Francesco Farioli concedeu uma entrevista após o fim da primeira volta. Treinador do FC Porto guiou dragões à liderança isolada da Primeira Liga.
Francesco Farioli foi entrevistado pela Sport TV. O timoneiro azul e branco abordou a questão etária e já falou de Thiago Silva, defesa que é mais velho que o treinador e que reforçou oficialmente o FC Porto.
«Sempre disse que quando comecei era muito jovem e ainda sou, mas há cinco anos era ainda mais. Agora teremos um jogador que é mais velho do que eu [Thiago Silva], mas até agora tem sido sempre a minha rotina trabalhar com pessoas mais velhas do que eu, jogadores mais velhos do que eu. Eu acredito muito em ser eu próprio. Não sou muito bom em esconder emoções ou em colocar uma máscara. As pessoas veem como eu me sinto: quando estou bem, veem que estou bem; quando as coisas não estão bem, veem que as coisas não estão bem. O meu estilo, a minha forma de liderar o grupo e o clube é muito simples: é feita e baseada em alguns elementos que não são negociáveis. E estes, como mencionei antes, são principalmente os elementos que fizeram o FC Porto ser o FC Porto. Então, nesta parte, o compromisso e o comprometimento entre mim próprio, o clube e o grupo foram realmente rápidos. Como te disse, sou uma pessoa direta. Quando há algo de que não gosto, tento ir sempre pelo bom caminho primeiro, e se não for suficiente, temos de encontrar outra opção. Mas, em geral, acredito que em construíres a relação baseada na honestidade e na transparência mesmo que às vezes a verdade não seja a melhor, acredito que os jogadores, em geral, apreciam muito mais isso do que um bom sorriso e algo por trás. Não significa que seja o caminho certo, mas é a forma como me sinto mais confortável, porque é a forma como eu sou», destacou Francesco Farioli, que viria a falar de Thiago Silva.
«Acho que ele vai acrescentar experiência, vai acrescentar qualidade. Como eu disse, acredito muito na gestão do jogo, em partilhar recursos físicos e mentais. Aqui ninguém está a discutir o palmarés do Thiago, o que ele fez no passado, o que ele fez nos jogos recentes, porque senão não ia estar aqui. Se os últimos jogos não fossem a um certo nível, não estaria aqui se a sua mentalidade na conversa que tivemos não provasse realmente o facto de que ele está a vir para aqui para ajudar a equipa, para apoiar a equipa. Como eu te disse, com ele eu não prometi nada. Eu disse: ‘Eu quero-te aqui para ajudar a equipa, se for para jogar todos os jogos ou se for para jogar cinco minutos no fim do jogo’. Ele disse: ‘Eu estou totalmente ciente’. Ele tem, claro, a ambição de, de alguma forma, fechar um círculo porque ele começou a sua carreira europeia aqui no FC Porto B. Ele ganhou aqui no Dragão a Champions League. Então, ele está a vir para aqui, claro, com uma mentalidade clara. Ele tem um alvo importante que é jogar o Mundial e estar pronto e estar apto para o Mundial de Verão. Acho que tudo está lá, mas acima de tudo a sua mentalidade, o seu compromisso. Ontem, quando o conheci pela primeira vez, ele tinha um grande sorriso, muita energia e isto é o que nós precisamos. Realmente curioso para começar a trabalhar com ele a partir de amanhã, com um jogador que cho que tem sido e é um dos top-5 defesas na história do futebol», elogiou Francesco Farioli.
Com Francesco Farioli, o FC Porto só por uma vez empatou na primeira volta, resultados que tornam os dragões líderes invictos da Primeira Liga.
Lê mais excertos da entrevista do treinador azul e branco.

