Bruno Lage responde ao Bola na Rede: «Ainda não temos tempo de trabalho com a equipa para jogar a velocidades diferentes»

O Benfica venceu o Estoril Praia por 3-0. Bruno Lage e Ian Cathro analisaram o jogo e responderam à questão do Bola na Rede.

O Benfica venceu o Estoril Praia por 3-0 e assumiu a liderança da Primeira Liga. O Bola na Rede marcou presença no encontro e, em conferência de imprensa, teve a possibilidade de colocar uma questão a Bruno Lage, treinador das águias, e outra a Ian Cathro, técnico dos canarinhos.

Bola na Rede: O Benfica tem atacado muito e construído muitos golos e lances de perigo pelo corredor lateral com as associações entre os laterais, os extremos e o médio a aproximar. Hoje muda o sistema, inverte o triângulo do meio-campo e o Benfica em vez de ter médios interiores passa a ter um duplo pivô com um jogador mais à frente, acabando por ter os jogadores mais espaçados e menos apoio deste médio no corredor lateral. Taticamente qual o impacto que esta mudança com a inversão do triângulo tem no Benfica e como vê a construção do Benfica, com demasiada velocidade e menos pensada do que poderia ser?

Bruno Lage: Quando fala do triângulo invertido, qual o terceiro homem.

Bola na Rede: Neste caso, o Akturkoglu jogou à frente do duplo pivô no meio-campo. Muitas vezes é o Florentino quem funciona como primeiro médio, com o Aursnes e o Kokçu à frente.

Bruno Lage: Não leve a mal. Nós não tentámos fazer nenhum triângulo, tentámos fazer um quadrado. Quase parece uma aula de geometria [risos]. É uma pergunta muito interessante. Se tivéssemos tempo, e você fez uma pergunta de futebol, podia mostrar como é que nós partimos o posicionamento para perceber melhor o nosso sistema. Às vezes no estádio ou a ver o jogo não se consegue ver e mesmo nós, no banco, vemos muito melhor em câmara aberta e filmado. O nosso objetivo era manter os dois laterais bem abertos, de uma forma assimétrica o Bah e o Beste, termos os dois médios e ter o Di María e o Akturkoglu por dentro. Quando se olha para a equipa pode entender-se que jogámos em 2+1, mas depois a nossa dinâmica era fazer ali um quadrado. Depois é ir ao ADN dos jogadores. Somos muito fortes em jogar de forma vertical. Na esquerda o sangue turco é quente e gostam de acelerar o jogo, na direita temos o Bah. Desculpem a expressão, ele sabe que eu o trato assim, que é um cavalo de corrida, o Di María também gosta de acelerar jogo e nós aproveitamos isso no nosso jogo para ser muito fortes nesse momento. O Fredrik [Aursnes] e o Kokçu a tempos conseguem controlar o jogo e gerir melhor o jogo. Por isso é que tenho dito que há momentos do jogo em que podemos crescer e evoluir. É nesse sentido que o vamos fazendo. Ainda não temos tempo de trabalho com a equipa para jogar a velocidades diferentes, mas por vezes vamos fazendo isso com enorme qualidade. Como foi na 2ª parte contra o Nacional em que jogámos muito bem, como foi depois do 2-0 e da entrada do Benjamim [Rollheiser] e do [Leandro] Barreiro para o Kokçu ser o 6 e ter o controlo do jogo.

Bola na Rede: Sempre que o Estoril procurou subir as linhas de pressão e pressionar mais alto, numa marcação individual, acabou por deixar espaço nas costas dos médios e dos defesas, que o Benfica conseguiu explorar. Taticamente, o que falhou nestes momentos?

Ian Cathro: Pode-se fazer a pergunta da outra maneira e ver as vezes em que os nossos médios, os nossos alas recuperaram a bola e foram lá criar perigo.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Ricardo Mangas marca o primeiro golo pelo Sporting e beija o símbolo

O Sporting está a vencer o Arouca por 1-0 na segunda jornada da Primeira Liga. Ricardo Mangas marcou o primeiro golo do jogo.

Imprensa inglesa não perdoa Viktor Gyokeres: «Teve um jogo muito fraco»

Viktor Gyokeres participou na vitória do Arsenal frente ao Manchester United, jogo relativo à primeira jornada da Premier League. O avançado realizou uma exibição aquém do esperado.

Rafael Obrador comenta estreia com a camisola do Benfica: «A Segunda Liga é uma prova bastante competitiva»

Rafael Obrador falou sobre a estreia em jogos oficiais com a camisola do Benfica. O jogador foi opção na equipa B. O lateral-esquerdo continua sem somar minutos à ordens de Bruno Lage.

Sporting: Ricardo Esgaio salta da convocatóia e Rui Borges aposta em jovem promessa

O Sporting enfrenta este domingo o Arouca, em jogo da segunda jornada da Primeira Liga. Ricardo Esgaio está fora da ficha de jogo. Já Diogo Travassos, jovem promessa do conjunto dos leões, integra os planos de Rui Borges.

PUB

Mais Artigos Populares

Moreirense e Braga ganham os seus jogos: Eis todos os resultados da Primeira Liga até ao momento

O Braga venceu o Alverca por 3-0 e assume à condição a liderança da Primeira Liga. Moreirense também ganhou este domingo.

FC Porto treina este domingo com destaque para a evolução física de Francisco Moura

O FC Porto treinou este domingo no Olival. Dragões preparam jogo com o Gil Vicente e Francisco Moura já treina de forma condicionada.

Eis os onzes iniciais para o Sporting x Arouca da segunda jornada da Primeira Liga

Já são conhecidos os onzes iniciais para o Sporting x Arouca. O encontro é referente à segunda jornada da Primeira Liga.