O FC Porto anunciou, esta quarta-feira, que assinou uma parceria estratégica com o FC Cincinnati, da MLS nos Estados Unidos da América.
Esta quarta-feira, o FC Porto assinou uma perceria estratégica com o FC Cincinnati que visa o crescimento e a competitividade do clube no médio e longo prazo. O clube norte-americano compete na MLS e funcionará como um ponto de ligação a um mercado estratégico para os dragões.
O presidente do FC Porto, André Villas-Boas comentou esta iniciativa, referindo:
«Esta é uma nova maneira de estar do FC Porto no campo internacional, principalmente nos EUA, onde ainda estamos para abrir a primeira escola de futebol, que é outro dos passos que queremos dar. Estivemos cerca de um ano a alinhar este protocolo, que passa não só pelo campo de desenvolvimento de jogadores, mas também pelo scouting e pelas estratégias comerciais que possam nascer, fruto desta nova relação. É um passo fundamental nos EUA, que serão a casa do Mundial 2026, mas sobretudo com um franchise americano que tem sido reconhecido como um dos mais inovadores e dinâmicos da MLS. (…) Nestes 10 anos, o FC Cincinnati atingiu muito sucesso. São bem suportados no campo da inovação e estratégia porque têm investidores com muito poder e reconhecimento na indústria americana. Portanto é estratégico também para nós sob esse ponto de vista, por termos um parceiro tao dinâmico, tão novo, mas com sucesso no mercado e com reconhecimento a nível de infraestruturas, desenvolvimento de jogadores e academias».
Jeff Berding, presidente do FC Cincinnati, também destacou a importância do acordo:
«Esta parceria vai ser um pilar chave da nossa estratégia para os próximos 10 anos. O nosso clube é jovem, mas em dez anos viemos de uma ideia na minha cabeça até à I Divisão nos EUA, construímos um estádio de classe mundial, infraestruturas de treino, ganhámos o nosso primeiro troféu e agora somos reconhecidos entre os melhores clubes da MLS. Nos próximos 10 anos queremos ser um clube respeitado a nível global, alimentados pelo crescimento do futebol nos EUA. Para o conseguirmos, temos de aprender com os melhores. Ter esta oportunidade de parceria com este clube fantástico, um dos clubes de maior sucesso do mundo, como provam todos estes troféus aqui no Museu, é incrível. Podemos aprender e continuar a desenvolver o nosso clube».
O norte americano falou também sobre as mudanças no calendário da MLS:
«Em 2027, a MLS vai alterar o seu calendário para seguir o padrão FIFA. A nossa época começará em agosto, passará o inverno e terminará em maio. Isso vai permitir-nos ser mais participantes no mercado global do futebol. Os nossos melhores jogadores poderão vir ao FC Porto, que é um nível acima da MLS, mas também haverá jogadores jovens para os quais o FC Cincinnati pode ser um ponto de paragem importante na sua carreira e desenvolvimento».

