David Luiz representou o Benfica no começo da sua carreira. Foi a sua primeira experiência no contexto europeu, onde se afirmou.
David Luiz deu uma entrevista à Gazzetta dello Sport, onde falou sobre a sua chegada ao Benfica, depois de ter representado o Vitória. O defesa central contou a história, que remonta a 2007:
«Em janeiro de 2007, o Benfica vendeu o Ricardo Rocha ao Tottenham. O clube já tinha alguns pagamentos em atraso ao meu empresário e, por isso, ele ofereceu-me como forma de saldar essa dívida. O mercado de inverno estava a poucos dias de começar e o Benfica não tinha centrais disponíveis. Eu jogava na terceira divisão, tínhamos acabado de subir para a segunda com o Vitória [no Brasil]. Estava com uma pubalgia e mal conseguia andar. Cheguei a Lisboa a 31 de janeiro e, no dia seguinte, fiz os exames médicos. Não passei. O presidente, claro, não sabia disto. Ficou tudo em segredo».
O internacional brasileiro recordou o interesse do FC Porto:
«O Benfica ofereceu-me 3 mil euros por mês. Eu tinha 20 anos. O FC Porto procurou-me, oferecendo um contrato de cinco anos e um valor muito mais alto. Eu não era a prioridade do Benfica, mas o FC Porto queria-me muito. Liguei para os meus pais e o meu pai disse-me ‘não cuspas no prato onde comeste. Respeita quem acreditou em ti. Fica no Benfica, não é pelo dinheiro’. Foi uma grande lição de vida».
David Luiz ficou no Benfica entre 2007 e 2011, ano em que saiu para o Chelsea por 25 milhões de euros. Atualmente veste a camisola do Pafos.

