Francesco Farioli elogia Alverca e alerta FC Porto: «Jogar fora ainda é mais complicado»

- Advertisement -

Francesco Farioli fez a antevisão do Alverca x FC Porto. Treinador dos dragões com foco na vitória antes do Natal.

O FC Porto desloca-se ao terreno do Alverca na 15.ª jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli fez a antevisão à partida e colocou o foco nos três pontos.

«Um jogo complicado. Jogar fora ainda é mais complicado. O Alverca tem coisas interessantes que temos de ter em mente. Tem muita capacidade de criar oportunidades, muito boa capacidade física e nos duelos aéreos. Têm estado bem em casa e no geral. Todo o foco amanhã».

«Condição física? Estão todos de volta e recuperados. O Francisco Moura vai treinar a 100% hoje, espero eu. Creio que vai fazer parte do jogo. Todos estarão prontos».

«Thiago Silva? Nos últimos três jogos sofremos três golos. Eu e o presidente decidimos, portanto, contratar um grande central, super experiente. Fora de piadas, é uma boa adição ao plantel. Ter jogadores deste nível ajuda a fazer a equipa melhor e a chegar ao melhor nível. Conversei com ele, mostrou entusiasmo. Começou a carreira na Europa no FC Porto, ganhou uma Champions League no Dragão e vem com muita humildade e vontade de ajudar. Sempre disse que veio para ajudar. Temos defesas centrais a fazer um bom trabalho e ele vem ajudar. Teremos muitos jogos para jogar e precisamos de qualidade, experiência e liderança. É uma boa adição».

«Ausência de Bednarek? É o primeiro jogo em que não estará com a equipa por suspensão. Noutros conseguimos gerir a equipa. É importante na liderança e tecnicamente, reconhecido por todos como capitão. Tem uma mentalidade vencedora incrível. Tentaremos encontrar uma solução. Entre o Prpic e o Rosario estará a minha decisão».

«Árbitro João Pinheiro? Não é sobre a performance do árbitro num caso isolado. Acredito que os erros fazem parte do jogo, os jogadores falham erros, eu erro nas substituições. É parte do jogo. Erros do árbitro são normais. O problema é algo mais profundo. Quando tens o feeling de que o sistema está sempre a estudar, é preciso foco e estudo para ver o que falta. Para respeitar o nível da competição, a justiça e manter o futebol português como referência. O comunicado do FC Porto foi claro, muito calmo e destacou a importância de analisar a situação. Está a tornar-se insustentável».

«Frente a frente entre árbitro e Bednarek? Quando digo que é insustentável… O quarto árbitro pede-me para manter a calma e ajudar a gerir o jogo, mas acho que é uma vergonha tantas interrupções, tantos cartões. Há algo fora de controlo. Não é possível estarmos mais tempo nisto do que a bola a rolar no campo. Acho que a forma como o VAR está a ser usado no futebol, no geral… A ideia é positiva para ajudar os árbitros e corrigir decisões erradas e difíceis. A velocidade do jogo aumenta de época para época e é difícil conciliar. O VAR é uma ferramenta para julgar o árbitro. De bom, tornou-se algo que vai gerar julgamentos. Acho que tem de ser avaliado de forma diferente. Temos de voltar às origens e usar o VAR para ajudar e não para julgar. Vamos fechar o capítulo das arbitragens e focar no jogo de amanhã, é a prioridade. Espero que o problema seja resolvido no nível que tem de ser, pelo jogo, pelos adeptos, pelo investimento dos clubes em dinheiro e paixão».

«Detalhe? Somos focados. É chave o aspeto físico e mental e a sua gestão. Tentamos uma maneira de dar momentos de descanso. Com jogos tarde, viagens… Com um jogo às 21h, não é fácil ir logo para a cama. Tentamos uma ajuda e suporte aos jogadores. Vamos fazer uma avaliação física esta manhã para verificar a evolução dos jogadores e para ver o crescimento muscular. Numa agenda tão rígida, é impossível, porque acabas por perder peso e músculos. O que estamos a fazer é assinalável. Estamos a tentar colocar atenção, calcular os elementos que podem ajudar ou não a equipa. Queremos a mentalidade certa para colocar a energia certa».

«Mercado? Ainda temos nove ou dez dias para a sua abertura. O mercado de janeiro é doido, mais doido que o verão. Estamos a trabalhar para estar preparados. Há coisas na velocidade certa. Estamos a analisar o mercado para ver o que pode oferecer. O presidente está focado em reforçar a equipa da melhor forma possível. Os perfis em cima da mesa estão diferentes, mas a comunicação entre todas as partes envolvidas no mercado é fluída e aberta. Estamos alinhados».

«Influência da arbitragem nos jogadores? Não sei como falar mais e ir mais fundo. O sistema está a falhar. Se eu for para a casa e ligar a televisão à procura de imagens, há dois ou três programas sobre arbitragem. Nos jornais, há várias páginas ocupadas com arbitragem, algumas questionáveis. Como estrangeiro, às vezes é difícil. A quantidade de horas e páginas sobre arbitragem é irreal. Venho de Itália onde isto é um tópico, na Turquia também, mas aqui é outro nível. É preciso o desejo de dar os passos certos e limpar esta imagem. É preciso da minha parte e da vossa dar um passo atrás e começar a falar do jogo. Há muito talento e este país tem uma palavra de referência no mundo, a seleção nacional vai disputar o Mundial. É preciso falar das qualidades da Primeira Liga, do futebol português. O primeiro sinal tem de vir das pessoas no cargo, depois cabe a nós encontrar uma maneira diferente de gerir».

O Alverca x FC Porto tem apito inicial marcado para as 18h45 desta segunda-feira, 22 de dezembro.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Diretor desportivo do Groningen confirma interesse do Benfica em Stije Resink e explica o que aconteceu

Stije Resink esteve na mira do Benfica neste mercado de inverno. Van Mosselveld, diretor desportivo, explica todo o processo.

Benfica informa qual a lesão de Nycole Raysla

Nycole Raysla lesionou-se no último jogo do Benfica. Águias esclarecem a situação da avançada brasileira de 25 anos.

Foi fundamental no FC Porto de Sérgio Conceição e recusou reencontro com o treinador no Al Ittihad

O Al Ittihad tentou a contratação de Chancel Mbemba no último dia do mercado. Central do Lille recusou mudança e reencontro com Sérgio Conceição.

Rendimento de 2 jogadores travou novas idas do Benfica ao mercado em janeiro

O Benfica fez menos duas contratações do que o previsto em janeiro. Andreas Schjelderup e Anísio Cabral convenceram a estrutura encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Oleksandr Zinchenko deixa Arsenal em definitivo e é reforço do Ajax

Oleksandr Zinchenko foi oficializado como reforço do Ajax. Lateral esquerdo deixa Arsenal em definitivo por 1,5 milhões de euros.

Al Ittihad de Sérgio Conceição paga 30 milhões de euros e garante George Ilenikhena como substituto de Karim Benzema

O Al Ittihad de Sérgio Conceição oficializou a contratação de George Ilenikhena. Avançado francês chega como substituto de Karim Benzema.  

Clayton Silva oficializado como reforço do Olympiacos de Evangelos Marinakis

Clayton Silva foi apresentado como novo jogador do Olympiacos. Avançado deixa Rio Ave e junta-se ao clube grego de Evangelos Marinakis.