Tomás Sequeira foi bicampeão de Rugby como capitão do Belenenses e terá oportunidade de conquistar a Taça Ibérica no Estádio do Restelo no próximo domingo, frente ao Inexo El Salvador. O jogador foi entrevistado pelo Bola na Rede e abordou esta responsabilidade.
Bola na Rede: Sentem que jogar no Restelo traz uma motivação e responsabilidade acrescidas?
Tomás Sequeira: Enquanto clube esta é a sexta vez que vamos disputar uma Taça Ibérica. Jogar com a Cruz de Cristo ao peito é sempre um grande orgulho, contudo, representar o nosso emblema numa competição ibérica eleva este sentimento. Relativamente ao fator casa, obviamente que para nós enquanto equipa, é sempre diferente jogar no Restelo do que em Valladolid ou Barcelona, ainda por cima porque a nossa última memória no relvado do Restelo é muito feliz!
Bola na Rede: Este Belenenses tem mostrado grande união. Como descreves o ambiente de balneário numa equipa que vem de tantas conquistas?
Tomás Sequeira: Todos sabemos que o balneário é o que faz as equipas, no nosso caso conseguimos implementar um excelente ambiente que se tem mantido ao longo de várias épocas! Este ambiente não tem nenhuma receita secreta, contudo, muitas vezes é difícil de manter ao longo dos tempos, com a saída e entrada de novos jogadores e naturalmente com as conquistas. Como é tão simples, facilmente pode ficar esquecido… A receita é que cada um deve estar focado no seu trabalho e entregar os seus 100% à equipa, sempre com muita humildade e com o claro propósito de deixar o nosso clube num lugar melhor do que encontrámos.
Bola na Rede: Depois do bicampeonato, como é que o grupo consegue manter a ambição e a fome de vencer?
Tomás Sequeira: Esta é a pergunta mais fácil de responder, que todos os desportistas de alta competição rapidamente compreendem. A resposta a esta pergunta é a magia da competição, quando chegamos a uma meta, reset e trabalhar para uma nova conquista. Neste caso, conseguimos o bicampeonato que significou fazer história num clube único, agora podemos voltar a fazer história com o tricampeonato. É assim que conseguimos manter a ambição… Somos todos desportistas alimentados pela fome de competir e naturalmente de vencer.
«Somos todos Belenenses e sei que em conjunto vamos criar o inferno do Restelo».
Tomás Sequeira


Bola na Rede: Achas que bicampeonato nacional consolidou o Belenenses no topo do râguebi português? O que este título representa para ti enquanto capitão?
Tomás Sequeira: Sim! Não só o bicampeonato, mas sim as últimas épocas onde sempre temos estado presentes nas decisões/competições mais importantes. Não diria para mim, pois estou seguro de que é um sentimento partilhado por toda a equipa, foi um enorme privilégio termos tido a oportunidade de marcar a história do Belenenses Rugby.
Bola na Rede: O clube já viveu momentos altos e baixos nesta competição, o que significaria para o grupo conquistar a segunda Taça Ibérica da história do Belenenses, ainda por cima em casa?
Tomás Sequeira: Em linha com as respostas anteriores, temos o propósito de deixar o clube num lugar melhor, e este fim de semana temos a oportunidade de rescrever a nossa história. Estou 100% seguro de que vamos voltar a deixar a nossa marca como equipa. Por isso aproveito para convidar todos os adeptos a irem ao estádio, no domingo, não somos do Futebol, Andebol, Atletismo, Basquetebol, Futsal, Natação, Rugby e Voleibol somos todos Belenenses e sei que em conjunto vamos criar o inferno do Restelo! Será um dia memorável para vivermos em família.

