João Marecos, candidato a vice-presidente da MAG da lista de João Noronha Lopes, acusou Rui Costa de enviar aos presidentes das casas do Benfica uma mensagem de propaganda eleitoral.
O candidato a vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da lista de João Noronha Lopes, João Marecos, criticou Rui Costa por alegadamente ter enviado uma mensagem de propaganda eleitoral aos presidentes das Casas do Benfica:
«Nas primeiras horas da madrugada do dia de hoje a candidatura encabeçada pelo presidente Rui Costa enviou aos presidentes das Casas do Benfica uma mensagem com teor claramente de propaganda eleitoral. Foi com estupefação, porque nem há 24 horas o presidente da MAG fez apelo às duas listas pedindo que se abstivessem de fazer comunicados desse género e nem 24 horas depois, a lista G, que é também a lista do presidente da Mesa, viola esse pedido de forma que não estávamos à espera. Recordo que há duas semanas se rasgaram as vestes por causa de uma comunicação que foi dirigida a sócios que subscreveram essa comunicação», começou por dizer.
«Hoje isto não acontece, foram enviados aos presidentes das Casas do Benfica que, relembro, têm papel importante a cumprir no dia de hoje. O ato eleitoral decorre nas Casas do Benfica, que são lideradas pelos seus presidentes, que lideram a secção de voto em alguns casos. Enviar uma mensagem no próprio dia da eleições a pessoas que estão a cumprir a integridade do ato eleitoral é particularmente grave».
«A mensagem de Rui Costa era de dois minutos e meio, onde lembrava o papel de alegada proximidade, a lamentar-se dessa falta de proximidade e a relembrar as promessas que tem em matérias de Casas do Benfica e num apelo claro ao voto».
«A indicação que temos é que essa mensagem foi recebida durante a madrugada. Os presidentes das Casas do Benfica, apesar de poderem legitimamente apoiar candidatos, têm um papel a cumprir de garante da integridade das eleições. Há presidentes de mesa que estão a contactar sócios do Benfica para virem votar. Conhecem os sócios que frequentam as casas, estão numa posição invejável para apelar ao voto».
«Ficaria muito surpreendido que o Benfica que há duas semanas promoveu queixas relativamente à nossa campanha, agora não mantivesse a mesma bitola perante algo que consideramos muito mais grave. Estamos à espera que o Benfica reaja contra isto».
«O presidente da MAG não deve ter visto o vídeo. Termina com o apelo ao voto na lista G. Se o Benfica não der nenhuma explicação fica demonstrado que há um critério para uma lista diferente da outra lista. Isto ilustra algo que estamos a dizer há muito tempo: a montanha que é preciso escalar para ganhar umas eleições a um incumbente do Benfica é muito alta, espinhosa e difícil».
«O assunto não nasce por ter sido enviado esta madrugada, mas sim ao destinatário dos vídeos. Foram enviados para pessoas que têm de manter a integridade do ato eleitoral».
Confere as declarações da lista de Rui Costa, em resposta às acusações de João Marecos.

