O Villarreal x Barcelona estava previsto para decorrer nos Estados Unidos da América. La Liga confirma decisão de cancelar iniciativa.
O Villarreal x Barcelona já não vai ser jogado em Miami, confirma a La Liga. O organismo espanhol informou que tomaram a decisão de cancelar o evento nos Estados Unidos da América, na sequência da contestação gerada nas últimas semanas.
«A realização de um jogo oficial fora das nossas fronteiras teria sido um passo decisivo na expansão global da nossa competição, reforçando a presença internacional dos clubes, o posicionamento dos jogadores e a marca do futebol espanhol num mercado estratégico como é o dos Estados Unidos», refere a La Liga, depois de lamentar cancelamento da iniciativa.
O Villarreal x Barcelona estava marcado para o dia 20 de dezembro no Estádio Hard Rock, em Miami. Muitos foram os que criticaram esta iniciativa, inclusive Renato Veiga, jogador do Villarreal, afirmou preferência de jogar no estádio do respetivo clube.
Eis o comunicado da La Liga:
«A LALIGA lamenta profundamente que este projeto, que representava uma oportunidade histórica e inigualável para a internacionalização do futebol espanhol, não possa seguir em frente.
A realização de um jogo oficial fora das nossas fronteiras teria sido um passo decisivo na expansão global da nossa competição, reforçando a presença internacional dos clubes, o posicionamento dos jogadores e a marca do futebol espanhol num mercado estratégico como é o dos Estados Unidos.
O projeto cumpria integralmente a regulamentação federativa e não afetava a integridade da competição, tal como foi ratificado pelas instituições competentes que zelam pelo seu cumprimento, as quais se opunham por outras circunstâncias.
Num contexto de crescente competitividade global, em que ligas como a Premier League ou competições como a UEFA Champions League continuam a aumentar o seu alcance e capacidade de gerar recursos, iniciativas como esta são essenciais para garantir a sustentabilidade e o crescimento do futebol espanhol.
Renunciar a este tipo de oportunidades dificulta a geração de novas receitas, limita a capacidade dos clubes de investir e competir e reduz a projeção internacional de todo o ecossistema futebolístico nacional. Por fim, a LALIGA deseja agradecer aos clubes a sua disponibilidade e colaboração neste projeto, bem como o seu compromisso constante com o crescimento da competição.
Continuaremos a trabalhar, como sempre, para levar o futebol espanhol a todos os cantos do mundo, defendendo uma visão aberta, moderna e competitiva que beneficie clubes, jogadores e adeptos».