César Boaventura reagiu às declarações de João Noronha Lopes, clarificando quem esteve por detrás das contratações Darwin Núñez e Enzo Fernández.
César Boaventura veio a público negar as afirmações de João Noronha Lopes sobre a estrutura de scouting do Benfica, esclarecendo quem realmente descobriu e trouxe alguns jogadores que o candidato referiu.
«O Pedro Ferreira trabalhou muitos anos na formação. Foi ele que descobriu o João Félix, por exemplo. Tem uma carreira ligado ao scouting, esteve ligado à vinda para o Benfica de nomes como o Enzo Fernández e o Darwin Núñez», disse João Noronha Lopes no debate.
Segundo César Boaventura, Darwin Núñez foi descoberto no Uruguai por José Perdomo e contratado por João Gonçalves, então diretor desportivo do UD Almería. Já Enzo Fernández foi identificado e seguido por Jorge Gomes, responsável pelo scouting do Benfica na América do Sul, muito antes de ser contratado.
O empresário aproveitou ainda para relembrar o papel decisivo de José Boto, atual diretor desportivo do Flamengo, a quem atribui o mérito da profissionalização do scouting do clube a partir de 2010. Sob a sua liderança, o Benfica contratou jogadores como Nemanja Matic, Jan Oblak, Rodrigo Moreno, Lazar Markovic, Victor Lindelof, Nico Gaitán ou Enzo Pérez, jogadores que renderam títulos e muitos milhões ao Benfica.
Lê aqui a declaração completa de César Boaventura.
«O Darwin Núñez foi descoberto no Uruguai por José Perdomo e contratado para a Europa por João Gonçalves, diretor desportivo do Almería. O Enzo Fernández foi identificado e seguido pelo Jorge Gomes, responsável do scouting do Benfica para a América do Sul, muito antes de chegar à Luz, assim como identificou, Di Maria, Enzo Pérez, Óscar Cardozo, entre muitos outros. Nenhum dos dois foi descoberto ou indicado por Pedro Ferreira. E quando se fala em “melhor chefe de scouting do Benfica”, convém lembrar José Boto, que profissionalizou o scouting e trouxe craques como Matic, Oblak, Rodrigo, Markovic, Lindelöf, entre outros. Hoje é diretor desportivo do Flamengo. Apenas para repor a verdade e dar mérito a quem o tem! Muita gente fala do scouting do Benfica sem saber bem quem fez o quê. O José Boto foi quem montou tudo. Chegou em 2010, profissionalizou o departamento e criou uma rede internacional que ainda hoje serve de base, com Rui Costa. Foi ele quem trouxe craques como Matic, Oblak, Rodrigo, Markovic, Lindelöf, Gaitán, Enzo Pérez… jogadores que deram títulos e milhões ao clube. Hoje é diretor desportivo do Flamengo. O Pedro Ferreira entrou no Benfica em 2003 e ficou mais de 20 anos. Subiu dentro da casa, chegou a chief scout em 2019 e saiu só no final da época passada, para o Nottingham Forest. Foi um homem de continuidade, que manteve o trabalho da estrutura montada pelo Boto. E o Jorge Gomes foi durante anos o responsável pelo scouting na América do Sul. Teve um papel importante em nomes como Darwin Núñez e Enzo Fernández, entre outros. Saiu em 2021, depois de 15 anos de ligação»

