Fernando Tavares sobre alegado caso de racismo no Benfica x Real Madrid: «O Benfica não reage com ruído. Reage com princípios»

- Advertisement -

Fernando Tavares assumiu que a situação entre Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior terá que ser analisada com bastante rigor.

Fernando Tavares foi a mais recente figura do universo benfiquista a abordar o alegado caso de racismo entre Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior. O antigo vice-presidente das águias escreveu um texto no Linkedin sobre o tema, assumindo que a situação tem que ser analisada com rigor:

«O recente episódio envolvendo Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni exige serenidade, responsabilidade e elevação. O Benfica não reage com ruído. Reage com princípios. Sem fazer juízos precipitados sobre intenções individuais e sem alimentar polémicas, há um princípio que deve estar sempre acima de qualquer rivalidade: o racismo não tem lugar no futebol nem na sociedade. Qualquer insulto de natureza racial é inaceitável e deve ser condenado de forma clara. O Benfica e a sua Fundação têm desenvolvido ao longo dos anos iniciativas e posicionamentos institucionais claros contra o racismo e todas as formas de discriminação. Essa linha deve manter-se firme e inequívoca. Mas este momento deve ser também uma afirmação clara da identidade do Benfica. Num momento de maior tensão, importa recentrar a discussão naquilo que verdadeiramente define o Benfica: a sua história, os seus heróis e os seus valores».

O ex-dirigente destacou a relação do Benfica com os países dos PALOP:

«O Benfica construiu a sua identidade com jogadores vindos de várias geografias, culturas e realidades. Dos PALOP ao Brasil, passando por tantas outras origens, o clube sempre foi um espaço de encontro e de oportunidade. O maior símbolo dessa dimensão universal é Eusébio, não apenas a maior lenda do Benfica, mas um ícone do futebol mundial e um orgulho partilhado por diferentes povos. Mário Coluna, capitão e referência moral. Espírito Santo, uma referência do ecletismo, Shéu Han, um exemplo de dedicação e respeito. Entre tantos outros que honraram esta camisola e elevaram o nome do clube dentro e fora de campo. E todos sabem que neste clube são avaliados pelo talento, pelo carácter e pelo compromisso, nunca pela cor da pele. Defender o Benfica é proteger essa herança».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Imanol Alguacil deixa o comando do Al Shabab e já há sucessor

Imanol Alguacil já não é treinador do Al Shabab. O clube saudita anunciou que Noureddine Zekri será o novo responsável pelo comando técnico, garantindo continuidade no projeto desportivo.

Ousmane Dembélé volta a lesionar-se no AS Mónaco vs PSG

Luis Enrique apostou em  Ousmane Dembélé como titular frente ao AS Mónaco, mas o extremo do PSG saiu lesionado ainda na primeira parte, após apenas 27 minutos em campo.

WWE regressa a Portugal após 10 anos de ausência

A WWE está de volta a Portugal. A principal companhia de Wrestling do mundo confirmou o retorno após dez anos de ausência.

Bruno Sá apresenta programa para liderar o Sporting

Bruno Sá apresentou esta quinta-feira o seu programa eleitoral. O candidato à liderança do Sporting anunciou medias a vários prazos.

PUB

Mais Artigos Populares

Evangelos Marinakis revela: «Rejeitámos 30 milhões de euros por André Luiz e Clayton Silva»

Evangelos Marinakis revelou que rejeitou propostas por André Luiz e Clayton Silva. Os dois jogadores rumaram ao Olympiacos.

O outro lado da moeda: o que terá dito alegadamente Vinícius Júnior a Gianluca Prestianni

Vinícius Júnior acusou Gianluca Prestianni de ter tido para com ele uma atitude racista, durante a partida entre o Benfica e o Real Madrid.

Podcast Papo de Bola #101 – A acusação de racismo de Vinícius Júnior contra Prestianni

O "Papo de Bola" desta semana traz uma análise do que se passa com o avançado brasileiro Vinicius Júnior em casos de racismo que, consequentemente, sofre no mundo do futebol.