📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Eis o discurso de Fernando Gomes: «Estou seguro de que futebol vai continuar a ser digno dos portugueses»

- Advertisement -

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, discursou esta segunda-feira na cerimónia dos 110 anos da FPF.

Realizou-se esta segunda-feira a gala dos 110 anos da Federação Portuguesa de Futebol na nova FPF Arena Portugal e o presidente Fernando Gomes, que está em fim de mandato e de saída do cargo, fez um discurso, onde destacou duas palavras «orgulho e gratidão». Podes ver AQUI vários elogios de Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, a Fernando Gomes.

«Temos treinadores que inspiram, jogadores que nos fazem vibrar e clubes bem estruturados. A FPF possui uma estrutura sólida, fundada em equipamentos modernos, cultura de excelência e colaboradores de que muito nos orgulhamos. Por isso, estou seguro de que o futebol vai continuar a ser digno dos portugueses», reforçou.

Eis o discurso de Fernando Gomes na íntegra:

Esta noite, reunidos nesta Arena, celebramos não apenas o passado, mas também o presente e o futuro do futebol em Portugal. Foi isso que fizemos ao longo de um ano com as mais diversas iniciativas, sobre a mesma ideia: o futebol, como o desporto, deve ser para todos.

No encerramento das comemorações do 110º aniversário da Federação Portuguesa de Futebol, reunidos nesta noite tão especial, permitam-me que utilize sobretudo duas palavras: orgulho e gratidão. Orgulho na história incrível da nossa federação, pilar fundamental da identidade nacional.

Orgulho nos nossos pioneiros, que abriram caminho. Orgulho nas primeiras participações em grandes competições: o Mundial de 66, que ainda está vivo nas memórias de muitos, e o Euro 84, que nos mostrou que éramos capazes de sonhar grande.

Orgulho na construção das nossas competições. Orgulho na presença sucessiva em fases finais e nos títulos conquistados em futebol, futsal e futebol de praia.

Orgulho na primeira seleção feminina, no desenvolvimento que é também uma afirmação da mulher e nos apuramentos para um Mundial e três fases finais do campeonato da Europa.

Orgulho nos nossos jogadores e treinadores, tantas vezes reconhecidos como os melhores do mundo. Orgulho na nossa capacidade de organizar grandes eventos como, aliás, foi recentemente reconhecido com a atribuição do Mundial 2030 com a melhor nota de sempre na avaliação de candidaturas.

Orgulho no pioneirismo do Canal 11, na Cidade do Futebol que construímos com o auxílio de FIFA e UEFA, nas academias das associações e na mentalidade vencedora que cultivámos. Orgulho ainda, por fim, na presença social constante da FPF e de tantas entidades que conseguimos inspirar. Iniciámos este jantar revivendo momentos que definiram a nossa história.

E, para todos os meus amigos das federações internacionais, da UEFA e da FIFA, e para todos os portugueses aqui presentes – jogadores, treinadores, dirigentes – é fácil compreender o orgulho que sinto por ter tido a oportunidade de presidir à FPF durante 13 anos. Esta não é uma noite para muitas palavras, mas prometi que também sublinharia a gratidão que invade o meu coração.

Quero agradecer a cada atleta que vestiu a nossa camisola, a todos os treinadores e staff que dedicaram o seu trabalho à causa do futebol. Agradeço aos clubes, às associações, aos sócios de classe e a todos os colaboradores da FPF. Agradeço também aos meus colegas na UEFA e na FIFA e ao Estado, desde os governos até às autarquias, com quem tem sido um prazer trabalhar. Uma palavra especial aos parceiros da FPF, cuja confiança e apoio têm sido fundamentais para o nosso crescimento.

Acreditem que foi entusiasmante caminhar ao vosso lado e assistir à afirmação comum das nossas marcas. Agradeço também à Comunicação Social, que desempenhou um papel fundamental na história da Federação e no desenvolvimento do futebol, tornando-o uma atividade de milhões. Agradeço cada momento de emoção que me foi permitido viver.

Por último, uma menção especial a uma pessoa que admiro profundamente, tanto pela sua amizade quanto pela sua competência, o Aleksander Ceferin. A sua liderança na UEFA tem sido um farol para todos nós. Muito, muito obrigado Aleksander. Ao longo destes anos, muitas vezes tenho referido que a gratidão é a memória do coração.

Hoje, mais do que em qualquer outro momento ou contexto, o afirmo com toda a emoção. Termino com uma convicção.

Temos treinadores que inspiram, jogadores que nos fazem vibrar e clubes bem estruturados. A FPF possui uma estrutura sólida, fundada em equipamentos modernos, cultura de excelência e colaboradores de que muito nos orgulhamos. Por isso, estou seguro de que o futebol vai continuar a ser digno dos portugueses.

É essa a minha mais profunda convicção. Viva o futuro! Viva o Futebol!  Viva o Desporto para Todos! Viva Portugal!

Fernando Gomes
Fonte: Fernando Gomes
Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Nova titularidade para Neemias Queta em nova derrota dos Boston Celticsn na NBA

Os Boston Celtics entraram com o pé esquerdo na NBA. No terceiro jogo na competição, terceira derrota para a equipa de Neemias Queta.

André Lima elogia derrotado nas eleições do Benfica: «A sensação é que um dia vai ser presidente do Benfica»

André Lima destacou João Diogo Manteigas e analisou eleições do Benfica. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra João Noronha Lopes.

Dani Carvajal ataca Lamine Yamal: «Se Yamal quer falar, não há problema, o jogo é jogado em campo»

Após a vitória do Real Madrid frente ao Barcelona por 2-1, Dani Carvajal respondeu aos comentários de Lamine Yamal antes do El Clásico.

Rayo Vallecano vence Alavés e aproxima-se da Europa: eis os resultados do dia na La Liga

O Rayo Vallecano derrotou o Alavés num jogo da 10.ª jornada da La Liga. Terceira vitória consecutiva do clube no plano interno.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa em antevisão ao jogo frente ao FC Porto: «É a equipa mais competente do campeonato»

Em antevisão à receção do FC Porto, o treinador do Moreirense, Vasco Botelho da Costa, mostrou-se consciente da capacidade dos adversários.

Eleições Benfica 2025: 19h30 de espera para confirmar uma batalha há muito anunciada

A primeira volta das eleições do Benfica realizou-se durante este fim de semana. Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar a presidência.

Depois da história, veio a realidade: Portugal voltou a competir diante dos EUA e desta vez perdeu por 3-1

Portugal fez o segundo jogo particular diante dos EUA nesta paragem. Navegadoras saíram derrotadas no jogo.