Frederico Varandas responde a todas as polémicas: «Sabemos como é isto, como rola o campeonato e rolam as pressões»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino.

Antes da final da Supertaça de Futsal, Frederico Varandas tocou nos temas polémicos do Sporting, nomeadamente no mercado leonino. Presidente do Sporting falou ainda dos incidentes do Clássico e deixou mensagem sobre o tricampeonato.

«Inquérito do Ministério Público? Perfeitamente tranquilos. O Estádio foi vistoriado pela Liga e validado pela proteção civil e bombeiros. A infraestrutura está lá há 20 anos. Há selvagens que não deviam estar em recintos desportivos e que pontapearam aquilo vezes sem fim. Não o podiam fazer».

«Lançamento de objetos? O Sporting condena atitudes dos nossos adeptos e dos outros. Houve há uns meses um ataque bárbaro a adeptos do FC Porto e agora 17 feridos por selvagens que não deviam entrar em recintos desportivos. Comparar isso com os arremessos que se veem em todos os jogos no festejo… Por amor de Deus».

«Jota Silva? Desde 2018 nunca conseguimos ser os campeões do mercado em número de investimentos, jogadores, jatos particulares, contratações secretas. Temos sido mais fortes a conquistar campeonatos. O Jota foi identificado pelo nosso treinador com o intuito de trazer maior profundidade ao plantel, pedido valido pela estrutura. Era um dos alvos para trazer profundidade ao plantel, que obriga a um esforço. Tínhamos o objetivo de o trazer por empréstimo. Esteve inegociável praticamente todo o mercado e depois 15 milhões de euros. Nem pensar. No penúltimo ou último, o Nottingham Forest recebeu uma proposta do Botafogo de 19 milhões de euros e informámos o treinador que não havia nada a fazer. O Jota recusou essas propostas e por volta das 23h20 o Nottingham aceita um empréstimo nos nossos moldes, não nos valores. O Sporting cedeu o empréstimo de 4,5 milhões de euros, mais 2,5 milhões de euros, total 7 milhões de euros. Recebemos a documentação às 23h45. É tecnicamente impossível, receber, preencher impressos, assinar documentos, digitalizar e pôr na plataforma. Quando recebemos, as pessoas experientes disseram que não ia ser possível e tentámos. Surgiram telenovelas e rumores, mas fez-se tudo em 16 minutos. Nunca pensei receber a documentação, tratar de tudo em 16 minutos. Tentámos e não conseguimos o Jota Silva. O treinador nunca quis o Jota nas condições que nos ofereciam».

«Os mercados acabam e somos sempre uma desilusão. O ano passado o Sporting fez o mercado, perdemos a Supertaça e elogiou-se o mercado do FC Porto. Em janeiro, o mercado foi criticado por descuidar a conquista do bicampeonato ao contrário do rival. Terminou com o campeonato e a dobradinha. Estamos habituados a este psicodrama. Vou analisar o nosso mercado de transferências. Tivemos um objetivo, o mesmo de há um ano, que foi manter o grupo campeão e bicampeão. Entre cada época, perdemos um titular e fomos campeões. Queríamos manter o grupo bicampeão. Perdemos um jogador titular e fomos buscar cinco potenciais titulares e um jovem de 22 anos. Estamos mais fortes do que há um ano. Olho para o valor de mercado. O ano passado eramos o mais valioso e este ano é novamente o mais valioso do campeonato a 80 milhões do segundo e 100 do terceiro. Os sportinguistas têm de entender que o Sporting tem um balneário bicampeão, se é para entrar tem de ser melhor que o Trincão, o Pote, o Inácio, o Morten. O Morten estava perdido por Itália e recusou n propostas a ganhar o triplo. Tivemos uma conversa com a administração e vai ficar mais um ano. O Trincão era para a Arábia Saudita. O Gonçalo Inácio, Arábia Saudita, Diomande perdido para o Crystal Palace. Mantivemos o grupo. Temos uma forma de trabalhar e não a mudo por ser ano de eleições. Nunca fizemos um all-in. Em 2020/21 investimos 30 milhões de euros e fomos campeões. Fizemos pelo terceiro ano consecutivo o maior investimento da história. Este ano vendeu 100 milhões de euros, o Dário foi em 24/25 bem como o Quenda. Vendemos 100 milhões de euros e investimos 75 milhões de euros, incluo o passe do Trincão. Temos o plantel mais caro e o maior investimento da história do Sporting e um plantel bicampeão. Uma certa falta de respeito pelo grupo. Acham que entra facilmente? Não. Se entrar por 30 ou 40 milhões, que assim seja. Aceitava 19 milhões pelo Jota? Não».

