Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.
Deco, diretor desportivo do Barcelona, abordou o futuro do ataque da equipa espanhola numa altura em que Robert Lewandowski se aproxima do fim de contrato. Em declarações ao programa Tot Costa, o antigo internacional português defendeu que o futebol atual oferece outras alternativas.
«Não devemos obcecar-nos com a ideia do camisola 9, podemos cometer um erro. Talvez seja possível jogar sem um camisola 9 típico. Não é o momento de falar de transferências. Ferran pode jogar aí. Falar do camisola 9 é um pouco errado, embora haja bons jogadores no mercado», começou por dizer Deco.
Outra possibilidade em cima da mesa é a renovação de contrato do polaco de 37 anos com o clube, mas Deco acredita que não é tempo de falar sobre isso.
«Não vamos falar de renovações de contratos em outubro. Vamos passo a passo. Ele é um dos melhores avançados dos últimos anos, a um nível excelente. Ajudou-nos muito. Marcou mais de 40 golos, mas vamos analisar isso mais tarde. Agora é tempo de falar da recuperação dos jogadores lesionados», acrescentou.
O dirigente explicou ainda que o objetivo do Barcelona passa por garantir estabilidade no plantel e reduzir a necessidade de grandes movimentações no mercado.
«O objetivo era construir uma equipa que não precisasse de ir tantas vezes ao mercado. Quando renovamos contratos, é como se estivéssemos a contratar jogadores. Conseguimos não vender nenhum jogador importante», explicou Deco.