Francesco Farioli confirmou a intenção de fechar o grupo por quatro ou cinco dias após a deslocação aos Açores. O destino ainda é incerto, mas pode passar pelo estrangeiro.
O FC Porto vai aproveitar a paragem de janeiro para afinar a equipa. A confirmação foi dada pelo próprio treinador, Francesco Farioli, na antevisão do duelo europeu com o Malmo. O clube pretende realizar um mini-estágio logo no início de 2026, aproveitando uma pausa no calendário competitivo.
A ideia da estrutura azul e branca é realizar este retiro de quatro ou cinco dias imediatamente após o jogo com o Santa Clara, agendado para quatro de janeiro, em São Miguel. Como a Primeira Liga só regressa no fim de semana de 17/18 de janeiro (e o Porto está fora da final four da Taça da Liga), abre-se uma janela de oportunidade para trabalhar sem a pressão os jogos.
O treinador italiano explicou esta decisão, que visa não só a componente tática, mas também o mercado de inverno.
«Estamos a preparar um pequeno estágio para integrar novos jogadores, juntar todo o grupo e ter, por fim, uma semana limpa em que vamos tentar acrescentar algumas coisas e tentar maximizar o que está nas nossas mãos», disse Francesco Farioli.
A estrutura ainda procura o sítio ideal, não estando descartada a hipótese de o estágio decorrer no estrangeiro. O calendário exato depende ainda de uma eventual eliminatória da Taça de Portugal, caso os portistas eliminem o Famalicão ainda este ano.

