📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Campeonato Nacional de Futsal 2024/25: o olhar de João Santos sobre a temporada

- Advertisement -

João Santos, treinador de futsal de 32 anos, natural de São Pedro do Sul, fez uma análise à temporada 2024/25 do Campeonato Nacional de Futsal. Em conversa com o Bola na Rede, o técnico destacou a conquista do título por parte do Benfica, que impediu o pentacampeonato do Sporting, o desinvestimento do Braga e a entrada do FC Porto na modalidade.

João Santos, recentemente distinguido como o melhor treinador da 2.ª Divisão Nacional Sub-19, após garantir a promoção do Módicus à Primeira Divisão, analisou a temporada 2024/25 do Campeonato Nacional de Futsal. O técnico de 32 anos começou por destacar a conquista do título de campeão nacional por parte do Benfica:

«Não esperava este desfecho. Tinha falado com o Cassiano e disse-lhe que ele era a pessoa certa para sermos campeões. Sou benfiquista assumido e não tenho problema em dizê-lo. Disse-lhe: ‘Tu és o homem certo. Acredite que vai dar certo.’ E ele acreditou, não por causa da nossa conversa, mas porque é um homem decidido, um excelente treinador. O que o Benfica alcançou é fruto das ideias dele. Chegou com uma mentalidade nova, um sistema de jogo diferente e uma abordagem defensiva distinta. Foi fiel aos seus princípios desde o primeiro dia e, no fim, venceu. O Benfica x Sporting é sempre imprevisível, mas estávamos habituados a ver o Sporting sorrir no final. Do outro lado está o Nuno Dias, um treinador de topo, dos melhores do mundo. Mas o Cassiano chegou, viu e venceu. Fez um trabalho incrível, com um plantel jovem e vários atletas da formação. Mereceu. Foi mais uma final à altura do que é habitual nestes duelos. Já nos habituámos a esse nível. Para mim, é a melhor final do mundo e espero que continue a ser durante muitos anos».

João Santos avaliou a temporada do Braga, o desinvestimento no plantel e as condições atuais dos bracarenses:

«Este ano, o Braga caiu um pouco. Notou-se desinvestimento e saídas importantes, como a do Alann Guilherme para o Sporting. Quando se perde um jogador de referência para um rival direto, isso tem impacto, não só pelo reforço que o Sporting ganha, mas pelo enfraquecimento do Braga. O clube tem excelentes condições. Já joguei no pavilhão e fiquei impressionado. Só a entrada já impõe respeito: ‘Bem-vindo, guerreiros’, o símbolo no chão… Um ginásio com equipamentos de alto rendimento. Só que o Benfica e o Sporting dispõe dessas condições criadas há mais tempo. E são equipas com outro carisma, com outra história dentro do nosso futsal».

Quanto ao impacto da perda do título do Sporting, o técnico de 32 anos acredita que o desfecho pode funcionar como estímulo:

«É possível que pese, mas também pode ter o efeito contrário. Quando nos tiram algo, pode surgir ainda mais vontade de o recuperar. Tudo depende de como se reage à queda: ou nos levantamos ou ficamos no chão a lamentar. Se o Sporting quiser levantar-se e correr atrás do que tem conquistado nos últimos anos, acredito que teremos mais um grande campeonato. Há outras equipas a crescer. Os Leões de Porto Salvo estão a reforçar-se bem. A Quinta dos Lombos tem agora o Alcides Lopes, um treinador que conheço bem, com um trabalho de grande qualidade. Já é uma referência, e acredito que será ainda mais relevante a nível nacional. Quando esteve no Centro Social de São João, alcançou resultados surpreendentes. Mesmo depois de perder jogadores para o Dínamo Sanjoanense e outras equipas da Primeira Liga, conseguiu sempre colmatar essas saídas com jovens da formação. Acredito que mais equipas vão surgir, roubar pontos aos grandes e até lutar pelo título. Mas o Sporting vai dar resposta à altura. Tem um ego ferido e vai querer reagir. Não acredito que vá acusar o golpe».

Sporting Benfica jogadores Futsal
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Sobre a possível transição geracional no Sporting, João Santos considera que não se trata do fim de um ciclo, mas sim de uma renovação:

«O Sporting tem uma formação fantástica. Já saíram de lá grandes jogadores, e há outros que estão agora a aparecer. Têm vários atletas jovens que fizeram um excelente campeonato este ano, e que certamente farão ainda melhor na próxima época. Além disso, o Sporting tem feito boas contratações. Por isso, não acho que seja o fim de um ciclo. Acho que é, antes, uma renovação da geração que lá esteve. Um renovar, não um fim. E isso é necessário. Temos o exemplo do Pany Varela, que voltou ao Benfica. É um jogador com 36 anos, mas vai chegar ali e vai dar aquilo a que já nos habituou a nível nacional: uma grande intensidade, é um jogador fogaz, rápido, intenso, com uma capacidade de remate acima da média. Por isso, acredito que ambas as equipas vão investir bem e colmatar as saídas dos seus plantéis de forma inteligente. E acho que vamos ter mais um ano de futsal de topo no nosso país. O nosso futsal está a crescer cada vez mais. E acredito que outras equipas vão entrar na luta. Tenho essa ideia, esse feeling… e acho mesmo que isso vai acontecer».

