Francesco Farioli lança duelo contra o Benfica: «No estágio tivemos jogadores com 30 quilómetros em 4 dias»

- Advertisement -

Francesco Farioli fez a antevisão do FC Porto x Benfica. Clássico joga-se no Dragão para os quartos de final da Taça de Portugal.

Francesco Farioli fez a antevisão do Clássico entre o FC Porto e o Benfica para os quartos de final da Taça de Portugal. O técnico dos dragões colocou o foco em seguir em frente na prova.

«Os últimos dias, no Algarve, foram muito positivos, sentimos que era importante voltar a trazer a equipa e as famílias junto. Combinámos o trabalho duro com isso, tivemos jogadores com 30 quilómetros em quatro dias, mas também momentos com a família ao jantar. Bons momentos, mas desde que voltámos o foco é o Benfica».

«Francisco Moura? Não, está fora. A estabilidade chegou de diferentes cenários. Mudámos laterais com várias soluções. A chegada do Thiago Silva dá-nos uma nova oportunidade, tivemos bons jogos do Martim Fernandes, o Alberto foi sempre relevante e um dos melhores jogadores. De todas as combinações, podemos ver uma diferente solução».

«Benfica fragilizado? Pela equipa que tem, é uma boa equipa. Uma ou duas ausências não muda o valor da equipa. Temos de estar com a atitude e espíritos certos, melhorar o que fizemos no Dragão no primeiro Clássico. Essa é a prioridade. Temos de trabalhar com o que temos em controlo».

«Diferenças no Benfica? Só nos podemos preparar para o que podemos ter em frente amanhã. Pode ser um jogo diferente ou semelhante. Nos últimos jogos, o Benfica mudou a abordagem, com uma equipa mais agressiva, com jogadores a saltar mais cedo e a recuperar mais cedo. O Sudakov e o Pavlidis estiveram bem em parar o Varela, aqui. Faz parte do treinador convencer jogadores a sacrificarem-se pela equipa. Espero um jogo muito tático, com vários jogos lá dentro. Não sei como será a pressão e intensidade do Benfica. O trabalho que fizemos nas últimas semanas e nos últimos dias tem sido positivo, com espaço para treinar alternativas e soluções em campo».

«Fábio Veríssimo? Deu-me a informação, saiu agora e não a tinha. Disse-me agora que ia ser o árbitro. Demorou um pouco mais que o habitual. Estou certo que tomaram a melhor decisão para o jogo de amanhã».

«Estágio do Algarve? Tivemos quatro dias, foi curto e muito intenso, com cinco sessões e um jogo particular. Todo o estágio foi para trazer os jogadores juntos num ambiente diferente, com um campo diferente. Conseguimos ter um momento tático para trazer o Thiago Silva às dinâmicas com e sem bola. Esteve muito curioso e ajudou-nos a acelerar o processo. Tivemos também um trabalho físico a preparar o futuro, com muita intensidade e bom volume. Desde que voltámos, o foco mudou para o jogo de amanhã. Para a parte emocional, voltámos com boa energia e um bom sentimento de companheirismo. É algo especial. Nunca é sobre um jogo ou uma semana, mas para uma jornada longa. Os jogadores fizeram um bom trabalho para estar preparados para a segunda metade da época».

«Titularidade de Thiago Silva? É uma possibilidade. Teve uma longa época no Brasil, uns dias de férias para recuperar e veio em boa condição. Será uma decisão que temos pela frente. O mesmo em relação ao guarda-redes».

«Oskar Pietuszewski? O registo veio há poucas horas, teve esta manhã o primeiro treino coletivo. Pode estar na lista amanhã. Tem grande qualidade, é jovem e tem de se adaptar a novas exigências e a uma nova liga. A ajuda do Jan e do Jakub tem sido boa. Nasceu em 2008 e requere tempo para se conectar com a equipa, naturalmente».

