Francesco Farioli concedeu uma entrevista após o fim da primeira volta. Treinador do FC Porto guiou dragões à liderança isolada da Primeira Liga.
Francesco Farioli foi entrevistado pela Sport TV. O timoneiro azul e branco abordou os primeiros meses no Estádio da Dragão e a construção de La Famiglia Portista.
«Quando estás aqui no estádio, a energia, o ruído e o apoio são sempre fantásticos. Mas, especialmente, acho que sentes a paixão pelo futebol e, sobretudo, pelo clube quando caminhas na rua, se estás num restaurante. Vês como as pessoas se comprometem com o clube e fazem-te sentir realmente a importância do que estamos a fazer, a responsabilidade. E esse é, acho eu, o melhor sentimento e o melhor privilégio», destacou Francesco Farioli, que falou na construção da Famiglia Portista com recurso à própria filha.
«A minha mulher, a minha filha e o meu filho estão sempre aqui. Especialmente a minha filha, que é uma verdadeira portista. Agora ela diz a toda a hora: La Famiglia Portista, La Famiglia Portista. É engraçado porque ela repete isso. Se perguntares quem somos, ela responde: La Famiglia Portista. É algo profundo. Em casa temos o Porto Canal ligado quase 12 horas por dia. Ela já conhece todas as músicas e todos os hinos do FC Porto, todas as músicas que os adeptos cantam aqui. Então, como podes imaginar, é uma imersão total bastante grande, mas isso é um ótimo sentimento e, para ser honesto, acho que isto é algo que realmente te faz sentir o privilégio do que fazemos. Eu não poderia estar mais grato», destacou o treinador, que falou nesta expressão que se popularizou.
«Está relacionado com a primeira reunião que tive com o presidente. Quando ele partilhou comigo os valores do clube, o que ele sentia que era realmente importante trazer de volta aqui. Quando falamos sobre trabalho árduo, dedicação, compromisso, paixão, o desejo de colocar bravura e coragem no campo, são todos elementos que fazem realmente parte de quem eu sou e do futebol que eu gosto de ver, mas especialmente, ainda mais sobre a pessoa que eu sou. Lembro-me claramente de quando o Presidente estava a falar e a mencionar todas estas coisas, a minha mente começou a processar toda a informação e senti imediatamente que este era o passo certo para mim. E desde então, sim, passaram apenas seis meses, embora em seis meses, muitas coisas aconteçam e para ser honesto, o outro sentimento de La famiglia Portista é o facto de me sentir em casa tão rápido», frisou o técnico italiano.
Com Francesco Farioli, o FC Porto só por uma vez empatou na primeira volta, resultados que tornam os dragões líderes invictos da Primeira Liga.
Lê mais excertos da entrevista do treinador azul e branco.

