Bruno Lage responde ao Bola na Rede: «Ainda não temos tempo de trabalho com a equipa para jogar a velocidades diferentes»

O Benfica venceu o Estoril Praia por 3-0. Bruno Lage e Ian Cathro analisaram o jogo e responderam à questão do Bola na Rede.

O Benfica venceu o Estoril Praia por 3-0 e assumiu a liderança da Primeira Liga. O Bola na Rede marcou presença no encontro e, em conferência de imprensa, teve a possibilidade de colocar uma questão a Bruno Lage, treinador das águias, e outra a Ian Cathro, técnico dos canarinhos.

Bola na Rede: O Benfica tem atacado muito e construído muitos golos e lances de perigo pelo corredor lateral com as associações entre os laterais, os extremos e o médio a aproximar. Hoje muda o sistema, inverte o triângulo do meio-campo e o Benfica em vez de ter médios interiores passa a ter um duplo pivô com um jogador mais à frente, acabando por ter os jogadores mais espaçados e menos apoio deste médio no corredor lateral. Taticamente qual o impacto que esta mudança com a inversão do triângulo tem no Benfica e como vê a construção do Benfica, com demasiada velocidade e menos pensada do que poderia ser?

Bruno Lage: Quando fala do triângulo invertido, qual o terceiro homem.

Bola na Rede: Neste caso, o Akturkoglu jogou à frente do duplo pivô no meio-campo. Muitas vezes é o Florentino quem funciona como primeiro médio, com o Aursnes e o Kokçu à frente.

Bruno Lage: Não leve a mal. Nós não tentámos fazer nenhum triângulo, tentámos fazer um quadrado. Quase parece uma aula de geometria [risos]. É uma pergunta muito interessante. Se tivéssemos tempo, e você fez uma pergunta de futebol, podia mostrar como é que nós partimos o posicionamento para perceber melhor o nosso sistema. Às vezes no estádio ou a ver o jogo não se consegue ver e mesmo nós, no banco, vemos muito melhor em câmara aberta e filmado. O nosso objetivo era manter os dois laterais bem abertos, de uma forma assimétrica o Bah e o Beste, termos os dois médios e ter o Di María e o Akturkoglu por dentro. Quando se olha para a equipa pode entender-se que jogámos em 2+1, mas depois a nossa dinâmica era fazer ali um quadrado. Depois é ir ao ADN dos jogadores. Somos muito fortes em jogar de forma vertical. Na esquerda o sangue turco é quente e gostam de acelerar o jogo, na direita temos o Bah. Desculpem a expressão, ele sabe que eu o trato assim, que é um cavalo de corrida, o Di María também gosta de acelerar jogo e nós aproveitamos isso no nosso jogo para ser muito fortes nesse momento. O Fredrik [Aursnes] e o Kokçu a tempos conseguem controlar o jogo e gerir melhor o jogo. Por isso é que tenho dito que há momentos do jogo em que podemos crescer e evoluir. É nesse sentido que o vamos fazendo. Ainda não temos tempo de trabalho com a equipa para jogar a velocidades diferentes, mas por vezes vamos fazendo isso com enorme qualidade. Como foi na 2ª parte contra o Nacional em que jogámos muito bem, como foi depois do 2-0 e da entrada do Benjamim [Rollheiser] e do [Leandro] Barreiro para o Kokçu ser o 6 e ter o controlo do jogo.

Bola na Rede: Sempre que o Estoril procurou subir as linhas de pressão e pressionar mais alto, numa marcação individual, acabou por deixar espaço nas costas dos médios e dos defesas, que o Benfica conseguiu explorar. Taticamente, o que falhou nestes momentos?

Ian Cathro: Pode-se fazer a pergunta da outra maneira e ver as vezes em que os nossos médios, os nossos alas recuperaram a bola e foram lá criar perigo.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid confiante que vai fechar contratação ao Barcelona

O Atlético Madrid está a trabalhar na contratação de Clément Lenglet ao Barcelona. Defesa-central pode assim continuar em Madrid.

Ange Postecoglou deixa mensagem de despedida ao Tottenham: «Aquela noite em Bilbau foi o culminar de dois anos de trabalho árduo»

Ange Postecoglou foi demitido recentemente do comando técnico do Tottenham, depois de ter vencido a Liga Europa.

PSG com baixa de peso para o Mundial de Clubes

O PSG vai ficar privado de utilizar Ousmane Dembélé no Mundial de Clubes. O avançado francês saiu lesionado do encontro frente à Espanha.

Já se sabe quando arrancam a Primeira Liga e Segunda Liga

A Liga Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol chegaram a acordo para o arranque das competições profissionais em 2025/26.

PUB

Mais Artigos Populares

Definido o onze do ano da Segunda Liga

A Liga Portugal confirmou o onze do ano da Segunda Liga. Os últimos eleitos foram revelados neste sábado.

Roberto Martínez aponta Vitinha à Bola de Ouro: «Se não ganhar agora, tem o potencial para ganhar noutra altura»

Roberto Martínez realizou durante a manhã deste sábado a antevisão da partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações.

Pep Guardiola ‘desvaloriza’ Lamine Yamal: «É impossível haver outro Messi»

Pep Guardiola deixou elogios a Lamine Yamal, mas referiu que nunca existirá um jogador como Lionel Messi.