«Renovação de contrato? Aumenta a responsabilidade para fazer o que estamos a fazer. Disse no dia da assinatura que significa muito, um passo que o clube e o presidente deu na minha direção e da equipa técnica. Tem a ver com o trabalho de todos. Ontem, quando voltei, agradeci aos jogadores. A renovação veio do trabalho deles e da sua atitude. Chegou num momento especial, também, depois do estágio e fechou um ciclo. Um novo ciclo inicia-se com o jogo de amanhã. Estamos em janeiro, falamos de mercado, mas queremos tomar os passos na direção certa nos próximos seis meses. O resto faz parte do passado, o futuro está cheio de desafios a começar com o jogo de amanhã».

«Mudanças no FC Porto? Ainda não foi feito o trabalho, estamos no processo de corrigir coisas. Não podemos esquecer de onde viemos, a distância para os rivais. Nos últimos cinco jogos contra o Benfica, só vencemos um. Há um espaço a preencher e uma distância a corrigir. O trajeto está a ser positivo. Queremos continuar a trabalhar juntos e estender esta responsabilidade na direção certa. Nada está feito. Estamos no meio da corrida, sabem como o futebol pode mudar dinâmicas facilmente. Amanhã uma equipa sairá eliminada. Toda a energia e foco têm de estar alinhadas no jogo de amanhã e nos próximos. Os resultados ajudam, mas o importante é a atitude. Assim, será mais fácil ter resultados e vencer. Na maioria das vezes são consequência do que fazemos durante a semana. É nisso que lutamos e para isso que lutamos».

«Risco de desfazer dupla Bednarek-Kiwior? Risco e oportunidade estão em todas as mudanças e dependem de como perspetivamos as coisas. O Bednarek é um muro polaco, é um bom slogan que têm usado, mas a realidade é que no campo há vários jogadores a dar o passo em frente e a ajudar a termos clean sheets. Já vimos o Pablo Rosario como central, o Nehuén Pérez no início da época e o Dominik nas Taças e Liga Europa. É normal a questão, mas a resposta está a olhar para trás. O que fazemos está acima do individual e das sinergias entre dois jogadores. O Bednarek e o Kiwior estão a fazer uma grande época, mas em relação com todos os jogadores. Queremos encontrar uma solução e um equilíbrio. Ninguém é mais importante que o FC Porto. Queremos dar o máximo pela Famiglia Portista, pelos adeptos no estádio e a ver o jogo na televisão».

O FC Porto x Benfica joga-se esta quarta-feira no Estádio do Dragão. O duelo tem apito inicial para as 20h45.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Fernandes revela que esteve próximo de jogar às ordens de José Mourinho: «Encontrei-me com o José Mourinho e tudo mas não se concretizou»

Bruno Fernandes confessou que esteve próximo de assinar pelo Tottenham de José Mourinho, mas o Sporting bloqueou a sua saída.

Evangelos Marinakis bloqueou transferência de André Luiz para o Benfica: eis o motivo

Evangelos Marinakis foi o responsável por travar a venda de André Luiz para o Benfica. Grego estava convencido de negócio nas suas costas.

Palmeiras de Abel Ferreira chega aos 25 milhões de euros e está perto de trazer de volta ao Brasileirão jogador que não rendeu na...

Jhon Arias está muito perto do Palmeiras. Avançado próximo de regressar ao Brasileirão pela porta da equipa de Abel Ferreira.

Morten Hjulmand poderá sair no final da temporada e Sporting já procura reforço para o meio-campo

O Sporting já tem alvos identificados para substituir Morten Hjulmand na próxima temporada. É esperada a saída do médio dinamarquês no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Empresário de Rafa Silva admite: «Em condições normais será no Benfica que o Rafa irá terminar a carreira»

João Araújo, empresário de Rafa Silva, desvendou os pormenores da saída do jogador do Besiktas e do regresso às águias. Eis as novidades.

Empresário de Rafa Silva elogia José Mourinho: «Isso deixa qualquer jogador entusiasmado»

João Araújo, empresário de Rafa Silva, desvendou os pormenores da saída do jogador do Besiktas e do regresso às águias. Eis as novidades.

Empresário de Rafa Silva deixa mensagem aos adeptos do Benfica: «Ele é muito competitivo e o tempo é que vai trazer as respostas sobre...

João Araújo, empresário de Rafa Silva, desvendou os pormenores da saída do jogador do Besiktas e do regresso às águias. Eis as novidades.