Gilberto Madaíl foi presidente da Federação Portuguesa de Futebol durante 15 anos e deixou críticas à seleção nacional.
Gilberto Madaíl deixou críticas ao momento da seleção nacional, após a derrota frente à Irlanda. O antigo líder da Federação Portuguesa de Futebol admitiu que não contrataria Roberto Martínez para o posto de selecionador, referindo que espera que Cristiano Ronaldo esteja no Dragão na partida contra a Arménia:
«Uma equipa que foi apenas uma fotografia daquilo que é a Seleção Nacional. Se eu fosse presidente da Federação, o Roberto Martínez nunca tinha sido escolhido para ser o selecionador. Mas isso são águas passadas, que já não interessa. Tenho a esperança que o Dragão nos ajude a conseguir os objetivos. Para isso é preciso que todos os elementos estejam presentes, incluído o capitão, Cristiano Ronaldo. Não faz sentido não estar presente. Naturalmente vi o jogo e acho que a vitória da Irlanda foi plenamente merecida, face a uma equipa que foi apenas uma fotografia daquilo que é a Seleção Nacional. Espero que tenha sido apenas uma fase, um jogo… que todos têm. E que possam dar a volta e agora passem do negativo ao positivo», declarou à Antena 1.
O dirigente liderou a FPF entre 1996 e 2011. Recordar que Cristiano Ronaldo foi dispensado dos trabalhos da seleção portuguesa depois de ter sido expulso contra a Irlanda.

