Bino Maçães e a aposta dos clubes nos sub-17: «O José Neto é um bom exemplo daquilo que é o crescimento e a aposta que pode ser sustentada

- Advertisement -

Bino Maçães foi entrevistado pelo Bola na Rede. Selecionador nacional passou em revista ano dos sub-17 com vitórias no Europeu e no Mundial.

Bino Maçães concedeu uma entrevista ao Bola na Rede depois da seleção nacional sub-17 ter sido distinguida como a Equipa do Ano 2025. O treinador falou dos exemplos de aposta nos clubes e na possibilidade de ver jogadores chegar a um outro patamar em breve.

«Há jogadores com potencial e temos todos um desafio, quer nós seleções, quer nós clubes. É um desafio quebrar um bocadinho a percentagem de jogadores que passam pelas seleções e pelos clubes a chegar às equipas A, que é muito pequena. É verdade que temos lançado muita gente, mas ainda é uma percentagem pequena. Quando falamos de gerações, normalmente 10% do ano anterior chegam às equipas principais. É pouco. Este é um desafio para nós. Esta equipa é campeã da Europa e campeã do Mundo e temos de começar a colocar mais gente lá e a subir a percentagem. Isso é importante. As novas gerações que aí veem vão identificar-se mais com esta equipa, porque ganhou, e vão querer mais e acreditar também que o podem alcançar. Que isso nos leve a que haja uma percentagem bem maior de jogadores nas equipas principais. O Zé Neto é um bom exemplo daquilo que é o crescimento e a aposta que pode ser sustentada. Há mais jogadores com qualidade para o poderem fazer», começou Bino Maçães.

«Até vão achar estranho, mas vejo jogadores da nossa seleção que jogaram menos neste Europeu e neste Mundial com capacidade para jogar nas equipas principais. É verdade que há uns que vão ter de jogar mais que outros, vai ser sempre assim, mas mesmo os que não jogaram com tanta regularidade, entraram sempre bem. Também é uma avaliação minha da personalidade e do carácter do jogador. Se quando jogas 10 minutos é como quando jogas 90 pelo que metes dentro de campo, são verdadeiros valores que acho que um jogador tem de ter para chegar às equipas principais. A resiliência, o saber estar, o saber que não é o meu momento, mas vou dar mais e quero mais são importantes e não é fácil nas novas gerações. Estamos a falar de miúdos que têm tudo, não passam por dificuldade nenhuma, são titulares indiscutíveis nos clubes e depois chegam à seleção e não jogam. Como é que reagem a isso? Para mim, são fatores determinantes para chegar a patamares de grande exigência. Não vou falar em nomes, naturalmente, até porque tenho um grande respeito por todos eles e um orgulho de que já falei, mas há miúdos com muito potencial para chegarem à equipa principal a curto prazo», frisou o treinador dos sub-17.

toda a entrevista de Bino Maçães. Recorde-se que, em 2025, os sub-17 nacionais venceram o Europeu e o Mundial da categoria.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Eduardo Quaresma vai ser operado nas próximas horas: eis as novidades

Eduardo Quaresma está hospitalizado em Leiria e será operado ao maxilar esquerdo nas próximas horas. Defesa lesionou-se no Sporting x Vitória SC.

Luís Pinto responde ao Bola na Rede e explica mudanças na estratégia do Vitória SC contra o Sporting na Taça da Liga

Luís Pinto analisou o triunfo do Vitória SC frente ao Sporting por 2-1 na Taça da Liga. Técnico respondeu a questão do Bola na Rede.

Drama na Taça da Liga: Eis como o Vitória SC fez reviravolta contra o Sporting

O Vitória SC venceu o Sporting por 2-1 e apurou-se para a final da Taça da Liga. Vê os dois golos de Alioune Ndoye já nos descontos.

Atenção, Benfica: equipa da Premier League pediu informações por Lorenzo Lucca

Lorenzo Lucca está a ser pretendido pelo Benfica. O avançado também se encontra referenciado pelo Nottingham Forest.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges: «O Sporting às vezes é um caso de estudo. Tem-nos acontecido tudo»

Rui Borges já reagiu ao Sporting x Vitória SC. Leões perderam frente à equipa vitoriana e falham a final da Taça da Liga.

Luís Pinto: «A alma vitoriana esteve presente»

Luís Pinto já reagiu ao Sporting x Vitória SC. Vitorianos venceram e estão qualificados para a final da Taça da Liga.

Alioune Ndoye: «Estou mesmo feliz, vamos para a final em busca da vitória»

Alioune Ndoye reagiu ao Sporting x Vitória SC. Vitorianos venceram e estão apurados para a final da Taça da Liga.