Direção de André Villas-Boas melhora substancialmente o acordo entre o FC Porto e a Ithaka

- Advertisement -
Atualidade cabeçalho

André Villas-Boas e a respetiva direção do FC Porto decidiu negociar o acordo com a Ithaka, para a exploração comercial do Dragão.

André Villas-Boas e a restante direção do FC Porto conseguiu selar um novo acordo com a Ithaka, para a exploração comercial do Estádio do Dragão. O emblema garante 100 milhões de euros com esta negociação, depois da direção anterior, chefiada por Pinto da Costa, tinha selado o negócio em 65 milhões de euros.

O FC Porto emitiu um comunicado a explicar toda a situação:

«O FC Porto e a Ithaka assinaram no passado dia 18 de abril um acordo para a exploração comercial do Estádio do Dragão válido por 25 anos. Rubricado pela anterior administração, o contrato prevê a cedência de 30% dos direitos económicos de uma sociedade em fase de construção, a Porto Stadco – através de uma cisão com a Porto Comercial -, envolve as receitas e custos de exploração associados à bilhética, ao corporate hospitality, aos naming rights e outros contratos de sponsorship associados ao estádio, ao Museu, às visitas e à organização de eventos não desportivos, bem como de outras oportunidades de geração de receitas, presentes ou futuras, relacionadas com o Dragão.

Numa adenda ao contrato inicial, a nova administração manteve a percentagem que detém da Porto Stadco (70%) e aumentou em até 35 milhões de euros o montante a receber, que poderá atingir os 100 milhões no caso de serem cumpridas determinadas métricas de EBITDA nos exercícios financeiros de 2025/26 e 2026/27. No imediato, esse valor passa de 40 para 50 milhões de euros.

Além disso, a adenda contempla ainda uma opção de recompra da participação social cedida à Ithaka no final do 10.º e 15.º anos do contrato, podendo o FC Porto recuperar a totalidade dos direitos económicos da Porto Stadco nesses dois momentos.

Na mesma renegociação ficou ainda fixada a possibilidade de o FC Porto emitir dívida com base nos 70% dos direitos económicos da Porto Stadco que continuará a deter. Neste sentido, o emblema portista irá também constituir uma nova empresa que deterá como único ativo a totalidade da participação social na Porto Stadco, a qual irá procurar realizar uma emissão de obrigações junto de investidores institucionais.

Convém realçar que o FC Porto mantém o controlo e a gestão sobre as operações do Estádio do Dragão, com a colaboração de um parceiro de renome que aporta uma vasta experiência na gestão de grandes infraestruturas, bem como a propriedade total do mesmo ao longo dos mencionados 25 anos da parceria.

Após o decurso desse prazo, ou em momento anterior caso decida exercer a opção de recompra acima mencionada, o FC Porto recuperará 100% dos direitos económicos do Estádio do Dragão. Espera-se que a parceria tenha início no arranque da próxima temporada desportiva e que as melhorias nos camarotes e hospitalidade comecem a ser visíveis dentro de um ou dois anos».

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR – Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol – Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades – Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP – Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.

Vítor Pereira enaltece vitória na sua estreia pelo Nottingham Forest: «Foi um jogo consistente para nós, merecemos o resultado»

Vítor Pereira fez a análise da vitória do Nottingham Forest frente ao Fenerbahçe, na primeira-mão dos playoffs da Europa League.

Antigo assessor do Benfica sai em defesa de Gianluca Prestianni: «Não é racista»

O antigo assessor de comunicação do Benfica, Ricardo Lemos, saiu em defesa de Gianluca Prestianni, no âmbito da acusação de Vinícius Júnior contra o avançado argentino.

FPF abre inquérito após incidentes entre adeptos antes do Sporting x Benfica em Futsal

A Federação Portuguesa de Futebol abriu um inquérito para apurar responsabilidades sobre os confrontos entre adeptos, antes do Sporting x Benfica, em Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal celebra mesmo sem jogar: eis o Ranking UEFA depois dos jogos da Europa League e da Conference League

Boas notícias para Portugal depois da quinta-feira europeia. Eis as consequências dos jogos da Europa League e da Conference League.

Wolfsburgo elimina a Juventus em Turim e Manchester United confirma qualificação: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

Esta quinta-feira, o Wolfsburgo e o Manchester United garantiram a passagem aos quartos-de-final da Champions League Feminina.

Portugal está a apenas uma vitória de terminar a época no 6º lugar do Ranking UEFA.

Portugal precisa que apenas uma das suas equipas vença mais um jogo para garantir o sexto lugar do Ranking UEFA e uma terceira equipa na Champions League.