Francesco Farioli fez a antevisão do Viktoria Plzen x FC Porto. Dragões estão posicionados no top-8 da Europa League.
Francesco Farioli esteve na sala de imprensa para realizar a antevisão do duelo entre o Viktoria Plzen e o FC Porto. O treinador dos dragões colocou o foco na vitória e nos três pontos.
«Um bom resultado pode aproximar-nos do objetivo. Queremos ter a oportunidade de saltar dois jogos dos playoffs. Num calendário louco, poder fazê-lo é importante e tem valor. Antes, acho que é importante focarmo-nos no presente e no jogo contra um adversário que ainda não perdeu na Europa League e com poucos golos sofridos».
«É mais difícil analisar o rival. Ainda não jogaram oficialmente em 2026. Tiveram uma pré-época em Espanha, com alguns jogos amigáveis e com algumas mudanças no plantel, com jogadores no mercado e suspensões. Temos uma ideia da abordagem, mas quando virmos o onze e quando o jogo começar, vamos perceber melhor como irão jogar. Ainda assim, a identidade deles é muito clara, aí sabemos o que esperar: uma equipa física, forte na pressão com HxH em todo o campo e contra qualquer adversário. Espero um jogo cheio de duelos e onde a fisicalidade vá imperar».
«Vencer a Europa League? A jornada é longa, ainda nos queremos qualificar e estamos longe de Istambul. O nosso percurso é baseado no trabalho. A Famiglia Portista está cá e é uma prova de unidade. Nos momentos difíceis, os nossos adeptos fazem-nos sentir o seu apoio e a sua presença. É o mais importante neste caminho, seja na Europa ou nas provas internas. Estamos a meio de várias corridas e queremos chegar longe em todas as competições. Se podermos estar juntos, é o mais importante».
«Mudanças no onze? Não estão contempladas pelo campo nem pelo desafio. O campo está numa ótima condição tendo em conta a temperatura, os meus parabéns ao Viktoria Plzen. Fizeram um bom trabalho para o ter em condições. O jogo mais físico vem do estilo de jogo muito físico, são duas equipas agressivas e que querem recuperar a bola no meio-campo adversário, com o espírito e desejo de ser agressivas. Vai ser um jogo cheio de duelos e de batalhas».
«Dificuldade em analisar o FC Porto? Depende. Fazemos o que temos de fazer, não estamos focados nos julgamentos alheios. Sentimos que a maneira como jogamos é articulada e apresenta diferentes possibilidades mediante diferentes cenários. Acho que ambos os comentários estão corretos dependendo da perspetiva».
«Equipas com poucos golos sofridos? Não significa que o jogo tenha poucos golos. Na realidade, o jogo deve ter campo aberto e várias possibilidades, não sei em que direção irá. Eles têm uma equipa sólida, a melhor defesa na Europa League. Temos de estar unidos e capitalizar as nossas oportunidades porque não sabemos quantas teremos. Temos de continuar a fazer o nosso jogo e sentir que não concedemos tantas oportunidades. Passamos horas a analisar e corrigir coisas erradas, com reuniões sobre coisas a melhorar. Queremos ser melhores a cada dia».
O Viktoria Plzen x FC Porto joga-se esta quinta-feira, dia 22 de janeiro, a partir das 17h45. Conhece os 23 convocados para o jogo.

