Francesco Farioli projeta o FC Porto x Estrela Amadora para a Primeira Liga. Dragões recebem tricolores no domingo.
Francesco Farioli já fez a antevisão ao FC Porto x Estrela Amadora, jogo a contar para a jornada 14 da Primeira Liga e agendado para este domingo pelas 20h45 no Estádio do Dragão. Em conferência de imprensa, o técnico dos dragões confirmou Rodrigo Mora e Gabri Veiga na convocatória:
«Rodrigo Mora está totalmente de volta. O Gabri Veiga treinou ontem [sábado] individualmente, hoje [domingo] com a equipa, sem grandes problemas. Ambos vão fazer parte da lista. Quanto ao João [Costa, que jogou no Estrela Amadora], é sempre bom ter informação extra».
Francesco Farioli falou sobre o meio-campo do FC Porto, numa questão caso não houvesse Rodrigo Mora e Gabri Veiga:
«Já referiu praticamente todas as coisas que já tentámos em jogos oficiais. O meio-campo é uma peça-chave do nosso estilo de jogo. Portanto, é importante ter as bases muito bem definidas. A possibilidade de jogar com Gabri e Rodrigo é um cenário, com Pablo Rosario também. Há diferentes possibilidades, diferentes cenários para o início e para o decorrer do jogo, mas é preciso ver o momento que atravessam os jogadores e tentar encontrar o melhor equilíbrio para o jogo de amanhã».
Francesco Farioli abordou calendário:
«Há sempre uma ligação. Jogar à segunda-feira é bom para nós, porque um dia [de descanso] não parece muito, mas no final significa muito. Especialmente quando temos jogos de quatro em quatro dias. Assim dá-nos a possibilidade de recuperar os jogadores, se não tiverem nada de grave. Os que começaram frente ao Malmö, ou até algumas mexidas, podem começar de início amanhã. Vamos tentar finalizar todos os detalhes e aparecer em campo com a atitude certa, que penso ser determinante».
Francesco Farioli falou sobre a ida de Zaidu para a CAN e a posição da lateral esquerda do FC Porto:
«As possibilidades são muitas. Estamos felizes pelo Zaidu ir representar o seu país numa competição tão importante. Não é uma situação ideal, sobretudo neste momento, mas estamos com ele e gostávamos que fosse campeão africano. O Francisco é o único lateral esquerdo que temos no plantel, mas a verdade é que o Kiwior também pode fazer essa posição. Também podemos jogar com o Martim nessa posição, tal como fizemos no início da temporada, ou o Pedro Lima, da equipa B. Estas são as opções e possibilidades que estamos a avaliar neste momento e que serão suficientes durante estas 3-4 semanas em que o Zaidu estiver ausente».
Francesco Farioli foi questionado sobre a possibilidade de Rodrigo Mora jogar numa posição mais avançada:
«Está a falar em criatividade e acho que apresentou aqui uma boa ideia, um boa solução. Quando falo sobre criatividade, falo sobre a possibilidade de os jogadores conseguirem fazer mais do que uma posição, como é o caso de Pablo Rosario. Mas não é o único. O próprio Kiwior, como já mencionei, pode jogar a lateral-esquerdo. Este tipo de jogadores dá-nos outro tipo de toque ao jogo. Se se lembrarem, jogámos com o Rodrigo Mora a falso 9 frente ao Estrela Vermelha e ele esteve muito bem. Tem um perfil completamente diferente ao de Samu e de Deniz. É uma possibilidade. Sobre o mercado, ainda teremos tempo para falar sobre isso. Estamos a trabalhar duro nos bastidores, juntamente com o presidente, para definirmos o que podemos ter e gostaríamos ter. O clube está disposto a fazer um esforço para tornar a equipa ainda mais forte para lutar pelas competições que temos até ao final da temporada».
Francesco Farioli analisou o Estrela Amadora:
«Estamos a trabalhar e a preparar da melhor forma possível para a janela de mercado de janeiro, se for possível. Mas o nosso foco está no jogo de amanhã. De todas as perguntas que já me fizeram, apenas a primeira foi sobre o jogo de amanhã e amanhã vamos defrontar um adversário com qualidade que irá exigir muita atenção e concentração da nossa parte. A melhor prova disso mesmo foi o jogo com o Tondela, que na segunda parte apresentámos uma melhor atitude e pudemos mudar o rumo do jogo».
Francesco Farioli deixa mensagem aos adeptos:
«Queremos ter um bom jogo no Dragão. Aliás, quero enviar uma mensagem para os nossos adeptos. Sabemos que faltam alguns bilhetes para vender, sei que é uma segunda-feira à noite e que não será fácil para as famílias estarem presentes, mas sabemos muito bem quão importante é para nós termos um estádio cheio e ter o apoio de todos os que puderem estar presentes nas bancadas amanhã».
Francesco Farioli elogiou Samu Aghehowa:
«Não sei se ‘ansioso’ é a melhor palavra para defini-lo. Vou dizer antes que tem o desejo de marcar. Tem todas as características para ser (e é) um número 9 de topo. É um jogador que queremos apoiar sempre. O desejo dele em marcar golos nunca bate de frente com o facto de, coletivamente, querermos ganhar jogos enquanto equipa, até porque na altura de ter de fazer uma assistência ele faz. Tem uma excelente relação com os companheiros da frente, tanto com o Deniz como com o Luuk. Estou muito feliz com a ansiedade dele em marcar golos».
A última derrota do FC Porto na Liga foi contra o Estrela Amadora (2-0). Eis o que disse Francesco Farioli, quando questionado por isso:
«Acho que não devemos recuar assim tanto no tempo. Temos de estar muito conectados com o nosso caminho. Já mencionei aqui as dificuldades que esperamos ter amanhã. É um adversário que mudou recentemente de treinador, que gastou dinheiro na contratação de alguns jogadores. Sabemos o quão importante é vencer jogos, principalmente numa liga que é muito exigente e não nos permite diminuir o estado de alerta nem por um segundo. Ainda no último jogo aconteceu isso num período de segundos. Tudo bem que é um jogo de Liga Europa, mas pode acontecer em qualquer cenário. Ainda não conquistámos nada e se queremos fazer algo de relevante no futuro, o jogo de amanhã é um passo-chave».
Francesco Farioli falou sobre Karamoh:
«Quando assinou pelo clube, estávamos muito cientes daquilo que queríamos dele. Tem muitos jogos na Serie A e em diferentes divisões. Tem uma certa experiência, mas veio para aqui com muita humildade e com o desejo de impulsionar a carreira. Aceitou muito bem o caminho que definimos para ele – ganhar ritmo e depois ganhar minutos na segunda equipa. O golo que marcou ontem foi muito bom e importante, até porque deu três pontos importantíssimos à nossa equipa B. Está sempre com a atitude certa e com um sorriso no rosto. Tal como o Alarcón, também está a melhorar. A oportunidade para ele pode surgir ao virar da esquina. Resta-lhe continuar a trabalhar. Todos têm de estar preparados e creio que ele é um bom exemplo. Está sempre pronto para ajudar, seja a equipa principal ou a equipa B».

