Pedro Pinto de Souto assumiu que o Sporting deveria retirar-se da Taça de Portugal, depois do ocorrido na partida frente ao Santa Clara.
Pedro Pinto de Souto, candidato às eleições do Sporting em 2009 (que mais tarde retirou da corrida com a candidatura de José Eduardo Bettencourt, que acabou por vencer o ato eleitoral), assumiu que os leões se deviam retirar da presente edição da Taça de Portugal.
Na partida frente aos açorianos, o Sporting beneficiou de uma grande penalidade que tem sido bastante contestada e Pedro Pinto de Souto admitiu que Frederico Varandas tem uma oportunidade de mostrar que o emblema de Alvalade é íntegro:
«Carta aberta a Frederico Varandas
O que vimos ontem reflecte as nossas revoltas antigas, as desonras que passámos, as tristezas das derrotas injustas, os insultos em surdina durante acentuados jejuns de vitórias e troféus com o domínio das instituições de que fomos vítimas correntes.
Sou o sócio 1131 desde 17.10.1962.
E tenho vergonha de ganhar assim. Os sportinguistas não ganham assim, mesmo tendo sido prejudicados anos e anos. Não, a teoria do ladrão que rouba a ladrão tem 100 de perdão nunca se pode transformar num valor. Não é isso que ensinamos aos nossos filhos nem que queremos um dia prestar contas noutra vida.
Tem o presidente FV a oportunidade clara de brilhar pela integridade. Tenha o custo que tiver financeiro ou desportivo, temos agora o nosso momento de exemplo e futuro do nosso sporting. Sim, sair desta competição da taça, não continuar e comparecer nos quartos de final. Seja qual for o preço, ganhámos o nosso momento. Ser diferentes. Haverá muitas taças no futuro. Coragem, como tantos anos a tivemos que ter para nunca largar este clube.
Cumprimentos,
Pedro Pinto do Souto».