O técnico português considera que a futura entrada do FC Porto nas competições séniores será benéfica para o crescimento do futsal nacional:

«Quanto à entrada do Porto em seniores acredito que, em cinco anos, cheguem à Primeira Liga. Pode haver um ou dois anos em que tropecem porque futsal é futsal, e será sempre futsal, se não adulterarem a modalidade, mas a perspetiva do Porto é subir de forma galopante até ao topo. E acho que isso é necessário para o crescimento da modalidade, até a nível económico. Para trazer mais negócio, mais investimento. E isso é algo de que o futsal precisa. Com o Porto, vamos passar a ter quatro equipas de topo: Porto, Braga, Sporting e Benfica, daqui a cinco ou seis anos, é o que se perspetiva. Depois, claro, haverá outras equipas que também já são clássicos: Quinta dos Lombos, Leões de Porto Salvo, Ferreira do Zêzere, Caxinas…. Aliás, o Caxinas, se calhar, vai ser a equipa que mais vai ser prejudicada com esta entrada do Porto, tanto a nível distrital como nacional. Porque, até aqui, quem mandava no distrito do Porto era o Caxinas. Agora, com o Porto a entrar, isso vai mudar. Temos também o Rio Ave, o Famalicão, que são projetos interessantes e com bons investimentos que subiram agora à Primeira Divisão. Eu acompanhei isso de perto. Mas a entrada do Porto, para mim, vai ser muito boa para o futsal. É necessária. Já se fala disso há anos: o Porto tem de ter futsal, tem de estar nas modalidades. É preciso haver essa rivalidade entre Benfica, Sporting e Porto. Isso só faz crescer o espetáculo e a modalidade».

No balanço final, João Santos destacou os Leões de Porto Salvo como a equipa que mais o surpreendeu:

«Para mim, foi mesmo os Leões de Porto Salvo. O Cláudio Moreira fez um trabalho incrível. Ele nem sequer teve os reforços que queria no início da época, e mesmo assim conseguiu construir uma equipa muito competitiva. Acabaram por descobrir dois miúdos na formação, o que mostra bem o trabalho que está a ser feito ali. Temos o exemplo de uma estrutura que aposta verdadeiramente na formação e na transição dos jovens: os Leões de Porto Salvo têm uma equipa B a competir na 2.ª Divisão Nacional o que, no fundo, funciona como uma espécie de Sub-23. É uma forma de os miúdos que saem dos Sub-19 não darem logo aquele ‘salto’ repentino para os seniores. Ali, eles têm três, quatro anos em que podem crescer com calma, adaptar-se melhor e desenvolver-se. E essa equipa B tem mesmo o objetivo de competir ao mais alto nível possível, dentro do que é permitido, neste caso, a 2.ª Divisão. E permite também ir buscar jogadores diretamente para a equipa principal. Foi isso que aconteceu este ano. Foram buscar dois ou três jogadores da equipa B para os seniores, e o Cláudio conseguiu fazer um trabalho fantástico. Foi, sem dúvida, uma das grandes surpresas  e pela positiva».

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e trabalha atualmente na área do jornalismo desportivo. Apaixonado pelo mundo do desporto, tem no futebol a sua principal área de interesse e análise.

Subscreve!

Artigos Populares

Académica travada pelo 1° Dezembro e pelo 1° minuto: eis os resultados do dia da Liga 3

A Académica empatou 1-1 com o 1.º Dezembro para a jornada 10 da Liga 3. Fica com todos os resultados do dia.

Terramoto precoce: estrelas do Al Ittihad em conflito com Sérgio Conceição e a atmosfera no plantel é de cortar à faca

O Al Ittihad atravessa um período turbulento e Sérgio Conceição não é nome consensual. Estrelas do clube confusas com abordagem do treinador.

Mais de 91 mil sócios do Benfica já votaram nas eleições dos encarnados

91.205 sócios votaram nas eleições do Benfica. 2.ª volta das eleições presidenciais coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.

Banho de golos acaba série de vitórias bracarenses na Europa | Braga 3-4 Genk

O Braga teve na, passada quinta-feira, oportunidade de manter o registo perfeito na Europa League, mas teve a festa estragada pelo Genk.

PUB

Mais Artigos Populares

Vizela no pódio após vitória frente ao Benfica B e Penafiel empata na receção ao Sporting B: eis os resultados deste sábado na Segunda...

Este sábado, na 11.ª ronda da Segunda Liga, o Vizela venceu na visita ao Benfica B por 2-1 e o Sporting B empatou a uma bola em Penafiel.

Balde de água fria nos Açores: Vinícius Lopes dá vantagem ao Santa Clara frente ao Sporting

Vinícius Lopes abriu o marcador aos 5 minutos, na 11.ª jornada da Primeira Liga, que põe o Sporting e o Santa Clara frente-a-frente.

Antevisão GP Brasil: Lando Norris tem um excelente sábado

Lando Norris parecia intocável na qualificação para o GP do Brasil. O líder do Campeonato Mundial conquistou a pole position em São Paulo.