabalho de dez jogadores».
Álvaro Arbeloa não desvendou o mistério sobre o regresso de Kylian Mbappé e concluiu com umas palavras sobre o regresso de José Mourinho ao Santiago Bernabéu.
«Ele está aqui, veio connosco. Vai treinar. E… amanhã vocês verão se ele joga ou não».
«Ele será recebido com uma grande ovação, porque os adeptos do Real Madrid estão cientes de tudo o que ele fez pelo clube, que foi dar tudo e um pouco mais. Por isso, tenho a certeza de que ele será recebido com uma grande ovação».
O Benfica x Real Madrid joga-se esta terça-feira, dia 17 de fevereiro. O jogo tem apito inicial marcado para as 20h.

