O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou multas para o Sporting e FC Porto, relativas aos jogos da oitava jornada.
O FC Porto e o Sporting conheceram esta quarta-feira as multas atribuídas pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Esta decisão foi baseada no comportamento dos adeptos de ambos os clubes nos jogos frente ao Benfica e Braga, respetivamente.
O FC Porto terá de pagar um total de 30855 euros em multas, devido a um conjunto de fatores que aconteceram no jogo frente ao Benfica. Estes são: pirotecnia, insultos a José Mourinho e tarjas com a mensagem «Só há um Special One», apoio público a Fernando Madureira pela claque Super Dragões, arremesso de objetos e intervenção indevida do speaker. A maior parte deste valor advém dos casos de pirotecnia, chegando aos 15935 euros.
Esta multa irá influenciar o novo protocolo entre o FC Porto e as claques, pois a ratificação prevê redução de bilhetes consoante o valor das sanções aplicadas ao clube. Segundo esta ratitificação, poderá haver uma redução de 50% no número de bilhetes atribuído aos Super Dragões e Coletivo 95.
O Sporting foi penalizado num total de 8364 euros, também devido a várias instâncias diferentes que se desenrolaram frente ao Braga. 6375 euros representam a coima relativa a pirotecnia e uso de tarjas com dimensão irregular e fora da zona autorizada. O resto do valor total refere-se aos insultos a João Moutinho e um atraso de três minutos para o início da segunda parte. O atraso foi considerado culpra de ambas as equipas.
O Conselho Disciplinar têm ainda, neste momento, um processo disciplinar «em fase de esclarecimento» relativo à partida realizada no Estádio de Alvalade.