FC Porto lança comunicado a condenar o comportamento dos adeptos do Benfica

Os dragões emitiram um comunicado a condenar o comportamento adeptos do Benfica no encontro entre as duas equipas no passado domingo.

O FC Porto lançou um comunicado a recriminar o comportamento dos adeptos do Benfica no encontro entre as duas equipas no Estádio do Dragão. Os azuis e brancos condenaram veemente o lançamento de artefactos pirotécnicos por parte dos adeptos visitantes e ainda visaram a carga policial realizada pelos elementos da força de segurança:

Eis o comunicado do FC Porto:

O FC Porto lamenta e condena veementemente os incidentes ocorridos este domingo no Estádio do Dragão, envolvendo as forças de segurança e adeptos do Clube. 

Os incidentes foram provocados pelo lançamento de artefactos pirotécnicos por adeptos da equipa visitante para a zona da bancada ocupada por sócios e adeptos portistas.

Tal ocorrência desencadeou uma situação de pânico e apreensão junto das pessoas que assistiam ao jogo, algumas das quais crianças, e o arremesso desses objetos incandescentes originou ferimentos em duas delas. 

Ao contrário do esperado, a intervenção dos elementos das forças de segurança ali presentes mostrou-se inadequada e desproporcionada, culminando numa carga policial e no disparo de munições não-letais por um dos agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) – ferindo dois adeptos do FC Porto, que receberam assistência no local.

O Clube reuniu esta segunda-feira com o Comando Metropolitano da PSP do Porto para apurar as causas deste incidente e identificar os seus autores, bem como os motivos da intervenção protagonizada pela PSP, e imputar as devidas responsabilidades a quem terá exacerbado os poderes de atuação em vez de repor a segurança pública.

Além da exposição sobre as ocorrências deste domingo, o Clube relembrou a PSP de que este tipo de comportamentos por parte dos adeptos do SL Benfica é recorrente (não só no Estádio do Dragão) e que os diversos episódios ocorridos na madrugada anterior em vários pontos da cidade, sempre com o recurso a artefactos pirotécnicos, indiciavam a intenção de os utilizar durante o clássico – o que veio a suceder, colocando em perigo quem se deslocou ao Estádio do Dragão.

Sendo este um tema que requer especial cuidado e que está no topo das preocupações do FC Porto, o Clube demonstrou muita consternação perante o sucedido, lamentou que a ação preventiva não tenha produzido quaisquer resultados e que a resposta das autoridades tenha falhado, colocando, mais uma vez, a segurança dos portistas em risco.

Na sequência desta reunião, o Comando Metropolitano da PSP irá iniciar um processo de averiguações no sentido de apurar todos os factos e responsabilidades decorrentes dos diversos episódios que atentaram contra a segurança dos adeptos do FC Porto.

Qualquer ação que coloque em perigo a segurança dos espetadores num recinto desportivo deve ser alvo de uma atuação célere e consequente por parte das autoridades, dos clubes e de todas as entidades com responsabilidades neste campo, no sentido de banir do desporto em geral, e do futebol em particular, todos os fenómenos promotores de insegurança e de violência.

Recorde-se que esta temporada o FC Porto foi sancionado com um jogo de interdição do Estádio do Dragão por uma situação idêntica, provocada por um adepto que lançou um objeto semelhante para uma bancada repleta de público.

O Clube fica a aguardar o resultado da investigação do Comando Metropolitano da PSP, na expectativa de que os factos apurados motivem uma firme atuação de todos e de que os indivíduos responsáveis por estes atos enfrentem as consequências dos mesmos.

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e trabalha atualmente na área do jornalismo desportivo. Apaixonado pelo mundo do desporto, tem no futebol a sua principal área de interesse e análise.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogo decisivo para as Navegadoras | Portugal x Bélgica

Portugal joga a passagem à próxima fase do Euro 2025 Feminino contra a Bélgica. Navegadoras ainda sonham com apuramento.

FC Porto desvia jovem médio das camadas jovens do Benfica

O FC Porto garantiu a contratação de João Maria Pinto. O médio de 15 anos deixou a formação do Benfica.

Famalicão fecha contratação de avançado do Benfica

O Famalicão já fechou a contratação de Pedro Santos. O jovem avançado do Benfica esteve emprestado ao Moreirense.

Bruno Varela de saída do Vitória SC e ruma à Arábia Saudita

Bruno Varela está em vias de deixar o Vitória SC. O guarda-redes português vai assinar pelo Al Hazm.

PUB

Mais Artigos Populares

Ponto de situação: Juventus tenta fechar Francisco Conceição e recebe oferta do Sporting por Alberto Costa

A Juventus está a resolver dois dossiers de negociações que envolvem portugueses. Francisco Conceição pode ficar em Turim e Alberto Costa pode rumar ao Sporting.

Fenerbahçe de José Mourinho ganha a concorrência ao AC Milan e garante lateral inglês

O Fenerbahçe de José Mourinho esta a fechar a contratação de Archie Brown. O lateral inglês vai deixar o Gent, da Bélgica.

Arsenal paga 58 milhões de euros para fechar contratação de reforço… e não é Viktor Gyokeres

O Arsenal garantiu a contratação de Noni Madueke. Negócio entre os gunners e o Chelsea está fechado por 58 milhões de euros.