📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fernando Gomes explica como Portugal se organizou para a candidatura ao Mundial 2030 e atira: «Vamos divulgar o impacto que pode ter ao nível do crescimento económico»

- Advertisement -

Portugal viu confirmado como um dos países a sedear o Mundial 2030. Fernando Gomes esteve na Cidade do Futebol e analisou a decisão.

O Mundial 2030 será sedeado por Portugal, Espanha e Marrocos, tendo ainda jogos na América do Sul (Argentina, Paraguai e Uruguai). Fernando Gomes esteve na Cidade do Futebol e reagiu à oficialização.

«É uma decisão que era expectável tendo em conta o processo de candidatura. A partir do momento que a FIFA tomou esta decisão, há dois anos, tudo o que tínhamos de fazer era mostrar capacidade de organizar, respeitar o dossier de candidatura e mostrar a capacidade organizativa. Tivemos uma avaliação de 4,2 em 5, a mais alta nos campeonatos do mundo. Portugal pela primeira vez vai organizar o Mundial, que nunca tínhamos realizado. Estou convencido de que vai marcar o futuro das organizações, à semelhança do Euro 2024. Desenvolvemos uma organização fantástica de forma a atingir este patamar de excelência».

Fernando Gomes falou também do percurso que levou a esta candidatura:

«Foi um longo percurso que se iniciou em Sochi em 2018 aquando do Portugal x Espanha em conversa com Luis Rubiales. Poderia fazer sentido fazer um trabalho a pensar em 2030. Foi um longo percurso dentro do que foram as decisões tomadas nestes anos. Passavam por conquistar títulos e por outros estádios e parâmetros, como alargar a base, desenvolver infraestruturas… todo esse plano foi consolidado no plano estratégico que desenvolvemos em 2022. Isto que hoje recebemos como manifestação do que foi o dossier de candidatura é um meio para nós enquanto comunidade de futebol. Esta atribuição servirá como alavanca para esse desenvolvimento».

O presidente da FPF falou também do impacto económico que a organização pode ter em Portugal:

«Vamos divulgar brevemente o impacto que este torneio pode ter ao nível do crescimento da atividade económica. Vai ser brevemente divulgado esse estudo que está a ser concluído sobre o impacto nos três países. A oportunidade que tivemos de organizar o Euro 2004 alavancou a construção das academias e hoje sabemos da importância no aparecimento do talento. 2030 vai permitir ainda alavancar mais o futebol português que tem essa necessidade para crescer mais e desenvolver o país. Os clubes portugueses são formadores. Só uma nota final para deixar uma palavra de agradecimento aos envolvidos na candidatura».

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim não deixa garantias sobre o futuro de Casemiro e Harry Maguire e elogia jogador: «Vai ser o futuro do Manchester United»

Ruben Amorim fez a antevisão do Manchester United x Newcastle, do Boxing Day, que vai ser jogado no dia 26 de dezembro. O técnico falou de Kobbie Mainoo, do mercado de janeiro e do futuro de Harry Maguire e de Casemiro.

Luis Tevenet confirmado como novo treinador do Real Valladolid

O Real Valladolid tem novo treinador. Luis Tevenet foi o escolhido pelo clube do segundo escalão de Espanha para suceder a Guillermo Almada.

AS Roma quer fechar médio dinamarquês e pode pagar 20 milhões de euros

A AS Roma quer contratar Morten Frendrup. O médio internacional dinamarquês está ligado ao Genoa e pode sair por cerca de 20 milhões de euros.

Presidente do Fenerbahçe libertado sob fiança após suspeita de consumo e tráfico de drogas

O presidente do Fenerbahçe foi libertado nesta quinta-feira, após ter sido detido por suspeita de consumo e tráfico de drogas. Sadettin Saran foi o sucessor de Ali Koç na liderança do clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid toma decisão e ativa cláusula de recompra de 9 milhões de euros para fechar reforço

O Real Madrid vai ativar a cláusula de recompra de Nico Paz. O clube espanhol vai contratar o médio argentino ao Como por nove milhões de euros.

Médio do Alverca observado pelo Benfica e pelo Sporting

As boas exibições de Alex Amorim despertaram a atenção de várias equipas. O médio do Alverca está a ser seguido com atenção por Benfica e Sporting.

Sporting vai avançar para a contratação de Luís Guilherme: eis os contornos do possível negócio

O Sporting vai mesmo avançar para a contratação de Luís Guilherme. Os leões pretendem contar com o avançado brasileiro em definitivo.