Arrigo Sacchi arrasa AC Milan e defende Sérgio Conceição: «É o menos culpado de todos»

Arrigo Sacchi analisou a temporada do AC Milan. Histórico treinador defendeu Sérgio Conceição, que vai deixar clube em breve.

Arrigo Sacchi prestou declarações à Gazetta dello Sport. O histórico treinador italiano deixou várias criticas ao momento do AC Milan, tendo começado por abordar a final da Taça de Itália perdida para o Bolonha.

«Ver o Milan tão maltratado deixa-me muito triste, porque estou ligado àquele ambiente, aos adeptos, àquelas cores. Ao ver a final da Taça de Itália, merecidamente perdida para o Bolonha, tive a confirmação do que tenho vindo a pensar desde o início desta época: o Milan não é uma equipa, e não é uma equipa por algumas razões específicas. Enumero quatro, por ordem de importância».

«O clube está em primeiro lugar, mesmo antes do treinador e dos jogadores. Porque, com a sua história, a sua visão e o seu estilo, tem de mostrar o caminho a seguir. Parece-lhe que o Milan de hoje, enquanto clube, tem uma visão? Parece-me que não. Fazemo-lo por tentativa e erro e, ao fazê-lo, acabamos por bater na parede», destacou a falta de visão do AC Milan.

Arrigo Sacchi falou sobre as escolhas do AC Milan para o cargo de treinador, desde Paulo Fonseca a Sérgio Conceição:

«A escolha do treinador, no início da época, é fundamental, porque o treinador deve estar em sintonia com os programas do clube. O AC Milan, por seu lado, começou por pensar em contratar um, o espanhol Lopetegui, no verão passado, e depois, dado que os adeptos estavam zangados por não ser um nome à altura do clube, recorreu ao português Paulo Fonseca».

«Os dirigentes que fizeram esta escolha cometeram um grande erro e depois, a meio da época, acharam melhor voltar atrás na decisão e entregar o banco a Sérgio Conceição, que, na minha opinião, é o menos culpado de todos, porque se viu a trabalhar no caos geral. E, no final, veremos que será ele a pagar, porque esta é uma velha (e absurda) lei do futebol: tira-se o treinador, para se resolverem as coisas. Mas como é que se resolve as coisas, se no topo estão sempre as mesmas pessoas que cometeram erros no início da época?», completou.

Arrigo Sacchi apontou depois a terceira razão para explicar o momento do AC Milan:

«O Milan é um conjunto de jogadores escolhidos ao acaso. Não discuto as suas qualidades técnicas individuais, embora o pudesse fazer: o problema é que não são elementos capazes de formar uma equipa. Vai-se comprar ao estrangeiro e, francamente, não percebo a razão, os jogadores vêm de experiências e culturas diferentes, há que tentar amalgamá-los, mas como é possível dar um estilo desta forma?».

«Quando se vai comprar jogadores é preciso ter muito cuidado, senão corre-se o risco de gastar muito dinheiro e ter elementos que não contribuem positivamente para a causa. Antes de comprar o Rijkaard, mandei um homem da minha confiança segui-lo durante os treinos e no relatório que recebi também estava escrito o que ele comia, a que horas se levantava e quem eram os seus amigos. Será que estas coisas estão a ser feitas agora? Parece que não, a julgar pelo que se vê no terreno. Depois, cometem-se erros e há que corrigi-los. Porque ver o Milan ainda em tão mau estado, para um amante como eu, é realmente insuportável», concluiu, pedindo mais critério na hora de contratar jogadores.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Hemir perto de regressar a Portugal pela porta do Estrela da Amadora

Luis Hemir está perto de reforçar o Estrela da Amadora. O avançado vai assim regressar a Portugal pelas portas da Reboleira. O avançado ainda pertence aos quadros do Sunderland.

Ainda falta calibrar | Académico de Viseu 0-0 Paços de Ferreira

Este duelo prometia à partida perceber como reagiriam as equipas aos desaires sofridos na jornada inaugural da 2.ª Liga.

Já é conhecido o árbitro para o Fenerbahçe x Benfica na Champions League

O Benfica vai enfrentar esta quarta-feira o Fenerbahçe no playoff da Champions League. UEFA revela equipa de arbitragem.

Atenção, Benfica: Fenerbahçe avança por médio da Premier League que é desejado por José Mourinho

O Fenerbahçe quer contratar Edson Álvarez ao West Ham, da Premier League. José Mourinho muito interessado no médio.

PUB

Mais Artigos Populares

Santa Clara vive pior arranque de sempre da Primeira Liga

O Santa Clara não começou com o pé direito na Primeira Liga 2025/26. Açorianos vivem o pior arranque de sempre da Liga.

Pedro Gonçalves ultrapassa marca no Sporting e é distinguido por Frederico Varandas

Pedro Gonçalves atinge marca especial no Sporting. Internacional português chega aos 200 jogos e é distinguido por Frederico Varandas.

Kochorashvili deixa mensagem após goleada do Sporting: «Muito feliz por fazer a minha estreia neste estádio incrível»

O Sporting goleou este domingo o Arouca por 6-0 na Primeira Liga. Kochorashvili estreou-se no Estádio de Alvalade e deixou mensagem.