O FC Porto decidiu apresentar uma queixa contra Frederico Varandas, presidente do Sporting, depois de declarações proferidas em dezembro.
O FC Porto decidiu apresentar queixa contra Frederico Varandas no Conselho de Disciplina da FPF, depois das declarações que o presente do Sporting proferiu no dia 23 de dezembro, marcado pelo triunfo do emblema de Alvalade contra o Vitória SC. O dirigente proferiu palavras duras contra os rivais:
«O Sporting, na vitória ou na derrota, temos a nossa postura, também cometemos falhas, há dias em que não estamos tão bem, mas nunca fugimos à postura que eu entendo que é gerir um clube desportivo. Sou obrigado a vir defender o bom nome do Sporting. Quem não se sente não é filho de boa gente. Direi as vezes necessárias que temos de recuar. Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha um dono, FC Porto e Benfica, com Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira e nós crescemos assim, onde o erro normal e humano, durante décadas, houve esse erro de forma completamente desproporcionada. Depois fala-se que isto atingiu um ponto insustentável. Insustentável? Para paraquedistas que chegaram agora. Insustentável foram 40 anos de fruta! 40 anos de reuniões do presidente Luís Filipe Vieira, Pinto da Costa, a escolherem quem é o presidente da Liga, quem é o presidente da Federação! 40 anos de escutas a dizer: ‘Olha, qual é que vai ser o árbitro para este jogo?’. 40 anos de ‘missas’, de ‘padres’, de agentes do futebol a comprarem jogadores para perderem jogos! Isso é que era insustentável! Continua esta obsessão, é no futebol feminino, é em todo o lado, é o Sporting, é o Sporting, é o Sporting! O presidente do Benfica faz a brincadeira de que chega 11 minutos atrasado ao discurso de Natal… também não é novidade nenhuma. O campeonato acaba e o Benfica costuma chegar atrasado».
Nos próximos dias vai decidir-se se Frederico Varandas sofrerá algum tipo de castigo.