«St. Juste? Como jogamos num sistema num treinador em quem confiamos e acreditamos, no sistema onde joga, foi para isso que o fomos buscar, jogamos com dois centrais e temos cinco. Não faz sentido ter cinco com o seu salário. Tem todo o direito de recusar propostas para sair porque tem contrato, mas o quinto central desce para a equipa B. Conrad Harder? Sabe qual foi o nosso alvo o ano passado? O Fotis. Não tenho problemas nenhuns em admitir, mesmo que seja difícil vou lá, mesmo que saia na imprensa que não conseguimos. Só me interessa ter um grupo mais forte. Perdemos o Viktor, uma lenda deste clube, um jogador que fica para sempre e nos deixou memórias maravilhosas e para sempre. Dos melhores da nossa história. Investimos 44 milhões de euros em dois avançados e o segundo está muito mais bem preparado que o segundo o ano passado, o Harder. Tem imenso potencial, tinha expectativas legítimas de ser titular».

«Provocação de agente de Harder e Gyokeres? Mandei uma mensagem a felicitar o Gyokeres. Será sempre uma lenda deste clube e enquanto presidente do Sporting vou defender sempre a lenda. Foi um dos melhores profissionais que tive aqui até ao final da época. Dos agentes guardo boas recordações. Acho que são muito bons porque fiz 90 milhões de euros e não paguei comissão. São excelentes agentes. Tenho as melhores recordações, zero comissões».

«Sportinguistas? Sabemos como é isto, como rolam o campeonato e as pressões. Olhem para o escudo dos nossos jogadores: bicampeões nacionais. A nossa estratégia é igual desde 2018 e ninguém ganhou tantos campeonatos como nós. Ponhamos os olhos nos nossos jogadores, que só olham para o bicampeonato».

mais sobre o Sporting.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Nun’Álvares vence Benfica no prolongamento e conquista Supertaça Feminina de Futsal

O Nun'Álvares venceu a Supertaça Feminina de Futsal. Na final diante do Benfica, triunfo por 3-2 só surgiu no prolongamento.

Sporting nega versão de Jeremiah St. Juste e garante que informou o defesa da despromoção à equipa B

O assunto Jeremiah St. Juste está a marcar o dia do Sporting. Fonte ligada aos leões garante que informou o central da despromoção e nega a sua versão.

Jeremiah St. Juste pede respeito ao Sporting e garante: «O verde e o branco bombeia nas minhas veias e vou vestir a camisola da...

Jeremiah St. Juste reagiu em comunicado à decisão do Sporting em despromovê-lo à equipa B. Defesa pediu mais respeito e garantiu que vestirá a camisola com orgulho.

Frederico Varandas com mensagem de confiança aos adeptos do Sporting: «A nossa estratégia é igual desde 2018 e ninguém ganhou tantos campeonatos como nós»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.

PUB

Mais Artigos Populares

Frederico Varandas fala de Viktor Gyokeres como uma lenda do Sporting: «Um dos melhores profissionais que tive»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.

Frederico Varandas explica saída de Conrad Harder e garante: «Fotis Ioannidis está muito mais bem preparado»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.

Frederico Varandas confirma descida de Jeremiah St. Juste ao Sporting B: «O 5º central desce para a equipa B»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.