Fernando Gomes: «Creio que ao fim destes 13 anos e daquilo que fizemos na promoção do futebol português só podemos estar relaxados»

Fernando Gomes vai-se despedir em breve da presidência da Federação Portuguesa de Futebol, cargo que ocupa desde 2011.

Fernando Gomes falou aos jornalistas antes do desafio entre Portugal e Croácia, o último jogo da seleção principal com o dirigente a liderar a Federação Portuguesa de Futebol:

«Não se pode dizer que seja uma despedida. Vamos continuar a acompanhar a Seleção, a ser fãs incondicionais. Despedida meramente da presidência da FPF após três mandatos. Creio que ao fim destes 13 anos e daquilo que fizemos na promoção do futebol português só podemos estar relaxados. É o último jogo que a Seleção disputa neste período, sem deixar de referir que ainda temos a qualificação da seleção feminina para conquistar. Além das outras seleções, os sub-19 no futsal, a seleção feminina de futsal e o Mundial… Esta Seleção já está apurada para os quartos de final da Liga das Nações, estando pela segunda vez consecutiva num apuramento direto. Satisfação muito grande por termos feito o que tem sido palpável no futebol português».

Fernando Gomes comentou que se lembra muito bem da primeira partida enquanto líder da FPF:

«Recordo-me perfeitamente do primeiro jogo: 28 de fevereiro de 2012, inauguração do estádio de Varsóvia, um Polónia-Portugal (0-0). Se perspetivava ao fim destes 13 anos tantas alegrias, sinceramente tinha algumas dúvidas. Já tínhamos tido seleções fantásticas, a chamada geração de ouro, em 2004 a final de um Europeu em casa, a meia-final de 2000, a meia-final de 2006… Estávamos com aquele sentimento de ficar muito próximo. Sonhávamos poder conquistar um dia e, felizmente, a 10 de julho de 2016, tivemos a felicidade de ver o Éder marcar aquele golo e dar-nos o primeiro título de campeão europeu».

O dirigente falou sobre o legado que deixa:

«O legado cumpre às outras pessoas avaliarem o que fizemos. Olhando objetivamente para uma federação e para os resultados, não há dúvida que tivemos conquistas extremamente importantes. Europeu de sub-17, Europeu sub-16, duas vezes campeão do Mundo de futsal, duas vezes campeão do Mundo de futebol de praia… O Euro 2016 e a Liga das Nações em 2019 nunca serão esquecidos e, nessa perspetiva, pode ser um legado imenso. Gostaria de ter conquistado o título de sub-21, foi pena em 2015 e 2021. A Seleção sub-21 tem feito um trabalho fantástico e fica essa pequena mágoa. A maior parte dos jovens que chegam à Seleção A passaram por lá. Essa pequena não conquista gostaria de ter visto, mas podemos estar felizes. São as outras pessoas que devem avaliar».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Morreu Miguel Ángel Russo, treinador do Boca Juniors

Morreu Miguel Ángel Russo. O treinador do Boca Juniors estava hospitalizado e acabou por falecer devido a um cancro na próstata.

Jimmy Floyd Hasselbaink compara Ruben Amorim a Jurgen Klopp e Mikel Arteta: «Flexibilidade é a chave»

Jimmy Floyd comentou sobre Ruben Amorim não ser flexível com o modelo de jogo. O antigo jogador ainda questionou a continuidade do português.

Adeptos do FC Porto podem estar descansados: Victor Froholdt não pode deixar o Dragão em janeiro

Victor Froholdt terá que continuar a representar o FC Porto até ao final da temporada. O jogador não se poderá transferir em 2025/26.

Futsal: Eis os convocados de Portugal para defrontar a Letónia

Portugal irá disputar dois jogos particulares frente à Letónia para preparar o Europeu de 2026. A fase final será sorteada a 24 de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Kerem Akturkoglu arrisca suspensão de 12 jogos

Kerem Akturkoglu pode ser suspenso por 12 jogos após a sua saída para o Fenerbahçe. O caso envolve irregularidades no contrato assinado.

Maísa Correia renova com o Sporting até 2028

Maísa Correia prolongou o seu vínculo com o Sporting até 2028. A jovem jogadora mostrou-se muito feliz e com confiança recebida.

Futsal Feminino: Portugal empata com a Espanha no segundo duelo ibérico

Portugal empatou com a Espanha por 3-3 no segundo encontro dos dois jogos frente à seleção vizinha. Os duelos Ibéricos contaram para a preparação do Mundial.