Exclusivo Bola na Rede: «Jogar diante do seu público é sempre uma grande vantagem para o Athletic»

- Advertisement -

O Athletic é o próximo adversário do Sporting na Champions League. Em caso de vitória, os leões correm o sério risco de conseguirem um apuramento para os oitavos de final da prova milionária, feito histórico e nunca alcançado por um emblema luso no novo formato. Os espanhóis procuram igualmente um bom resultado, prometendo-se um San Mamés bem composto para o jogo de terça-feira à noite.

O Bola na Rede decidiu conversar com o jornalista Pablo Fuentenebro, que faz parte dos quadros do Diário As, que respondeu a algumas perguntas sobre a atualidade da formação de Bilbao, atualmente orientada por Ernesto Valverde.

Bola na Rede: Como tens visto a temporada do Athletic?

Pablo Fuentenebro: Uma campanha muito irregular. Dez derrotas na LaLiga não é normal para uma equipa como o Athletic. Está a pagar o facto de jogar a Champions, que é um torneio muito exigente.

Bola na Rede: Qual a tua avaliação sobre a participação da equipa na Champions League?

Pablo Fuentenebro: De menos a mais. Sofreu derrotas dolorosas, sobretudo fora de casa, mas o último grande resultado em Bérgamo deu-lhe asas para se manter entre os 24 melhores.

Bola na Rede: Na tua visão, quais são os pontos fortes e os pontos fracos do Athletic?

Pablo Fuentenebro: Jogar em San Mamés. Jogar diante do seu público é sempre uma grande vantagem para o Athletic. E isso também se nota na Champions. Um dos seus pontos fortes é a velocidade dos três quartos para a frente. Uma das suas fraquezas é que se nota muito quando a equipa tem de encadear três ou quatro esforços exigentes. Então, há alguns jogos em que não conseguem sair-se bem.

Bola na Rede: Ernesto Valverde é um dos treinadores mais cotados, mas em 2025/26 aparenta estar em decréscimo. Como avalias o treinador?

Pablo Fuentenebro: Valverde é um treinador de topo em Espanha. O seu contrato termina no final da época e a sua continuidade em Bilbau não é certa. Fala-se de Iraola (Bournemouth) ou de Éder Sarabia (Elche), mas Valverde tem todo o respeito dos dirigentes do clube e dos adeptos. Além disso, ele é sempre um dos candidatos a futuro selecionador de Espanha.

Bola na Rede: O Nico Williams cresceu muito nos últimos anos e criou expectativas, mas em 2025/26 está a desiludir. O que se passa com o jogador?

Pablo Fuentenebro: Nico Williams sofreu alguns problemas na região púbica que diminuíram o seu desempenho na temporada 2025-26. O verão também não foi fácil para ele, devido aos rumores sobre o seu regresso ao Barça. É ano de Mundial e os jogadores sabem disso. Nico, apesar de não estar na sua melhor forma física, é um jogador diferenciador e fundamental para o Athletic  e para a seleção espanhola.

Bola na Rede: Quais são as jovens promessas que o Athletic conta no plantel?

Pablo Fuentenebro: Três nomes se destacam principalmente: Jauregizar, Rego e Boiro. Embora o primeiro seja uma das grandes apostas do Athletic, com um futuro brilhante e rumores de que em breve irá para a Espanha. Um meio-campista muito completo.

Bola na Rede: Quem escolhes para favorito neste encontro e porquê?

Pablo Fuentenebro: O Sporting vem com a moral em alta após vencer o PSG, mas enfrentará um Athletic revigorado na Champions após derrotar o Atalanta. O efeito San Mamés pode inclinar a balança a favor dos locais. Diriam que, neste momento, 55-45 para os de Valverde.

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli antevê FC Porto x Rangers: «O jogo de amanhã é definitivamente importante para conseguirmos chegar ao top 8»

Francesco Farioli fez a antevisão do FC Porto x Rangers da 8.ª jornada da Europa League. Dragões jogam a possibilidade de assegurar um lugar no top-8.

Rodrigo Mora projeta FC Porto x Rangers: «É uma equipa que vem de várias vitórias consecutivas como nós»

Rodrigo Mora fez a antevisão do FC Porto x Rangers da 8.ª jornada da Europa League. Dragões jogam a possibilidade de assegurar um lugar no top-8.

Rio Ave: André Luiz a caminho do Olympiacos e Clayton pode seguir o mesmo destino

André Luiz vai deixar o Rio Ave e reforçar o Olympiacos. Clayton também está na lista do clube grego, caso haja alguma saída neste mercado.

FC Porto com baixa importante no último treino de preparação para o jogo com o Rangers

Diogo Costa foi a grande baixa no treino FC Porto desta quarta-feira. Francesco Farioli chamou três jovens da equipa B.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica x Real Madrid: Eis os onzes prováveis para a última jornada da fase regular da Champions League

O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz, no encontro da 8.ª e última jornada da fase regular da Champions League.

Bruno Langa confirma regresso ao futebol português e vai jogar na Primeira Liga

Bruno Langa está de regresso ao futebol português. O lateral-esquerdo moçambicano vai ser emprestado ao Estrela da Amadora.

Benfica afasta-se da corrida por Stije Resink e o médio já não deve sair do Groningen em janeiro

Stije Resink já não deverá reforçar o Benfica. O Groningen permaneceu irredutível face a uma possível saída do médio neerlandês.