FC Porto ataca atuação de Gustavo Correia e da arbitragem no empate contra o Rio Ave: «Inexplicável aplicação de critérios disciplinares»

O FC Porto não poupou nas palavras nas críticas à performance da equipa de arbitragem contra o Rio Ave. Gustavo Correia visado.

O FC Porto e o Rio Ave empataram a duas bolas no fecho da 20ª jornada da Primeira Liga. O jogo terminou igualado no resultado e, em comunicado, os dragões soltaram as garras na direção da arbitragem liderada por Gustavo Correia.

Num longo texto, que podes ler na íntegra em baixo, o FC Porto apresenta o que considera «uma inexplicável aplicação de critérios disciplinares do árbitro», destacando a disparidade do número de faltas, um alegado penálti sobre Rodrigo Mora na primeira parte e outro lance comparado a uma grande penalidade assinalada à equipa B, já na segunda parte.

Eis o comunicado do FC Porto na íntegra:

«O FC Porto empatou a duas bolas no reduto do Rio Ave num jogo em que Gustavo Correia, e toda a sua equipa de arbitragem, assumiram o papel de personagens principais, somando intervenções que tiveram influência direta no desfecho do encontro.

Numa arbitragem marcada por uma inexplicável aplicação de critérios disciplinares do árbitro, logo aos quatro minutos Petrussi atinge Samu no tendão de Aquiles de forma violenta – passando o lance sem qualquer admoestação.  Nem a severidade das infrações ou o reiterado comportamento faltoso valeu um único cartão ao Rio Ave durante a primeira metade apesar do saldo de 10-1(!) em faltas registado ao intervalo.

A primeira parte desastrosa da equipa de arbitragem da AF Porto não terminaria sem que esta deixasse passar um penálti claro sobre Rodrigo Mora por um empurrão a duas mãos de Olinho que, sem qualquer possibilidade de jogar a bola, desequilibra o avançado portista. Nem o árbitro da partida, nem o VAR Vasco Santos – cujas decisões pouco acertadas como videoárbitro se acumulam nesta temporada – foram capazes de observar o que todos facilmente constatavam no estádio e na televisão.


A segunda parte fica também marcada por um lance de mão do defesa vilancondense Demir Tiknaz, na área da casa ao minuto 55. Curiosamente (ou talvez não) nem dois dias passados sobre o ressalto num jogador da equipa B do FC Porto ter sido punido com grande penalidade, eis mais um exemplo do critério interpretativo das equipas de arbitragem perante este tipo de lances, com a decisão em campo a ser, mais uma vez, em prejuízo dos Dragões.

Pelo meio não faltaram tentativas de Rodrigo Mora, Eustáquio, Samu e companhia, Nehuen Pérez até se estreou a marcar de azul e branco e Otavio também encontrou o fundo das redes de Cezary Miszta, mas o Rio Ave aproveitou duas desatenções da defesa adversária para marcar dois golos que, apesar do sem-número de oportunidades construídas pelos portistas, hipotecaram as chances de o FC Porto sair de Vila do Conde com os três pontos
».

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto x Benfica: Dragões descontentes com decisão da arbitragem

Responsáveis do FC Porto acreditam que lance com Deniz Gul deveria ter sido penálti. Dragões descontentes com decisão da arbitragem.

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

PUB

Mais Artigos Populares

Valores de mercado: quem é o jogador português com maior avaliação?

Vitinha e João Neves são os dois jogadores portugueses com o maior valor de mercado, avaliados em 80 milhões de euros.

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.