Francesco Farioli projeta Santa Clara x FC Porto: «É uma equipa que fez uma época incrível em 2024/25 e está novamente bem esta temporada»

- Advertisement -

Francesco Farioli fez a conferência de imprensa de antevisão do Santa Clara x FC Porto, neste domingo, às 18h, para a jornada 17 da Primeira Liga.

Francesco Farioli fez a antevisão do Santa Clara x FC Porto da jornada 17 da Primeira Liga. O técnico italiano começou por analisar a equipa liderada por Vasco Matos:

«O mês vai ser muito preenchido, mas o nosso foco está no jogo de amanhã, que fecha um ciclo, e depois temos 10 dias para preparar o nosso próximo jogo. É uma equipa que fez uma época incrível em 2024/25 e está novamente bem esta temporada. Jogar lá é ainda mais complicado, não só pelo relvado, pelas condições climatéricas, mas também pelo trabalho que o treinador e a equipa do Santa Clara estão a fazer. Temos de estar preparados e será um grande teste para nós».

O técnico italiano apela à cautela apesar da liderança confortável do FC Porto na Primeira Liga:

«Acho que foi há umas semanas que disse que nunca vi alguém festejar o título em dezembro e agora digo que nunca vi ninguém celebrar um título em janeiro. É a realidade. Estamos focados no nosso caminho e no que temos de fazer. Quero que a equipa vá para o relvado com a mentalidade de como estivesse a 15 pontos do primeiro lugar, com fome e desejo para melhorar. Isso tem de ser o nosso combustível. Estou focado em fazer a projeção do jogo de amanhã e não do resto do campeonato. Acho que o Santa Clara é onde a nossa energia tem de estar».

Francesco Farioli garantiu que vai permanecer no FC Porto até ao final da temporada, apesar dos recentes rumores que davam conta de um possível interesse do Chelsea:

«Claro que serei treinador do FC Porto até ao final da temporada. Sem dúvida alguma. Se eu voltar atrás nas minhas experiências no Nice e no Ajax, nunca foi assunto para mim sair a meio de uma época. Não é algo que esteja na minha cabeça e, no FC Porto, acredito que haja ligação com o clube e com o presidente, e ainda algo maior. Estou totalmente comprometido com o FC Porto e conectado com a nossa realidade. Talvez, pela primeira vez na minha vida, sinto que posso estar a construir algo para o futuro e, com as bases, dê para construir um ‘primeiro andar’. Estou muito grato às pessoas que me deram oportunidade de estar num clube desta dimensão e outros clubes não são sequer tema e é um tipo de ruído que nem sequer chega à minha cabeça.».

Em relação ao empate entre Gil Vicente e Sporting, o treinador dos dragões garantiu que não há motivação extra:

«Não há motivação extra. A nossa motivação é o nosso caminho e isso não é uma pressão. O pensamento está só no jogo de amanhã».

O técnico de 36 anos também abordou o mercado de janeiro e anunciou a saída de Pedro Lima:

«Sobre os jogadores, o mercado de janeiro é sempre um cenário muito complicado. Uma grande proposta pode chegar nas últimas horas, por isso nunca sabemos, e temos de estar preparados para todos os cenários. O que posso dizer é que todos os jogadores que cá estão, estão felizes e querem estar no FC Porto. Acho que temos o mesmo desejo e ambição. Se alguma oferta chegar, espero que os meus jogadores desliguem o telemóvel e é isso. As únicas notícias que posso falar agora é que o Pedro Lima vai voltar ao Wolverhampton porque o chamaram de volta. Foi um jogador que teve uma grande atitude. Desejo-lhe o melhor e que tudo corra bem no novo desafio no Wolverhampton.».

Francesco Farioli falou sobre a importância de manter a consistência e os pés bem assentes na terra:

«Da experiência que eu e o FC Porto tivemos na época passada é que tudo pode mudar rapidamente. É muito importante a consistência e temos de manter os pés assentes no chão. Por isso digo que temos de entrar como se estivéssemos a 15 pontos, para mantermos o querer e a fome que possam garantir continuarmos focados».

Sobre um possível relaxamento da equipa perante a vantagem confortável que possui na Primeira Liga, o técnico italiano referiu:

«Sobre o relaxamento, não me parece que vá acontecer, porque o querer que temos não nos permite relaxar. Os capitães e o staff estão todos no mesmo barco para mantermos juntos até ao fim. Sobre o mercado, depois do jogo de amanhã vamos ter mais tempo para pensar. Temos algumas lesões longas, por isso teremos de ponderar. Thiago Silva vai juntar-se a nós. Depois vamos explorar algumas opções que deem estabilidade. Qualquer um que venha para o FC Porto terá de ter noção do que é aqui».

Francesco Farioli voltou a destacar o relvado do estádio do Santa Clara como possível condicionamento para o jogo do FC Porto:

«Penso que o relvado dos Açores é de facto um fator a considerar. Mas mais do que o tempo, o piso ou as chuteiras, o fundamental é respeitar o trabalho que têm feito naquele clube em tão pouco tempo. E temos de aparecer com energia e com o respeito certo. emos de abordar os jogo sem pensar que o adversário pode ser compensado de alguma forma. Temos de ir só a pensar no jogo e acreditar que vai ser um jogo justo».

O técnico de 36 anos reagiu aos recentes elogios de José Mourinho ao FC Porto:

«Sobre as palavras de Mourinho, eu concordo plenamente, porque acho que o que estamos a fazer é extraordinário, em termos de pontos e consistência. Mas isso só nos deve colocar ainda mais os pés no chão e manter-nos humildes. Se virmos as últimas duas temporadas, a diferença de 29 pontos que tínhamos para o Sporting foi anulada nos últimos seis meses e estamos claramente na luta. A prioridade é manter-nos conectados com a realidade e garantir que somos melhores todos os dias. Vamos ter muitas competições e os desafios são muito grandes».

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e está a frequentar o mestrado em Gestão do Desporto. Trabalha na área do jornalismo desportivo, com particular interesse pela análise de futebol.

Subscreve!

Artigos Populares

AC Milan pode fechar reforço sonante no fecho do mercado para o ataque

O AC Milan está a tentar contratar Jean-Philippe Mateta. O avançado internacional francês está a pressionar para deixar o Crystal Palace.

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

Às Escuras: Estádio D. Afonso Henriques fica sem energia antes do apito final do Vitória SC x Moreirense

Já em tempo de compensação do Vitória SC x Moreirense, o jogo foi interrompido após o Estádio D. Afonso Henriques ficar sem energia.

PUB

Mais Artigos Populares

Ainda o FC Porto x Rangers: Comunicado oficial sobre incidentes no Dragão

O Rangers emitiu comunicado oficial relativo ao duelo com o FC Porto na Europa League. Dragões venceram o jogo por 3-1.

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.

Espanyol chega ao 5º jogo consecutivo sem vencer e pode cair do top-5 da La Liga

O Espanyol perdeu em casa com o Alavés por 2-1 na jornada 22 da La Liga. Emblema da Catalunha volta a não conseguir ganhar.