O Athletic Club tem dois jogadores cedidos ao Racing Santander. Peio Canales e Manex Lozano prometem ser o futuro dos bascos.
O Athletic conta com uma política restrita de mercado, que leva a que os bascos olhem com especial atenção para os jogadores da sua formação. Assim sendo, a equipa do San Mamés por várias ocasiões emprestam jogadores em tenra idade, para somarem minutos em escalões profissionais.
Um dos nomes cedidos foi o de Peio Canales, que com 20 anos foi emprestado ao Racing Santander. O médio, que foi aposta em oito partidas por parte de Ernesto Valverde em 2024/25, assumiu-se no El Sardinero sem quaisquer problemas, atuando na dupla do meio campo de José Alberto López.
O jovem soma 19 encontros, com quatro golos marcados e cinco assistências, prometendo ser um dos médios de futuro no Athletic, tal como Mikel Jauregizar, Beñat Prados ou Alejandro Rego. O seu contrato com a equipa de Bilbao é válido até ao verão de 2027.
Contudo, Peio Canales não foi o único jogador cedido pelo Athletic ao Racing Santander. Os verdiblancos oficializaram em janeiro a chegada de Manex Lozano, ponta de lança de somente 18 anos, que vinha a convencer nos escalões jovens do San Mamés.
O jogador conseguiu chegar inclusivamente à equipa B, depois de se destacar nos juniores e no Baskonia, os C’s. Manex Lozano adaptou-se da melhor maneira: cinco jogos, dois golos e uma assistência. O Athletic está atento à situação, já que não tem conseguido desenvolver pontas de lança nos últimos anos.
Gorka Guruzeta continua a ser a referência na posição, mesmo com o investimento em Maroan Sannadi. Asier Villalibre era visto como o futuro ponta de lança do Athletic, mas não se afirmou por completo na La Liga, acabando por rumar igualmente ao Racing Santander. Ainda assim, nem tudo são boas notícias, já que Manex Lozano saiu lesionado do treino desta sexta-feira e terá que ser reavaliado.
O Athletic estará certamente atento a mais um jogador do Racing Santander. Iñigo Vicente, extremo de 28 anos, é a referência do conjunto que lidera a La Liga 2, apresentando época após época números bem acima da média. Em 2025/26 são cinco golos e 13 assistências em 24 partidas.
O extremo fez a sua formação no Athletic, onde acabou por não convencer, terminando cedido por duas vezes ao Mirandés, deixando os bascos em definitivo em 2023, para assinar com o Racing Santander. Recordar que o Athletic perdeu frente ao Sporting na Champions League.

