O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Álvaro Magalhães falou em exclusivo sobre o futebol nacional e o seu futuro.
Álvaro Magalhães é uma das figuras do futebol nacional que está presente no Portugal Football Summit. O técnico falou em exclusivo com o Bola na Rede, onde elogiou a chegada de José Mourinho e mostrou-se pronto para um novo desafio.
Bola na Rede: Estamos na oitava jornada da Primeira Liga. Como é que avalia o campeonato até ao momento?
Álvaro Magalhães: É um pouco desequilibrado em relação a certas equipas. Houve algum investimento de várias equipas. O campeonato está a ser bastante competitivo. Há uma equipa que me está a surpreender, o Gil Vicente. É normal que existe sempre uma surpresa no começo dos campeonatos. Não lutam pelo título, mas surgem nos primeiros lugares. Nos três grandes, há um equilíbrio grande. Sporting e FC Porto estão um pouco acima do Benfica. O Benfica não perdeu jogos, mas empatou com equipas que deveria ter vencido. Assim sendo, estão com quatro pontos de atraso em relação aos outros dois. Ainda assim, sinto que a competitividade ainda podia ser maior.
Bola na Rede: Como é que se pode melhorar esse aspeto?
Álvaro Magalhães: Trabalhando, escolhendo bem as pessoas para as equipas. Alguns jogadores estrangeiros ainda se estão adaptar, quando se paga caro. Não têm que se adaptar, mas têm que chegar e jogar mais. Estão a tentar demonstrar ainda um valor que nós pensamos que o têm. Mas isto é normal. Há equipas melhores neste momento e outras estão a progredir. Num momento para o outro tudo pode mudar.
Bola na Rede: O Álvaro Magalhães passou pelo Benfica com várias funções. Como viu a chegada de José Mourinho?
Álvaro Magalhães: Eu sou suspeito, já tinha trabalhado com ele no Estrela da Amadora, quando ele era adjunto principal do Manuel Fernandes. Vejo como uma chegada positiva. Vai obrigar no fundo a haver mais competitividade. É um treinador com experiência e isso é fundamental. Devem apostar mais na experiência. Não é que os mais jovens não mereçam oportunidades. Ele vai dar a tal experiência. É um treinador que gosta de ganhar e as equipas assim preparam-se para não perder. Isso obriga a que o FC Porto e o Sporting estejam mais atentos. Espero que assim seja. O Benfica está um pouco abaixo devido aos dois empates com equipas que não lutam pelo título.
Bola na Rede: Estamos na Cidade do Futebol e Portugal vai realizar dois jogos para a qualificação para o Mundial. Qual a avaliação que faz sobre as hipóteses da seleção em 2026?
Álvaro Magalhães: Nós pensamos sempre positivo. Acho que Portugal tem todas as condições para fazer um bom campeonato. Tem valores individuais e coletivos que permite dizer isto. Há que fazer uma boa preparação. Não é por falta de condições que os jogadores não vão ganhar. A Federação, o presidente e a estrutura dão condições ótimas. Têm tudo para que possam triunfar. Ainda assim, temos que pensar que do outro lado há seleções de nível mundial, com jogadores fantásticos. A sorte também tem que estar do nosso lado, mas ela procura-se.
Bola na Rede: O Álvaro Magalhães é do interior do país e somos os dois da Beira Alta. Passou pelo Tondela, que regressou à Primeira Liga. Qual a avaliação do começo de temporada do clube?
Álvaro Magalhães: Estive com o presidente na segunda-feira. Perguntei-lhe o que estava a passar. É um começo de temporada muito irregular e perdeu muitos pontos. Claro que se continuar assim no fundo as coisas vãos e complicar domingo a domingo. Pensava que o Tondela tivesse mais pontos nesta altura e tem que recuperar rapidamente. Quandos e está no fundo, é difícil sair de lá. Espero que façam um bom campeonato. Eu gostei muito de trabalhar lá, os adeptos são fantásticos. Sei o quanto as pessoas são apaixonadas pelo jogo e pelo seu clube.
Bola na Rede: Fazem falta estas equipas do interior ao nosso campeonato?
Álvaro Magalhães: Claro, o interior tem todas as condições. É do interior que vêm os melhores jogadores e treinadores. Quem nasceu no interior tem competência e qualidade para triunfar. Isto vê-se no futebol e em outras modalidades. Espero que o Tondela se mantenha. O interior merece mais equipas na Primeira Liga.
Bola na Rede: Ainda está aberto a um regresso como treinador principal? Ou esse capítulo está encerrado?
Álvaro Magalhães: Está em aberto. As pessoas que estão perto de mim sabem porque é que eu parei durante os últimos anos. Tem que surgir a oportunidade que me dê vontade de treinar, o projeto certo, com condições boas para podermos trabalhar. Estou apto, disponível e pronto. Tenho todas as condições para pegar numa equipa e trabalhá-la para chegar ao sucesso. Foi assim que aconteceu na minha carreira. Tive sempre sucesso como jogador e como treinador. Tenho todas as condições para voltar.
O Bola na Rede está na Cidade do Futebol para acompanhar o Portugal Football Summit. Acompanha tudo sobre o evento.