A seleção de Indonésia, orientada por Luís Estrela, eliminou a anfitriã Tailândia nos penáltis e garantiu, pela primeira vez, a presença no jogo decisivo. O ouro discute-se esta quinta-feira.
A seleção feminina de futsal da Indonésia, comandada por Luís Estrela, garantiu o apuramento inédito para a final dos SEA Games. O feito foi alcançado de forma dramática frente à equipa da casa, a Tailândia, com a decisão a surgir apenas no desempate por grandes penalidades (7-6), após um empate a quatro golos no tempo regulamentar.
Este resultado assegura, desde já, a melhor classificação de sempre para a Indonésia, que nunca tinha atingido o jogo decisivo. Luís Estrela classificou a vitória como épica, destacando a maturidade de uma equipa extremamente jovem.
«Saliento que a Tailândia jogou com o Brasil e a Espanha na preparação para estes SEA Games e era naturalmente vista como favorita à vitória, ainda para mais jogando em casa e com o pavilhão cheio. Nós jogámos com 7 jogadoras abaixo dos 25 anos, uma equipa extremamente jovem, num ambiente muito adverso. Foi uma vitória épica», afirmou o treinador.
O derradeiro teste será frente ao Vietname, na próxima quinta-feira. O treinador encara a final com ambição máxima, procurando a desforra da derrota sofrida na fase de grupos, onde considera que a sua equipa foi superior mas pecou na finalização.
«A nossa mentalidade para a final é a mesma que temos aplicado desde que cheguei à Indonésia. Uma mentalidade competitiva, de respeitar os adversários todos, mas a jogar para vencer, com um futsal pressionante e intenso. Vamos estudar o que fizemos bem e o que temos de melhorar para bater o Vietname, que é uma seleção fortíssima. Conseguimos uma excelente prestação no jogo da fase de grupos e o objetivo é vencer. Para isso, temos de estar ao nosso melhor nível. Agora, o importante é recuperar as atletas deste esforço tremendo. Já garantimos a melhor classificação de sempre, portanto vamos sair daqui com a medalha de prata ou a medalha de ouro e vamos lutar para trazer a medalha de outro para a Indonésia», concluiu o treinador.

