📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Antigo diretor de comunicação do Benfica critica Assembleia Geral e defende Luís Filipe Vieira: «“Salvou” o Clube»

- Advertisement -

João Gabriel, antigo diretor de comunicação do Benfica, deixou elogios a Luís Filipe Vieira. Mensagem após a Assembleia Geral.

Foi através da rede social LinkedIn que João Gabriel, antigo diretor de comunicação do Benfica entre 2008 e 2016 deixou a sua opinião relativamente à Assembleia Geral do Benfica, que terminou com o chumbo do orçamento para a próxima época.

João Gabriel criticou os pedidos para antecipação das eleições e reforçou que o chumbo do orçamento foi operacionalizado por apenas 1% dos votos. A expulsão de Luís Filipe Vieira de sócio também foi abordada pelo antigo dirigente, que deixou críticas aos sócios e defendeu o antigo presidente do Benfica.

Eis a mensagem de João Gabriel na íntegra:

«A pequenez, a ingratidão e a amnésia de alguns na AG de ontem

Em democracia, só os votos decidem, e há no SL Benfica mais de 115 mil sócios com capacidade eleitoral. Ontem estiveram mil sócios na Assembleia Geral do Benfica. O que significa que, apesar das críticas, das vaias e das várias vezes que se ouviu a palavra “demissão”, esses mil sócios representam menos de 1% do universo eleitoral do Clube! Antecipar eleições respondia às preocupações da oposição? Creio que não. Nenhuma nova direção conseguiria tomar posse antes de Julho — demasiado tarde! Eleições em outubro, num cenário em que pode haver mudança de direção, também não são o ideal, mas como não há cenários perfeitos, é aquilo que teremos.

Alguém voltou ontem a reclamar – como já o fizeram em AG’s anteriores – a expulsão de Luís Filipe Vieira. Rui Costa respondeu que o assunto está no departamento jurídico. A minha pergunta é: porquê? Que haja sócios sem memória até posso entender; que a Direção do Benfica – nomeadamente esta – padeça de amnésia é mais difícil de aceitar.

Luís Filipe Vieira cometeu muitos erros, sem dúvida. O principal, no meu entender, foi querer baixar a dívida do Clube no ano em que deveria ter investido para ganhar o penta. Mas, sem ele, nenhum dos mil sócios que ontem foram à Assembleia Geral teria estado naquele pavilhão — ou possivelmente em nenhum outro —, porque o Benfica seria bem diferente… para pior! Vieira “salvou” o Clube, e o “salvou” aqui não é figurado — é literal.

Não me lembro de Vieira ter sido condenado em qualquer dos processos que envolvem o seu nome, razão pela qual não entendo sequer que o departamento jurídico do Clube seja chamado à liça. A ingratidão é um dos piores defeitos do ser humano e, já que esta Direção perdeu tanta coisa neste mandato, era legítimo esperar — no mínimo — que não tivesse perdido a memória.

Não sei se Vieira se irá ou não candidatar à presidência do Clube — preferia que não o fizesse —, mas é livre de o fazer. Equacionar, sequer, a hipótese de expulsar Vieira é mesquinho e revela apenas a pequenez de quem alimenta tal cenário.

Sei também que preferia que o Benfica tivesse apoiado Nuno Lobo para a FPF, em vez de apoiar Proença. Provavelmente Proença teria ganho na mesma, mas não teríamos ficado do lado errado da história! Nenhum projecto está dissociado da pessoa que o lidera. Rui Costa pelos vistos não o sabe!

Não vou comentar mais nenhum dos muitos outros temas abordados pelo Presidente Rui Costa na AG, mas há um aparte — e apenas um — que nem o melhor argumentista de ficção se lembraria, e não resisto a mencioná-lo.

Ficcionar é inventar, mas até os profissionais dessa arte sabem que não podem exagerar. Afirmar que o discurso de Nuno Lobo foi escrito por Vieira só pode ser entendido como uma tentativa de ofensa grave a Nuno Lobo. Se há coisa que todos sabemos, é que escrita não é — como nunca foi — o forte de Vieira, como não é o de Rui Costa. Quanto ao resto, que venha Outubro!

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Da reforma ao futebol de 7: Fábio Coentrão vai jogar na Kings League

O ex-internacional português, Fábio Coentrão, é a mais recente adição da liga de futebol de 7 organizada por Gerard Piqué, a Kings League.

Chicago Fire aciona opção de compra e André Franco deixa FC Porto em definitivo: eis os detalhes do negócio

O Chicago Fire confirmou a contratação a título definitivo de André Franco, que deixa assim o FC Porto. Confere os detalhes da transferência.

Presidente do Nápoles chama «um lixo» ao estádio do próprio clube

O Presidente do Nápoles, Aurelio De Laurentiis, criticou as condições do próprio estádio, culpando o modelo de gestão imposto pela cidade.

Feirense e Farense empatam no duelo de abertura da jornada 11 da Segunda Liga

O Feirense e Farense não foram além de um empate a zero no encontro de abertura da 11ª. jornada da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Proença reúne com presidente da APAF em encontro de urgência

Pedro Proença, presidente da FPF, e José Borges, presidente da APAF, reuniram-se para discutir o ambiente em torno dos árbitros no futebol português.

Al Najma de Mário Silva cai com estrondo com o Al Hilal com golo de Rúben Neves, Pedro Emanuel bate Paulo Sérgio e José...

A Liga da Arábia Saudita teve vários confrontos com treinadores portugueses nesta sexta-feira. Em destaque, o desaire do Al Najma de Mário Silva frente ao Al Hilal.

Mudança de regra na Liga Saudita: Al Nassr posiciona-se contra

O Al Nassr criticou as possíveis mudanças de regras de jogadores estrangeiros sub-21, em comunicado oficial, esta sexta-feira.