📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Catarina Campos defende arbitragem: «Temos, em média, 200 ou mais decisões por jogo. Dessas 200 ou mais, cerca de 97% acertamos»

- Advertisement -

Catarina Campos foi a mais recente entrevistada pelo Bola na Rede. Árbitra falou dos desafios e percurso da arbitragem feminina.

Catarina Campos falou com o Bola na Rede sobre os desafios e caminhos da arbitragem feminina. A árbitra refletiu sobre a cultura desportiva em Portugal e sobre a forma como o trabalho do árbitro é colocado em análise.

«Efetivamente, a cultura desportiva não afeta só os árbitros, mas tudo. A nossa forma de viver o futebol em Portugal é sempre muito efusiva, muito intensa. Quando isso mexe com questões de segurança, quando envolve confrontos, conflitos, agressões a árbitros que acontecem muito frequentemente nos campeonatos distritais também por falta de policiamento estrutural, num nível que a arbitragem não pode controlar, agrava-se. É importante que algo seja feito e que seja pensado para haver maior tolerância e respeito pelo papel do árbitro. Que as pessoas percebam de uma vez por todas que estamos lá dentro para dar o nosso melhor. Gostamos realmente daquilo que fazemos e queremos ser o mais comprometidos e competentes dentro de campo. Ninguém mais do que o árbitro quer acertar no jogo. Assisti à conferência do presidente do Comité de Arbitragem da UEFA, o [Roberto] Rosetti, que dizia exatamente isso. O árbitro é o decisor e temos, em média, 200 ou mais decisões por jogo. Dessas 200 ou mais, cerca de 97% acertamos. Quando cometemos um erro, as pessoas só conseguem ver e focar-se nesse erro e acham sempre que tem algo premeditado e parcial. É preciso, de uma vez por todas, que se consiga assumir e aceitar que o árbitro é um ser humano como qualquer outro e que erra como qualquer outro», frisou Catarina Campos, que apontou uma melhoria.

«É importante fazer-se, com urgência, o reconhecimento da carreira do árbitro como uma profissão e que se possam dar condições de trabalho eficazes aos árbitros. Estou a falar dos escalões mais baixos, porque aos níveis mais altos já há condições, mas não há ainda um contrato efetivo de trabalho. Será importante investir-se nisso para o futuro», destacou a árbitra.

Lê a entrevista de Catarina Campos na íntegra.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, FC Porto: Vasco da Gama rejeita oferta de 30 milhões de euros por alvo dos dragões

O Vasco da Gama rejeitou uma oferta de 30 milhões de euros por Rayan. O avançado brasileiro foi alvo do FC Porto.

Swansea de Vítor Matos derrota Wrexham e regressa às vitórias no Championship

O Swansea de Vítor Matos derrotou o Wrexham por 2-1. Encontro referente à 22.ª jornada do Championship.

Continua a polémica da grande penalidade no Santa Clara x Sporting: o que estava a ver Rui Borges no tablet?

Rui Borges ficou atento ao tablet, enquanto João Pinheiro comunicava com o VAR, avaliando-se uma grande penalidade no Santa Clara x Sporting.

Sporting mantém pleno de vitórias e vence Benfica na Primeira Liga de Andebol

O Sporting derrotou o Benfica por 37-29, no encontro em atraso da 13ª. jornada da Primeira Liga de Andebol.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim procura o regresso às vitórias: onde ver o Aston Villa x Manchester United?

O encontro entre o Aston Villa e o Manchester United enfrentam-se na tarde deste domingo, num encontro da 17.ª jornada da Premier League.

Eis os 5 destaques do Estoril Praia 1-0 Braga

O Estoril Praia recebeu e venceu o Braga por uma bola a zero, em jogo válido pela 15.ª jornada da Primeira Liga.

Estoril bate o Braga por 1-0 e regressa às vitórias

O Estoril Praia recebeu e venceu o Braga por uma bola a zero, em jogo válido pela 15.ª jornada da Primeira Liga.